Cultivar Pensamentos Positivos

Como mudar a maneira de pensar pode atrair uma vida próspera e feliz!

Por Christine Keller

Vivemos um momento em que problemas pessoais e externos nos chegam feito um turbilhão e, por vezes, tiram nossa tranquilidade. Medo, angústia, depressão e estresse são algumas das decorrências dessa situação, que acaba fugindo do controle e pode provocar outros distúrbios ou doenças e transformar a vida num martírio.
Mas, a boa notícia, é que, mesmo no olho do furacão, em meio ao caos, podemos ter controle de tudo isso e reverter o quadro. Encontrarmos dentro de nós a solução para cada desafio imposto e recuperarmos a tão sonhada paz. O pensamento positivo é uma potente ferramenta para atingirmos esse mundo ideal! Saiba como utilizá-la.

Como identifico pensamentos positivos e negativos?
Em primeiro lugar, é importante entender o que são pensamentos positivos e negativos e de que forma eles podem influir no nosso cotidiano. Pensar de forma positiva significa direcionar a mente para aspectos que promovam alegria e bem-estar, melhorando a autoestima e a confiança. É enxergar bons resultados, antes mesmo das soluções dos problemas se concretizarem. É focar no prazer e no sucesso em todos os aspectos. Saber que dentro de você existe uma ferramenta que pode, e de maneira gratuita e simples, transformar sua vida para melhor.
Pensamentos negativos são entraves, obstáculos, resistência. É enxergar o mundo, as pessoas, as situações e desafios do dia a dia como algo que amedronta e paralisa, bloqueando toda a possibilidade de felicidade e paz. É ver apenas o lado caótico e crer que nada é possível para mudar essa realidade. Imaginar que se deve apenas esperar o pior.

O princípio de todos os males
Embora algumas doenças tenham fatores que contribuem para se instalarem como hereditariedade, alimentação, estilo de vida, meio ambiente, entre outros, a negatividade expressada em sentimentos como o medo, a raiva, o estresse, a angústia e a depressão podem favorecer o desenvolvimento desse quadro. Estudos de importantes universidades norte-americanas e europeias comprovam que a negatividade está associada a diminuição de produção das células de defesa de nosso organismo, o que abre portas para a instalação de diversas enfermidades.
Os sentimentos fazem parte da nossa vida e são necessários. O medo, por exemplo, está associado a preservação. O equilíbrio é essencial. É fundamental saber até onde o temor é autocuidado e quando ele paralisa e começa a afetar suas ações e projetos, impedindo de prosseguir, gerando estagnação. Perceber os sinais que o corpo apresenta de cansaço, dor, enfermidade também é importante.
Amanda Giron, psicóloga clínica, especializada em saúde mental e terapia expressiva, fala um pouco sobre a positividade sob o olhar da Psicologia:
“O pensamento positivo ajuda o cotidiano como um todo. Para a psicologia, nutrir pensamentos positivos traz emoções e sentimentos que são fundamentais para que a pessoa que apresente dificuldades em qualquer campo de sua vida consiga experimentar algum bem-estar, como a esperança em dias melhores. A certeza de que se pode ter outra visão sobre estas, a motivação para investir em mudanças internas e externas (e acreditar nas mesmas) são um bom exemplo. Para além do campo emocional, sabemos que o pensamento positivo interfere no sistema imunológico, fortalecendo-o e diminuindo chances de doenças psicossomáticas” – explica.

Como combater a negatividade?
Convenhamos, é difícil em meio a vida agitada, a cobrança diária de sermos perfeitos em tudo e darmos conta de uma agenda cheia de compromissos e responsabilidades. E ainda somos bombardeados por notícias negativas por todos os lados: TV, redes sociais, bate-papos com parentes e amigos… Não temos como fugir disso tudo, mas podemos nos programar para minimizar o impacto e as consequências.
Como enfrentar tudo isso e reagir a tanta negatividade? A autoanálise constante e mudança de olhar são fundamentais ao autocontrole e, consequentemente uma existência mais afortunada. Além de observar sentimentos, filtrar tudo o que chega até você. Algumas notícias ou circunstâncias não serão tão fáceis de desviar a trilha. Mas, a maioria delas podem ser temas que não afetarão diretamente sua vida e só trarão sensações que irão lhe tirar do prumo. É mais producente focar naquilo que traz benefícios, alegria, bem-estar e positividade.
Faça uma análise do que chega até seus olhos e ouvidos e exclua tudo o que não é relevante. Quer um exemplo? Qual a razão de ler/ouvir e comentar acidentes, doenças, violência e outros tipos de desgraças? O que isso acrescenta à sua vida? Eliminando esse tipo de notícia, além de não entrar em uma vibração negativa, ganhará mais tempo para outras atividades.
Em relação a fatos pessoais nocivos, o que se pode fazer é tentar sempre enxergar como algo que não é duradouro. Apenas uma experiência, que, mesmo que gere dor ou mal-estar, pode trazer crescimento e outras percepções, além de experienciar novos caminhos e descobertas.
E de que forma é possível ver o lado bom em um evento que nos gerou incômodo? Procurando quais são os pontos que nos trazem aprendizado e algum alívio ou solução. E sempre vigiando o pensar. A cada vez que um pensamento negativo ameaçar tomar conta de sua mente, imediatamente tente recordar algo positivo, ou um momento alegre e de prazer, desviando a atenção dessa reflexão inconveniente. No início, pode parecer custoso, mas, com o tempo e a prática, acabará se tornando automático.
Mas, e quando parece impossível mudar esse padrão de pensamento e sair dessa roda de negatividade sozinho? Procurar a ajuda de um profissional de psicologia pode auxiliar, indicando um norte, como explica a psicóloga Lívia Costa, Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações (Bélgica) e pós-graduada em Psicologia Junguiana (IJRJ):
“Precisamos quebrar o mito de que só vai ao psicólogo quem está doente ou “maluco”. Todo indivíduo merece ser mais consciente de si mesmo e das tramas que a vida nos coloca. Carregamos uma história onde somos muito exigidos e treinados a olhar para fora, realizar coisas, ter coisas… Desde pequenos nos perguntam “O QUE você quer ser quando crescer?” E passamos a vida tentando responder essa pergunta. Nunca nos perguntam “QUEM você quer ser quando crescer? Quais são seus medos, seus valores, sua história? A terapia/análise é uma oportunidade de ter um espaço seguro e dedicado a você, onde não precisará forçar ou fingir nada. É um espaço não só de tratamento para quem está em sofrimento psíquico, mas sobretudo de prevenção e promoção de saúde”.

Cultivar bons pensamentos é um estilo de vida
A cultura do pensamento positivo é uma prática seguida por milhares de pessoas ao redor do mundo, que só oferece benefícios em todos os campos. Já está provado que essa forma de encarar os contratempos provoca uma transformação que começa internamente e se expande, apresentando resultados favoráveis em acontecimentos, relacionamentos, saúde, profissão e no âmbito financeiro. Faça o teste começando a mudar sua maneira de pensar e perceba como aumenta sua motivação e superação de cada desafio. Você ficará impressionado com a leveza, a felicidade, o prazer e o bem-estar que irá vivenciar!
Tudo no universo é energia e temos o poder de atrair o que escolhemos. É aí que entra o poder do pensamento positivo. Afinal, o que você deseja? Doença, sofrimento, miséria, dor? Não acha que merece ter saúde, paz, prosperidade, alegria? Mude a frequência e logo verá os resultados. Iremos lhe passar algumas dicas de como atingir sua meta em pouco tempo e transformar sua vida!

Chaves para a autorrealização
Agradeça! Que tal, a cada vez que vier a vontade de reclamar, agradecer por tudo o que tem? Você está vivo e tem a possibilidade de mudar e alcançar seus objetivos! Se chegou até aqui, venceu diversos obstáculos. E sempre há a possibilidade de recomeçar, elaborar tudo de outra forma e seguir adiante.
Perdoe! Perdoar não é apenas uma questão religiosa. É limpar a mente de lembranças que geram mágoas, ressentimentos e outros sentimentos negativos que tiram a paz, causam inquietações e geram distúrbios e enfermidades. Deixar o coração mais leve. Em primeiro lugar, se perdoe. Entenda que erros acontecem e não se cobre tanto! Não deixe de perdoar também quem lhe ofendeu ou prejudicou de alguma forma. Você não precisa conviver com quem lhe causou algum mal, mas também não merece ficar se remoendo e sofrer as consequências disso.
O Ho’oponopono é uma técnica havaiana que, vem ganhando espaço e permite limpar a mente destes sentimentos negativos. No idioma havaiano, Hoo significa causa e ponopono representa a perfeição, ou seja, um modo de corrigir um erro visando se tornar mais perfeito, que, neste caso, representa o retorno do bem-estar e da paz de espírito. O Ho’oponopono é muito simples e acessível e oferece ao mesmo tempo a possibilidade de perdoar e agradecer! Basta repetir algumas vezes as seguintes frases: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”.
Uma outra prática que pode auxiliar a eliminar pensamentos negativos é a meditação. Se alguma negatividade nos envolve, logo aceleramos a respiração. Quando isso acontecer, tente ir para um local agradável ou que faça com que se sinta mais tranquilo. Caso não seja possível, onde está, sente-se confortavelmente, feche os olhos, procure respirar lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Concentre-se em sua respiração e tente esvaziar a mente. Fique assim por uns 15 minutos e vá aumentando o tempo aos poucos.
Ouvir uma música relaxante ou que você aprecie, acender um incenso perfumado, brincar com seu pet, ler um livro, interagir com uma criança, ouvir alguma história contada por alguém mais velho, ir ao cinema, viajar, ficar em contato mais direto com a natureza e ouvir um pássaro cantar ou outros sons que lhe inspirem, fazer aquele prato que ativa seu paladar… Que tal aprender um novo idioma? Começar uma aula de um instrumento ou mesmo cantar? Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser um caminho para uma vida mais positiva. Busque em seu interior algo que lhe traga esse frescor na alma e jogue-se de cabeça.
Sem dúvida, a prática de atividade física pode ajudar a eliminar pensamentos tóxicos e de quebra trazer outros benefícios. A ASSIST disponibiliza aos seus Associados uma ampla gama de atividades como o Convênio Academias Gympass, que oferece a maior rede de academias no Brasil, com mais de 900 atividades como musculação, lutas, yoga, pilates, natação, entre outras. Se você prefere dançar, tem o Benefício Danças com diversos ritmos como Bolero, Soltinho, Samba, Zouk, Salsa, Forró, Tango, Dança do Ventre, Dança Cigana e Dança Charme.
Transmutar sua vida, tornando-a mais rica, prazerosa e interessante através do pensamento positivo deve ser uma das suas metas em 2020. É um caminho muito rico e sem volta. Ser feliz está em suas mãos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *