O que é Serviço Social e qual a sua importância para o conhecimento dos direitos sociais?

mãos de pessoas em união representando o que é serviço social

O convívio social tem uma série de dificuldades. Muitas pessoas não têm conhecimento sobre seus direitos e sofrem com falta de acesso à saúde, educação, segurança, entre outras. Mas o que é o Serviço Social e o que tem a ver com isso?

Bom, essa área é importante justamente para garantir a construção de um ambiente social mais igual, em que todos saibam seus direitos. Para entender em mais detalhes, leia! 

O que é Serviço Social?

trabalhadora demonstrando o que é serviço social

Com o convívio em sociedade, há uma série de desafios sociais existentes. Entre eles, alguns básicos são o desemprego, a desigualdade, a falta de condições para subsistência, a violência, entre outros.

Com isso em mente, podemos entender melhor o que é Serviço Social. Essa é uma área cujos profissionais se dedicam a assistir as pessoas que mais sofrem com estes problemas sociais acima citados. 

No Brasil, foi durante as décadas de 1930 e 1940 que teve início a expansão da área. Assim, o que é Serviço Social acabou se popularizando. 

Isso ocorreu principalmente em razão do que vinha acontecendo no país. A urbanização, o crescimento econômico, a industrialização, entre outros fatores, contribuíram para a afirmação do Serviço Social no Brasil.

Então, ao longo do tempo, a profissão foi criando estruturas mais sólidas. Hoje, quando falamos sobre o que é Serviço Social no Brasil, sabemos que é um profissional que visa garantir o direito de todos.

Atualmente, existe o curso superior de Serviço Social. Os profissionais são regulamentados por órgãos específicos. Além do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), nacional, há os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

Quais são as funções do profissional de Serviço Social?

Quando falamos em o que é Serviço Social, devemos lembrar que quem atua na profissão é chamado de assistente social. Mas quais são as funções desse profissional? De que maneira ele atua?

Entre as mais diversas atribuições, existem questões centrais. Dessa forma, o assistente social lida com qualquer tipo de demanda social existente. Por isso, saúde, educação, segurança, entre outros, fazem parte do dia a dia.

As atividades de assistência podem ser feitas em instituições dos mais diversos tipos, sejam privadas ou públicas. Em vista disso, o Serviço Social é feito em empresas, hospitais, órgãos jurídicos, centros de acolhimentos, associações, etc.

Em todos os casos, a ideia sobre o que é Serviço Social permanece a mesma. Ou seja, assegurar o bem-estar das pessoas e grupos envolvidos. E isso diz respeito aos aspectos mentais, físicos e sociais.

Então, para resumir, o assistente social desenvolve e executa programas. Estes programas são atividades que servem para melhorar as condições das pessoas e grupos alvo.

Em seguida, após a execução destes programas, há o monitoramento das atividades. Isto serve para garantir que os resultados atingidos são os esperados e que houve uma melhora real.

Portanto, as atividades visam ser duradouras e permanentes. Em outras palavras, servem para melhorar as condições sociais do indivíduo não apenas naquele momento, mas também no longo prazo.

Por que o profissional de Serviço Social é importante para a sociedade?

Conceito de aposentadoria em casa com a enfermeira e a mulher de mãos dadas

Hoje em dia, são quase 200 mil assistentes sociais trabalhando no Brasil. Estima-se que somente os Estados Unidos tenham mais profissionais atuantes na área do que o nosso país. Isso demonstra que sabemos bem a importância do que é Serviço Social por aqui.

Como esse é um trabalho contínuo, que não tem fim, há espaço para muitos profissionais. E ele é importante por uma série de razões. A principal delas é porque melhora as condições das pessoas ao garantir os seus direitos.

No entanto, o trabalho do assistente social é benéfico de diversas maneiras. Veja abaixo algumas delas!

Defende os direitos dos cidadãos

Por uma série de razões, muitas vezes vemos nossos direitos ameaçados. Seja por outras pessoas ou até mesmo por decisões legais, principalmente as populações mais vulneráveis sofrem com isto.

Com relação a isso, o Serviço Social serve como uma proteção. Caso seja identificada a violação de algum direito, ele deve agir.

Pense, por exemplo, em uma situação em que um idoso vive situação de violência ou de abandono pela família. Quem auxilia a garantir as condições dessas pessoas é exatamente o assistente social. E isso se aplica a vários outros grupos sociais.

Auxilia na execução de projetos e programas sociais

O que é Serviço Social sem o desenvolvimento de projetos sociais, não é mesmo? Neste cenário, o assistente social tem uma série de funções que contribuem muito.

Em primeiro lugar, ele irá avaliar o contexto. Ou seja, quem está em condição de vulnerabilidade, por quais motivos e como os projetos podem ajudar essas pessoas ou grupos.

Em seguida, desenvolvem-se os termos dos programas. Quem precisa receber o auxílio? Ele será financeiro ou de outra maneira? Quais são os resultados esperados?

Leva conhecimento à população

Nem todo mundo tem acesso ao conhecimento. Muitos sequer sabem, por exemplo, que seus direitos não estão sendo cumpridos. Dessa forma, sofrem com problemas que não deveriam estar sofrendo.

Quando falamos sobre o que é Serviço Social, a área tem uma tarefa muito importante aqui também. O assistente social deve conscientizar de forma clara e objetiva quem está com essa dificuldade. Assim, é mais uma forma de garantir os seus direitos.

Promove atividades em várias áreas sociais

Na linha do que estamos falando aqui, a atuação do que é Serviço Social ocorre em várias áreas. As pessoas podem ter dificuldades de saúde, financeiras, na segurança, de educação, entre tantas outras.

É atribuição do assistente social observar quais áreas precisam de mais atividades. Por isso, é preciso acompanhar a população com quem o profissional está trabalhando para garantir que seus direitos estão sendo preservados.

O Serviço Social é essencial para a nossa sociedade. Você conhece mais algum motivo pelo qual essa profissão é importante? Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.