Vocação como forma de escolher o curso superior

Por Brenda Candida

Escolher qual curso superior seguir não é uma tarefa simples, independentemente da idade que essa decisão for tomada, esse passo requer uma ampla reflexão do que se espera para o futuro. A escolha da faculdade é uma base para a construção da vida profissional, e junto com ela surgem diversas outras indecisões e questionamentos que percorrem ao longo da vida. Esse tema sempre é muito intenso e até mesmo perturbador para quem está vivenciando, mas é sempre importante relembrar que não existe apenas um caminho a seguir. A escolha profissional não é definitiva, é possível rever as possibilidades.

Antes de escolher o curso, se faça algumas perguntas que possam esclarecer as suas dúvidas:
• Liste suas habilidades, o que gosta de fazer e a qualidade de vida que se pretende ter.

• Por que estou escolhendo esse curso superior? Estou escolhendo porque eu quero ou

parar atender o desejo de outras pessoas.

• Pesquise o mercado de trabalho nas áreas que tem interesse e a previsão desse mercado para o futuro.

• Se imagine no futuro executando as atividades da área, a roupa que vai estar usando, o ambiente de trabalho e analise se vem de encontro com as suas expectativas.

• Seja realista consigo mesmo, se pergunte: Será que tenho habilidade para exercer essa profissão ou possibilidade de desenvolvê-la?

Perguntas como essas são formas de conhecer a si mesmo, de se projetar no mundo do trabalho e fazer uma relação entre você e as opções dos cursos de interesse. Por isso, o autoconhecimento é fundamental nesse processo de escolha, através dele, conseguimos observar e identificar o que é fantasia e realidade. A fantasia são as expectativas criadas envolta de uma profissão, uma ideia superficial. A realidade, são as qualidades em que você se destaca e atividades que gosta de fazer, podendo ser, com instrumentos manuais, facilidade de comunicação, raciocínio lógico apurado e entre outras, que podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Deixe um comentário