Auxílio Funeral e Assistência Funeral: qual a diferença?

Auxílio Funeral e Assistência Funeral: qual a diferença?

Ainda que muitas pessoas utilizem como sinônimos, na verdade auxílio funeral e assistência funeral são serviços diferentes. Enquanto um é um mais simples, o outro envolve uma cobertura maior e mais completa.

Dessa forma, optar por um ou outro requer que você considere alguns fatores. Por exemplo, qual nível de comodidade deseja em caso de necessidade? Quais serviços deseja que a seguradora realize?

O que é o auxílio funeral?

Quando falamos apenas em auxílio funeral, o ideal é pensar nele como uma espécie de reembolso. Essa é uma forma de serviço mais simples do que o que veremos na assistência funeral.

Então, o que acontece aqui é que a família tem a restituição dos valores de gastos no funeral. Para isso, a família deve contratar uma empresa funerária da sua escolha e deve correr atrás de tudo sobre o funeral.

Durante esse processo, é necessário guardar todas as notas fiscais. Afinal, é necessário comprovar o valor gasto para ter o reembolso da seguradora. Além disso, alguns outros documentos podem ser solicitados.

Vale ressaltar também que a apólice geralmente tem um valor máximo que pode ser gasto. Portanto, é necessário observar qual é esse teto antes de começar a realizar a contratação dos serviços para o velório e o sepultamento.

O que é assistência funeral?

Assistência funeral fornece serviços como de caixão e flores

A assistência funeral, por outro lado, é mais abrangente e envolve serviços que dão mais apoio à família. Assim como no caso do auxílio funeral, deve ser contratado com uma empresa especializada.

Dessa forma, esse é um serviço em que a empresa contratada é quem providencia tudo que é necessário para esse momento. Ou seja, a cerimônia, a preparação do corpo, o traslado, a coroa de flores, o local do velório, entre outros.

É necessário ressaltar que, também nesse caso, é preciso observar o que está incluso na apólice. Pode ser que nem todos esses serviços estejam, mas apenas alguns deles. Isso varia de caso para caso.

Diferenças e semelhanças entre eles

A principal diferença entre o auxílio funeral e a assistência funeral está na abrangência e na forma de execução dos serviços. Embora sejam comumente confundidos, eles são serviços distintos.

O auxílio funeral é uma modalidade mais simples e de menor envolvimento entre a seguradora e os familiares. São eles quem realizam todos os processos, apenas solicitando o reembolso dos valores envolvidos.

No caso da assistência funeral, a situação é bem diferente. É a seguradora, e não a família, quem executa a maior parte dessas etapas. Até mesmo na escolha do caixão, por exemplo, pode ser possível esse envolvimento.

Por isso, a assistência funeral é um serviço que é considerado mais completo. Ele dá um maior suporte à família em um momento difícil, retirando a responsabilidade de escolher uma série de fatores enquanto está de luto.

Uma semelhança entre eles é que os dois oferecem, à sua maneira, um suporte financeiro nessa hora tão difícil. Afinal, momentos como esse muitas vezes são inesperados, e não estamos preparados nem emocional nem financeiramente. 

Qual dos dois escolher?

Foto profissional grátis de cemitério, dano, dor

Escolher o ideal entre o auxílio funeral e a assistência funeral é algo muito particular. Pode ser que um serviço seja o melhor para uma pessoa, mas para outra não. Tudo está relacionado ao tipo de ajuda que você deseja.

O ideal é avaliar as opções de apólices entre ambos para, então, tomar uma decisão com base nisso. Considere os valores envolvidos e a praticidade em um eventual e indesejado óbito.

Em geral, a assistência funeral é preferida por conta da facilidade. Ela dispensa negociação ou o envolvimento de valores adicionais, na maioria dos casos. 

Onde encontrar assistência funeral?

Existem muitas associações e seguradoras que oferecem alternativas de auxílio e assistência funeral. O ideal é realizar uma procura pelas de sua confiança, observando o que cada apólice oferece e os valores cobertos.

A ASSIST é uma associação para servidores públicos que oferece serviços como este. Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário