Bruxismo tem tratamento?

Bruxismo tem tratamento?

O bruxismo, caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, é uma condição comum que afeta uma parcela significativa da população. Embora o bruxismo possa causar desconforto e danos aos dentes e tecidos bucais, é importante ressaltar que essa condição tem tratamento. 

Com abordagens terapêuticas adequadas, é possível controlar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Entenda o que é essa condição e como tratá-la!

O que é o bruxismo?

Como falamos acima, bruxismo é o termo utilizado para descrever o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, geralmente durante o sono. Esta é uma condição comum que afeta tanto crianças como adultos. Ela pode ocorrer de forma ocasional ou crônica.

É importante procurar um profissional de saúde caso você apresente sintomas de bruxismo. Assim ele irá poder realizar uma avaliação adequada e indicar o melhor tratamento para o seu caso. A depender do quadro, existem diferentes formas de tratar.

Quais são os sintomas?

Os sintomas do bruxismo podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, os mais comuns incluem o ranger ou apertar dos dentes durante o sono, dor na mandíbula, dores de cabeça, desgaste dos dentes, sensibilidade dentária, problemas na articulação temporomandibular e danos nos tecidos moles da boca, como as gengivas.

Ranger ou apertar os dentes é o sintoma principal do bruxismo. Ele pode ocorrer durante o sono, quando a pessoa muitas vezes não está consciente do hábito, ou também pode ocorrer durante o dia, de forma consciente ou inconsciente.

Bruxismo tem tratamento

Esse ranger de dentes pode causar alguns outros problemas. Por exemplo, o desgaste dos dentes em função do atrito, a sensibilidade dentária ou até mesmo danos aos tecidos moles da boca. Assim, você pode ter inflamações, sangramentos e até mesmo úlceras na mucosa oral.

Saiba, aliás, que essa condição também pode trazer dores. O bruxismo pode causar ou agravar problemas na ATM, que é a articulação responsável pelo movimento da mandíbula. Isso pode resultar em dor na mandíbula, dificuldade em abrir ou fechar a boca, estalos na articulação ou até mesmo travamentos da mandíbula. Com isso, você pode ter dores na mandíbula ou na cabeça.

Quais são as principais causas?

O bruxismo pode ser causado por uma combinação de fatores, que podem variar de pessoa para pessoa. Algumas das principais causas e fatores de risco associados ao bruxismo incluem:

  • Distúrbios do sono: condições relacionadas ao sono, como a apneia do sono, podem aumentar a probabilidade.
  • Estresse e ansiedade: pessoas que passam por situações de estresse crônico ou que lidam com altos níveis de ansiedade têm maior propensão a ranger ou apertar os dentes.
  • Fatores emocionais e psicológicos outros fatores emocionais, como raiva, frustração, agressividade reprimida ou tensão emocional também podem causá-lo.
  • Fatores genéticos: em alguns casos, o bruxismo pode ter uma predisposição genética.
  • Hábitos de vida: consumo excessivo de álcool, tabagismo, uso de drogas estimulantes, como a cocaína, e consumo excessivo de cafeína podem aumentar o risco.
  • Má oclusão dentária: quando os dentes superiores e inferiores não se encaixam corretamente ao fechar a boca, isso é conhecido como má oclusão dentária. Ela pode contribuir para o desenvolvimento do bruxismo, pois pode haver um esforço excessivo para alinhar os dentes.
  • Medicamentos e substâncias: certos medicamentos, como antidepressivos, podem estar associados ao bruxismo como efeito colateral. 

É importante ressaltar que a causa exata do bruxismo nem sempre é clara e pode envolver uma combinação de fatores. Por isso, é recomendado procurar um dentista ou médico especializado para uma avaliação adequada e determinar a causa do bruxismo em cada caso específico.

O bruxismo tem tratamento?

Sim, existem tratamentos disponíveis para o bruxismo. O tratamento visa controlar os sintomas, reduzir o atrito dos dentes e prevenir possíveis complicações. O tipo de tratamento recomendado pode variar dependendo da gravidade do bruxismo e das suas causas subjacentes. 

Para começar, as placas de mordida ou protetores bucais são dispositivos usados na boca durante o sono. Eles servem para proteger os dentes do atrito e amortecer a força exercida pelo ranger dos dentes. 

Bruxismo tem tratamento

Como falamos antes, o bruxismo muitas vezes está associado ao estresse e à ansiedade. Em vista disso, técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração, meditação, terapia cognitivo-comportamental e práticas de redução do estresse podem ajudar a reduzir o bruxismo em algumas pessoas.

Se a má oclusão dentária estiver contribuindo para o bruxismo, pode ser necessário um tratamento odontológico para ajustar a posição dos dentes e melhorar o alinhamento da mordida. Em alguns casos, a terapia física pode ser útil para relaxar os músculos da mandíbula e reduzir a tensão associada ao bruxismo.

Em casos graves, podem ser prescritos medicamentos para relaxar os músculos da mandíbula e reduzir o ranger dos dentes. Esses medicamentos incluem relaxantes musculares, benzodiazepínicos ou medicamentos específicos para o tratamento do bruxismo.

É importante consultar um dentista ou médico especializado para avaliar a gravidade do bruxismo e determinar o melhor tratamento para o seu caso específico. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar os sintomas, proteger os dentes e melhorar a qualidade de vida.

Venha para ASSIST e conheça o Benefício Assistência Odontológica Ambulatorial Básica Coletiva para garantir a prevenção correta para manter a sua saúde bucal em dia.

Deixe um comentário