Ensino a distância

Uma modalidade que cresce a cada ano pode trazer
novas oportunidades e experiências.

Por Brenda Candida, Juliana Ribeiro e Leonardo Costa

O ensino a distância (EAD) pode ser considerado como a modalidade que mais cresceu no último ano. É possível encontrar desde capacitações e cursos técnicos até as mais diversas graduações em instituições de ensino conceituadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
O EAD se confirma como tendência na educação superior brasileira. E, não foi por causa da pandemia. De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e MEC, a quantidade de alunos em cursos a distância ultrapassou a quantidade de alunos na modalidade presencial.
Mas, é possível afirmar que esta tendência não é significativa apenas no ensino superior, mas em todos os níveis. A praticidade das tecnologias alinhadas a flexibilidade no tempo de estudo e valores facilitados montam a nova configuração da educação no contexto brasileiro. Seja para crescimento técnico profissional ou pessoal, o conhecimento com qualidade se torna mais acessível e faz toda a diferença no aprendizado.

Benefícios

Quando alguém escolhe estudar a distância, os benefícios podem ser muitos: A comodidade de poder escolher quando e onde estudar; Maior interação com os professores e demais alunos, com mensagens direcionadas que terão a sua resposta pontual; Pedagogia contemporânea com propostas inovadoras na metodologia de ensino, que contribuem para a oxigenação e melhor ritmo de aprendizado.
Porém, a economia é o benefício que mais irá se destacar. Seja de tempo, por não precisar se deslocar e poder aprender quando melhor lhe convir ou dinheiro, por não gastar com transporte, alimentação na rua, material didático impresso e mensalidades oneradas pelo custo da manutenção dos espaços físicos.

EAD e Semipresencial

O MEC explica que, “a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. Ou seja, no EAD o ambiente de aprendizagem é completamente virtual, com o apoio de professores e possíveis encontros presenciais.
Já a Semipresencial tem uma estrutura mista, que pode ter origem na modalidade presencial ou EAD. As de origem nos cursos presenciais, podem apresentar até 20% do seu conteúdo a distância. Ou seja, o seu conteúdo não é exclusivamente virtual e pode haver muitas atividades presenciais. Você precisa analisar as suas necessidades e disponibilidade para entender qual o melhor formato que poderá lhe atender.

Dicas Benefício Assistência Jurídica

  • Para fazer a contratação do EAD é preciso ter algumas cautelas. Primeiro, verifique o reconhecimento da certificação do MEC para curso a distância.
  • Fique atento aos prazos estabelecidos. É imprescindível, constar no contrato o período do curso, bem como, o tempo de duração.
  • Também é preciso constar no contrato as obrigações da contratante (instituição de ensino) para o bom funcionamento e eficácia do curso.
  • E, não se esqueça, que o prazo da desistência do contrato, previsto no Código de Defesa do Consumidor, é de 07 dias da contratação, sem ônus ao consumidor.
  • Fique alerta ao assinar o contrato: Se há cláusula de multa rescisória, em caso de rescisão antecipada. Pois, se for algo muito acima do valor do contratado, você pode negociar a referida multa antes da assinatura do contrato. Caso contrário, será mantido na forma assinada e contratada.

Dicas Benefício Vocacional

Introduzir algo novo na rotina, nem sempre é fácil e para isso é necessário desenvolver e se adaptar com alguns recursos e comportamentos para manter a rotina de estudo em dia. Mas, afinal quais são os principais pontos para conseguir o bom desempenho no ensino a distância:

Organização
Separe um local que você consiga manter a concentração, sem muitas interrupções, saia das redes sociais e foque nas disciplinas. Se possível comunique para as pessoas que estão próximas, que você está estudando ou coloque uma placa informando.

Disciplina
Por ter um acesso flexível, onde você tem a possibilidade de organizar a sua rotina de estudo, é preciso manter a constância e não procrastinar deixando para depois.

Mantenha o Foco
Lembre-se dos motivos de você estar realizando o curso. Tenha em mente os seus objetivos, para você se manter motivado nos momentos que surgem os desafios. Faça uma lista com as prioridades ou um mural informativo.

Mantenha o Equilíbrio
Ficar muitas horas na mesma posição, pode gerar desconforto e fadiga, portanto, estique o corpo com frequência. Deixe uma garrafa de água próxima. Fique atento na sua respiração, caso esteja curta ou rápida, pare um pouco e faça uma respiração profunda.

Faça experimentos de como você pode se adaptar da melhor forma, não precisa ser de uma única maneira. O ensino a distância possibilita experimentar novas sensações e metodologias para obter o conhecimento conforme a sua realidade.

Parcerias ASSIST

Às vezes, é desafiador encontrar instituições de ensino que oferecem qualificação à altura das nossas expectativas e com aquela metodologia que alcance a nossa capacidade de desenvolvimento. Preocupada em proporcionar o acesso ao ensino de qualidade, a ASSIST disponibiliza Parcerias em Educação com diversas instituições de ensino que oferecem descontos especiais para seus Associados.
Confiram algumas delas:

Deixe um comentário