Atividade física infantil

Por Leonardo Costa

Uma diversidade de ações que estimula o desenvolvimento psicomotor, educação do corpo e da mente.

Diferentemente dos adultos que precisam de uma atividade sistemática, como nas academias, as crianças não precisam de padrões sistemáticos de exercícios. Alguns especialistas aconselham trabalhar o lado lúdico, ou seja, cativando pela brincadeira e diversão. A prática desde a primeira infância pode aumentar as chances de uma cultura de vida mais ativa e saudável na fase adulta.

Importante para a formação neural das crianças, a variedade na atividade física prepara o corpo, prevenindo lesões e motivando o aprendizado motor. Pular, correr, subir, descer, rolar e escalar estão presentes em jogos, brincadeiras e esportes, e devem complementar o cotidiano infantil.

O educador físico Anderson Carvalho, do Benefício MoviMente explica: “Quando o assunto é atividade física para crianças, estamos falando do desenvolvimento psicomotor, a educação dos movimentos, aprimorando os esquemas corporais. Os movimentos melhoram as capacidades psíquicas. Ou seja, ele está diretamente ligado ao aspecto mental.”

“O trabalho de psicomotricidade afeiçoará as habilidades motoras como equilíbrio, lateralidade, raciocínio, etc. Com isso, o indivíduo submetido a diversas atividades com uma gama de gestos motores, aprenderá e irá aprimorar o corpo e a mente de maneira sistêmica.”, complementa o educador.

Obesidade infantil
Fatores como alimentação desregulada, sedentarismo e genética são considerados como as principais causas da obesidade infantil no mundo. Ela também pode ter origem em algumas condições médicas como problemas hormonais ou uso de medicamentos que contenham corticoides em suas composições.

Desconsiderando a genética, o primeiro passo indicado para evitar a obesidade de infância é desenvolver hábitos como alimentação saudável e equilibrada, alinhada com a prática diária de atividades físicas. Elas ajudam a combater diretamente a obesidade, além de fortalecer músculos e ossos.

O incentivo de atividades físicas não traz benefícios apenas na infância, mas irá perdurar um hábito saudável para o resto da vida. É possível afirmar que, pessoas que praticam atividades físicas desde a infância tem mais chance de se transformar em um adulto saudável.

Alimentação
Pais desempenham um papel importantíssimo na vida de seus filhos. Toda a alimentação consumida pelas crianças são o espelho do que os adultos consomem. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença como: Substituir alimentos refinados por integrais, se atentar a quantidade de açúcar e conservantes contidas em biscoitos, achocolatados e refeições prontas, optar sempre por sucos naturais e incentivar o consumo de água, para a hidratação.

Brincadeiras
Que tal resgatar aquelas brincadeiras que não estão no mundo digital e que podem trazer muitos benefícios para as crianças? Peteca, pula-pula, pega-pega, pular corda, pique, jogar bola, pingue-pongue, patins, esconde-esconde são algumas sugestões. O que mais você consegue lembrar? Tome nota e coloque em prática com os filhos. Brincadeiras estimulam competências como comunicação verbal e não verbal, gestão, negociação, resolução de conflitos, trabalho em equipe e cooperação. Brincar traz felicidade e faz novos amigos.

Natação
Segundo especialistas, ela pode ser considerada como um dos esportes mais recomendados e completos para o desenvolvimento integral. A natação infantil tem o objetivo de adaptar a criança ao ambiente aquático, sendo praticada de forma lúdica, se tornando algo divertido e mais atrativo. Auxilia na perda de calorias, fortalece os músculos e amplia a capacidade respiratória.

Luta
Se você tem uma criança indisciplinada, as lutas podem ser uma ótima escolha. Deve ser apresentada de forma divertida, com o intuito de cativar o interesse dos pequenos. Além dos benefícios físicos como coordenação motora, condicionamento físico e reflexos, este grupo de atividades melhora o caráter da criança. Os instrutores têm a possibilidade de trabalhar a paciência e autocontrole emocional, sem incentivar a violência. Porém, é preciso respeitar a idade e os seus respectivos níveis de percepção e maturidade muscular.

Dança
Considerada como uma das primeiras formas de expressão, a dança tem uma representatividade muito forte na cultura e na história da humanidade. Com ela é possível ampliar a percepção de si mesmo, dos outros e do mundo em que vivemos. Além de conhecer outras culturas pela música, é uma atividade divertida que pode aumentar a flexibilidade e amplitude dos movimentos. Autoconfiança, sociabilidade e algumas habilidades pra vida como expressão dos sentimentos e pensamentos também podem ser estimuladas.

Patinação no gelo
É aconselhada para crianças a partir dos 7 anos de idade. Patinação no gelo estimula principalmente o equilíbrio, além da coordenação motora, flexibilidade, agilidade e força. O uso de equipamentos de segurança é essencial, como capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas, caso precise apoiar as mãos no gelo.

Ballet
É um estilo de dança que teve a sua origem nas cortes da Itália. Para as crianças que são tímidas, é possível estimular a interação e trabalhar a extroversão, com exercícios de liderança e socialização. A dinâmica da aula é perfeita para aprimorar foco e concentração. Além de aproximar as crianças do contexto cultural, com a música clássica e artes performáticas.

Funcional Kids
Sim, treinamento funcional não é apenas para adultos. Crianças também podem praticar esta atividade, com a supervisão de um profissional especializado. O treinamento funcional infantil pode desenvolver coordenação motora e cognitiva, potência, força, agilidade, velocidade de reação e resistência. É um ótimo instrumento para quem procura direcionar o excesso de energia do seu filho.

Esportes coletivos
Futebol, vôlei, handball e basquete são alguns dos exemplos mais próximos e disponíveis no Brasil. É perfeito para trabalhar o conceito de diversidade do time, respeitando a individualidade dos componentes. Disciplina, tomada de decisões, trabalho em equipe e entendimento de regras são os benefícios que se destacam nesta modalidade coletiva. Além da ideia de que perder não deve ser associado ao sentimento de frustração e nem razão para agressões.

Onde fazer
Atividade física é qualidade de vida e bem-estar. Procurando melhorar o acesso dos Associados as atividades físicas, a ASSIST disponibiliza o Convênio Academias Gympass. Nele, você e a sua família poderão praticar diversas atividades com o melhor custo benefício, comparado ao que pagaria em diversos espaços. O Gympass tem valores diferenciados para os Associados ASSIST.

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