A importância da assistência funeral para a sua família nos dias atuais

A importância da assistência funeral para a sua família nos dias atuais

Quando alguém querido falece, é sempre muito delicado. Ao mesmo tempo em que estamos em luto, temos de cuidar dos detalhes do velório e do sepultamento. A assistência funeral oferece ajuda neste momento.

Por isso, ela pode ser importante para a família. Com uma assistência funeral, você tem o apoio necessário nesse momento tão difícil. Este é um serviço que oferece tranquilidade e economia.

O que é assistência funeral? E auxílio funeral?

Vela acesa com flor vermelha como memória na superfície escura, assistência funeral

Para começar, saiba que existem dois termos parecidos, mas que não significam a mesma coisa. isto é, assistência funeral e auxílio funeral, embora sejam parecidos, na verdade são diferentes.

O auxílio funeral é uma modalidade mais simples. Nela, a família tem o reembolso dos gastos do funeral. Isso, é claro, de acordo com um limite imposto pela apólice do seguro. Além disso, é a família quem escolhe e contata a empresa funerária.

Neste caso, é preciso guardar todas as notas fiscais para comprovar os gastos. De modo adicional, a seguradora pode solicitar alguns documentos adicionais.

Já, quando falamos sobre o que é assistência funeral, o quadro é outro. Este é um serviço que, em geral, é mais completo. Com ela, a família tem um pouco mais de apoio e de tranquilidade durante este período.

Isso porque, na assistência funeral, a seguradora é a responsável por supervisionar os processos. Assim, ela garante que os serviços que foram contratados vão ser entregues com uma maior qualidade.

Inclusive, nesta modalidade, a seguradora pode até mesmo escolher o caixão, determinar o transporte e realizar os outros trâmites. Isso é bom para retirar a responsabilidade de quem não possui o conhecimento suficiente ou está muito abalado emocionalmente.

Como funciona a assistência funeral?

Se você tem o serviço de assistência funeral na família e precisa utilizar, é bastante simples. Para começar, é necessário garantir que está tudo em dia com sua documentação.

Em seguida, é hora de entrar em contato com a seguradora. Nesta etapa, também serão solicitados alguns documentos relativos ao falecido.

O ideal é já saber quais são as suas responsabilidades e quais são as da seguradora. Isto já está previsto na apólice. Em uma assistência funeral, é comum que a seguradora fique responsável por tudo. No entanto, é sempre bom conferir, visto que isso pode mudar conforme a apólice.

Por que a assistência funeral é importante?

Existem alguns motivos pelos quais a assistência funeral pode ser importante para uma família. Principalmente em momentos delicados e de tristeza, como a de um óbito, ter um auxílio é sempre bem-vindo. Abaixo, selecionamos alguns:

Dá maior tranquilidade à família

O primeiro ponto positivo é a tranquilidade que oferece. Assim como já mencionamos, em geral é a seguradora a responsável por quase todos os trâmites. Com isso, dá mais paz para a família que está de luto.

É uma opção econômica

A tranquilidade não é o único benefício. Existem outros, como o aspecto econômico. O momento de um óbito pode gerar diversos custos, como do funeral, do caixão, etc. E isso muitas vezes pega as famílias desprevenidas.

Em outras palavras, é uma situação que traz gastos que não estavam previstos no orçamento familiar. Em vista disso, quem tem uma assistência funeral garante que não terá problemas financeiros para casos como este. É uma forma de se prevenir.

Oferece serviços de qualidade

De modo complementar, existe um ponto positivo relacionado à qualidade do serviço. Costuma ser a seguradora quem se torna responsável pelos trâmites. 

Como ela é experiente nestas situações e está à frente, tende a haver um ganho maior em qualidade nos serviços. Isso, por certo, serve também como uma forma de facilitar as tarefas da família.

Cobre os serviços funerários integralmente

O mais habitual é que a assistência funeral seja bem completa. Por isso, ela deve cobrir todos ou quase todos os serviços funerários, a depender do caso da sua apólice.

Um fator interessante é que ela também permite opções. É comum que a família possa optar entre sepultar ou cremar o falecido sem ter qualquer tipo de custo adicional.

Pode ser estendida a outros beneficiários 

A assistência funeral pode ser estendida a outros membros da família, como beneficiários. Para isso, é necessário entrar em contato com o local onde você está contratando o seguro, como a Assist.

O que a assistência funeral cobre?

Vela com flor branca simbolizando óbito e assistência funeral

A assistência funeral da Assist tem uma cobertura ampla, seja qual for a causa da morte. Os serviços garantidos são aqueles previstos no contrato. Em geral, são os seguintes:

• Sepultamento ou cremação (onde existir);

• Locação de jazigo;

• Atestado de óbito;

• Preparação do corpo;

• Urna (com ou sem visor);

• Carro fúnebre;

• Ornamentação da urna com flores naturais e uma coroa de flores;

• Véu;

• Livro de presença ou folha para assinaturas;

• Locação de sala para velório (com taxas equivalentes às municipais).

Venha conhecer o serviço de assistência funeral da Assist! Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário