Competências do Profissional do Futuro

Por Brenda Candida

Com as transformações que impactam diretamente o mercado de trabalho, o mundo corporativo lança um novo olhar sobre os recrutamentos. Buscam profissionais que possuam características específicas de desenvolvimento humano, além do conhecimento especializado e técnico, que saibam lidar com os elementos internos e externos que possam provocar mudanças.

Confira as 5 principais características:

Proatividade
Demonstrar interesse e atenção a tudo que ocorre ao seu redor, os pontos chaves para se prevenir um problema.

Flexibilidade
Conseguir se adaptar às mudanças do dia a dia, tanto internas quanto externas.

Relacionamento Interpessoal
Saber lidar com o outro, respeitando suas características. Uma comunicação clara é essencial para que não ocorra ruídos, manter a empatia vai te ajudar a pensar através de outros ângulos.

Iniciativa
Buscar novos conhecimentos é importantíssimo para o seu engajamento e aprimoramento profissional. Traga ideias inovadoras, com novas soluções.

Autonomia
Ter a capacidade de se auto gerenciar é uma habilidade que demanda autoconhecimento. Conheça seus potenciais e limitações, para tomar decisões seguras e assertivas.

Faça um teste rápido para descobrir se possui essas características:
1. Pegue uma caneta e um papel.
2. Anote quais são as suas principais habilidades profissionais em ordem numérica (sendo 1 a principal).
3. Olhe para sua lista e veja quais são as características do futuro que você não possui.
4. Ao final quando souber as características que precisam se desenvolver, faça um passo a passo de como adquirir elas em curto e médio prazo.

Todas essas características vão além do conhecimento técnico. Elas envolvem comportamento, ética, autoconhecimento, disciplina, habilidades e valores, que são o diferencial para que você possa se destacar dentro dessa modernidade, cada vez mais exigente.

Deixe um comentário