Atletismo no Rio de Janeiro: como aderir e quais os benefícios para a sua saúde

mulher correndo em atletismo no rio de janeiro

Praticar o atletismo no Rio de Janeiro ou em outros locais é algo que vai melhorar a sua saúde. Em geral, a indicação médica é de realizar cerca de 150 minutos semanais de atividades físicas. Isso é importante para o bom funcionamento do seu organismo. 

Existem várias modalidades que compõem o atletismo. Entre as mais comuns, estão provas como as de corrida. Todas elas oferecem benefícios similares à saúde do corpo e da mente. Assim, você se previne contra doenças e ainda melhora seu bem-estar.

O que é o atletismo?

mulher preparada para correr em atletismo no rio de janeiro

O atletismo, na verdade, não é apenas um esporte. Esse termo diz respeito a um conjunto de modalidades. Entre elas, por exemplo, estão a corrida, a caminhada, os saltos, etc.

Esse é o esporte competitivo mais antigo, tendo sido criado em 1496 antes de Cristo. Além disso, foram utilizadas para os Jogos Olímpicos gregos que iniciaram em 776 a.C. A essa altura, algumas modalidades, como do salto em comprimento e a corrida, já existiam.

Após tomarem a Grécia, os romanos inicialmente seguiram com a tradição das Olimpíadas, mas logo foram abolidas. Então, as provas oficiais foram retomadas somente no século XIX por iniciativa dos ingleses.

Esse esporte é muito valorizado porque é considerado o “esporte-base”. Isso porque ele testa todas as habilidades básicas do ser humano. Ou seja, não é restrito apenas à resistência.

Hoje em dia, é possível praticar o esporte no mundo todo. O atletismo no Rio de Janeiro existe assim como em qualquer outro local. Dessa forma, você pode competir profissionalmente, como atleta amador ou mesmo só treinar.

Quais são os benefícios desse esporte?

O atletismo é um esporte cujos movimentos são muito próximos aos que realizamos como humanos. Ou seja, correr, caminhar, lançar, entre outros. As modalidades compreendem habilidades que nossa espécie desenvolve desde a idade das cavernas.

Os benefícios de praticar atletismo no Rio de Janeiro e em outros locais é bastante amplo. São diversas as vantagens para o corpo, para a mente e até mesmo para o convívio social. Vamos falar sobre cada uma delas abaixo, veja!

Benefícios para o corpo

O treino físico traz uma série de benefícios para o corpo. No caso do atletismo, não é nada diferente. Inclusive, é indicação médica, para a saúde, a realização de exercícios como caminhadas ou corridas.

Dessa maneira, as vantagens vão para praticamente todo o organismo. Entre as mais conhecidas, estão as do sistema cardiovascular. A atividade física melhora a circulação e previne uma série de doenças.

Além disso, ela é boa para quem tem doenças crônicas respiratórias, como a asma. Sob indicação médica, o esporte pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória. Ou seja, funciona como um tratamento.

Com relação a problemas de peso, o atletismo também é ótimo. Ele favorece a redução da gordura corporal, além de ajudar contra problemas correlatos, como a diabetes.

Ademais, é claro, ela é ótima também para os músculos. Ao realizar exercícios, você os mantém saudáveis e resistentes a lesões.

Benefícios para a mente

Praticar exercícios físicos também é uma forma de melhorar a saúde mental. Sim, porque não é apenas fisicamente que você pode se beneficiar de práticas como o atletismo.

Já é comprovado que os exercícios atuam na redução de quadros como a depressão, a ansiedade e o estresse. Por certo, não são substitutos de tratamentos convencionais, mas sim auxiliares.

Além disso, praticar exercícios físicos também aumenta o bem-estar. Isso ocorre porque eles promovem o aumento de neurotransmissores ligados a essa sensação de prazer. 

Assim, mesmo que seja difícil se motivar inicialmente, você vai ver que vale a pena. Após realizar atividades físicas, há uma boa sensação que motiva para o dia a dia.

Benefícios sociais

Algumas habilidades sociais também são trabalhadas quando falamos sobre esportes como o atletismo. Ainda que a maioria das modalidades sejam individuais, é normal praticar em grupo com outras pessoas.

Dessa forma, um dos principais impactos na vida social é a construção de novas amizades. Inclusive, você pode praticar a atividade com alguém que já conheça. Assim, faz com que alguém que você admira também usufrua dos benefícios do atletismo.

Ademais, atributos como o trabalho em equipe e a cooperação também são trabalhados. Mesmo para corridas individuais, por exemplo, há equipes que ajudam e com quem você acaba desenvolvendo laços. 

Isso se dá até mesmo com os competidores, com o crescimento do espírito esportivo. Como todos estão treinando com um objetivo comum, é natural se aproximar até mesmo com quem compete contra em provas.

Como fazer atletismo no Rio de Janeiro com facilidade?

pessoas praticando atletismo no rio de janeiro

Você pode praticar as modalidades deste esporte onde estiver. Você pode realizar isso sozinho ou com o apoio de quem já é experiente e pode ajudar a diminuir o seu trabalho fora da atividade física.

Caso queira realizar o atletismo no Rio de Janeiro, a Assist oferece benefícios aos seus associados. Entre eles, estão facilidades para inscrição e kits de participação.

Desse modo, os associados e/ou beneficiários podem usufruir das vantagens do atletismo no Rio de Janeiro mais facilmente. Com as corridas e caminhadas periódicas, você se estimula a ter hábitos mais saudáveis.

Associados colaboradores e beneficiários regulares podem participar do atletismo no Rio de Janeiro com a Assist. Clique aqui e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.