Escola Superior de Guerra

Nesta Casa Estuda-se o destino do Brasil

Por Leonardo Costa

Criada pela Lei nº 785/49, a Escola Superior de Guerra (ESG) é definida como “um Instituto de Altos Estudos, integrante da estrutura da Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa”. Ela funciona como centro de estudo e pesquisa, além de planejar, coordenar e desenvolver os cursos instituídos pelo Ministério da Defesa.

Há 74 anos, a Escola Superior de Guerra se destina a “desenvolver e a consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e para o planejamento da segurança nacional”, segundo site oficial.

Origem

De acordo com o registro histórico da Escola Superior de Guerra, ela foi criada em 20 de agosto de 1949, “sob a influência das experiências obtidas por um grupo de militares, capitaneados pelo Marechal César Obino”.

O Marechal Cordeiro de Farias foi o seu primeiro Comandante e Diretor de Estudos. Tradicionalmente, o comando da ESG é alternado por oficiais-generais e militares do último posto das três forças singulares (Exército, Marinha e Força Aérea). A partir de 1951, a ESG começou a receber contribuições de civis do mais alto nível dos diversos segmentos profissionais.

Em 2011, a ESG se aproximou do centro político do Brasil, com a criação do Campos ESG- Brasília. Tornando-se a Escola Superior de Defesa em 2021. Ao longo dos seus 74 anos foram mais de 18.000 Esguianos diplomados, incluindo 4 Presidentes da República, Ministros de Estados e outras personalidades do cenário político.

A ESG está localizada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Ela fica no interior da Fortaleza de São João (FSJ) junto com o Centro de capacitação Física do Exército (CCFEx), a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), a Comissão de Desportos do Exército (CDE), O Instituto de Capacitação Física do Exército (IPCFEx) e a Bateria Estácio de Sá da Fortaleza de São João.

Missão

“Desenvolver atividades acadêmicas que permitam compreender as realidades nacional e internacional, visando preparar civis e militares para o desempenho de funções de direção e assessoramento de alto nível, no campo da Defesa Nacional, incluindo o que concerne à Segurança e ao Desenvolvimento.”

Visão

“Ser reconhecida como centro de excelência nacional e de referência internacional no ensino e na pesquisa, no campo da Defesa Nacional, incluindo o que concerne à Segurança e ao Desenvolvimento”.

Valores

O ser humano;
O bem comum;
A democracia;
O civismo;
O patriotismo;
O pensamento eclético;
A liberdade de expressão;
A ética;
O conhecimento;
O orgulho de ser ESG.

Condecorações

Anualmente, personalidades, corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, recebem uma homenagem especial da ESG. Seja com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias ou com o título de Amigo(a) da Escola Superior de Guerra. Os agraciados são personalidades de reconhecida competência e notável saber, possuidoras de elevado conceito nas classes e nas comunidades a que pertencem, tendo praticado destacadas ações ou importantes serviços em prol do interesse e bom nome da ESG.

Dentre os agraciados em 2022, destacam-se as corporações militares e instituições civis: Capitania Fluvial do Rio Paraná (MB), Prefeitura Militar da Zona Sul (EB) e o Grupamento de Apoio do Galeão (FAB). Além de personalidades da Marinha, Exército e Força Aérea, civis e integrantes da ESG.

Cursos

Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)

Prepara para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional. Com aproximadamente 40 semanas de duração, a estrutura curricular é disposta em duas grandes fases, que estão detalhadas no site da ESG.

Público-alvo: Oficiais-generais e oficiais superiores das Forças Armadas, Forças Auxiliares e de Nações Amigas e civis indicados por instituições convidadas.

Curso Superior de Defesa (CSD)

Disponibiliza conhecimentos para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, relacionado aos assuntos de defesa. Com aproximadamente 250 horas, entre março e novembro, o currículo do curso está estruturado em 3 disciplinas que articulam e integram os conteúdos das áreas de Defesa, Política e Estratégia e Relações Internacionais.

Público-alvo: Civis e militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Nações amigas. Sem processo seletivo, ele é exclusivo aos estagiários nos cursos de Altos Estudos das Forças.

Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC)

Prepara para o exercício de funções nos Estados-Maiores Conjuntos, incluindo o desempenho de atividades de planejamento e emprego estratégico-operacional de forças militares. Mas, apenas em operações conjuntas ou executadas sob orientação e supervisão do Ministério da Defesa. Em 2 módulos, não presencial e presencial, tem previsão de 20 semanas, entre ambiente virtual de aprendizagem e 4 disciplinas presenciais.

Público-alvo: Oficiais superiores das Forças Armadas

Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD-SP e MG)

Disponível em São Paulo e Minas Gerais. Seu objetivo é apresentar conceitos de defesa no Estado Moderno e dos processos de gestão no âmbito da administração pública e privada. Com previsão de aproximadamente 8 semanas, sua estrutura curricular aborda conhecimento das áreas de Conceitos Básicos e Poder Nacional, Relações Internacionais, Gestão de Recursos de Defesa, Desenvolvimento Nacional e Indústria de Defesa.

Público-Alvo: Civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças estaduais. O ingresso é feito pela indicação do Ministério da Defesa ou respectivas Forças Singulares.

Pesquisa e Pós-Graduação

Além dos cursos, a ESG também disponibiliza o Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) e Grupos de Pesquisas que irão constituir a base de produção científica da Escola, constituídos pelo seu corpo docente e discente, incluindo pesquisadores renomados e convidados.

Dúvidas?

Esclareça suas dúvidas ou obtenha informações adicionais sobre os processos de indicação e seleção, a ESG disponibiliza os contatos da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA): (21) 3545-9867/9868 ou asa@esg.br

Escola Superior de Guerra
Al. Floriano Peixoto, s/n – Urca, Rio de Janeiro / (21) 3545-9889 / https://www.gov.br/esg/pt-br

Deixe um comentário