Museu Histórico do CBMERJ

Por Leonardo Costa

O Museu Histórico do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) traz uma oportunidade esplêndida de conhecer a memória de todo o percurso histórico, artístico e tecnológico de uma das instituições mais importantes do nosso Estado. O regulamento do serviço de extinção dos incêndios no Brasil foi assinado por D. Pedro II, no Decreto Imperial nº 1.775 em 02 de julho de 1856.

Hoje, o Museu Histórico fica onde funcionava a antiga oficina do Corpo de Bombeiros inaugurada em 1908, conservando a sua estrutura de ferro original. No Hall de entrada estão quadros que contam os mitos do fogo e a origem do serviço de extinção de incêndios no mundo. Além do acervo riquíssimo com diversos expositores com equipamentos da época como bomba manual portátil de 1856, um dos primeiros hidrantes da cidade do Rio de Janeiro de 1876 e as caixas avisadoras de incêndio de 1879. Você
consegue imaginar como elas funcionavam?

Lembre-se que o Museu fica dentro de uma unidade militar e que não é permitida a entrada com algumas vestimentas como chinelos, bonés, saias ou vestidos acima do joelho, shorts, bermudas, camisetas decotadas, roupas com transparência. Crianças de até 10 anos de idade não estão incluídas nestas restrições.

Museu Histórico CBMERJ
Praça da República, 45 – Centro/RJ
Telefone: (21) 2333-3133

Ingressos: Gratuito

Visitas individuais
De Terça a sexta: 10h às 17h
Sábados: 09h às 16h
Domingos e feriados: não funciona

Visita Guiada Agendada
Grupos de até 25 pessoas
Agendamento deve ser feito pelo e-mail
chcultural@cbmerj.rj.gov.br

Deixe um comentário