Como a Corrida Pode Auxiliar no Tratamento da Ansiedade?

Como a Corrida Pode Auxiliar no Tratamento da Ansiedade?

Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga com ansiedade antes de um momento importante, como uma prova ou uma entrevista de emprego? Essa é uma emoção normal em seres humanos, mas somente até certo ponto.

Ainda que seja comum em situações como as mencionadas, ela também pode ser um problema de saúde mental. Nesse caso, exige tratamento psiquiátrico, que pode ser otimizado com a ajuda de atividades físicas.

O que é a ansiedade?

A ansiedade é uma resposta normal do corpo diante de situações estressantes. Dessa forma, ela se caracteriza a partir de sentimentos como apreensão e um excesso de preocupação sobre o que está por vir.

Até esse ponto, quando é apenas passageira, ela é considerada normal. No entanto, a partir de um determinado momento, ela pode acabar virando um problema de saúde mesmo. Quem diagnostica isso é o psiquiatra.

Como a corrida pode auxiliar no tratamento da ansiedade

Mas quando a ansiedade vira um problema? Bom, ela se torna algo nocivo assim que começa a afetar a sua vida cotidiana. Por exemplo, quando traz uma preocupação tão grande que interfere nas suas relações pessoais e/ou profissionais.

Então, quando isso acontece, sua qualidade de vida acaba sendo prejudicada, com sintomas variados. Entre eles, estão palpitações, sudorese, tontura, tensão muscular, entre outros. A corrida pode auxiliar no tratamento da ansiedade, assim como outras ações também.

Qual é o tratamento da ansiedade?

O tratamento da ansiedade varia, e pode incluir uma combinação de diferentes elementos. Isso está relacionado a desde um tratamento com medicamentos até simples mudanças no estilo de vida da pessoa que está sofrendo com este problema.

Começando pelos medicamentos, eles costumam ser da linha dos antidepressivos ou dos ansiolíticos. Eles têm uma ação neuroquímica, o que alivia os sintomas. 

Uma grande aliada do tratamento medicamentoso é a psicoterapia. Ela auxilia na identificação e no tratamento daqueles padrões de pensamento que estão deixando você ansioso. Em geral, os psiquiatras costumam indicar a linha da terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Além disso, as mudanças no estilo de vida podem, igualmente, ser de muita ajuda. Embora não substituam o tratamento convencional prescrito pelo médico, elas possuem o poder de potencializar os benefícios do tratamento.

A prática de exercícios regulares é um dos mais poderosos mecanismos neste sentido. Os exercícios auxiliam na liberação de substâncias que agem no cérebro trazendo a sensação de bem-estar, aliviando os sintomas. Assim, a corrida pode auxiliar no tratamento da ansiedade .

Contudo, não é apenas a corrida que faz isso. Outras ações no seu dia a dia também ajudam. Ter uma alimentação mais saudável, reduzir o consumo de álcool e cafeína, realizar terapias complementares (ioga, acupuntura, massagem, entre outros) são algumas das indicações.

Como a corrida pode ajudar no tratamento?

Pois bem, já vimos que a corrida pode auxiliar no tratamento da ansiedade. Mas como ela faz isso? A partir de quais mecanismos?

Em primeiro lugar, ela libera aquelas substâncias sobre as quais falamos acima. Entre elas, estão a dopamina e a endorfina. Elas aliviam o estresse e melhoram o humor, com uma sensação de recompensa e bem-estar.

Outro ponto positivo é durante o próprio ato de correr. Via de regra, esse é um momento em que as pessoas se permitem desconectar dos problemas do dia a dia, trazendo mais paz para corpo e mente.

Como a corrida pode auxiliar no tratamento da ansiedade

A melhora da autoconfiança também tem seu papel. Assim que você começa a correr com frequência e tem resultados positivos, a autoestima tende a crescer. Isso é particularmente interessante para aqueles que têm ansiedade relacionada ao convívio social.

Por último, os benefícios da corrida garantem que a qualidade do sono seja melhor. Isso significa um auxílio tanto para combater a insônia quanto para acordar mais descansado. Apenas evite correr logo antes de ir dormir. 

A corrida cura a ansiedade?

Ainda que seja um elemento que ajuda a combater o problema, a corrida não cura a ansiedade sozinha. Ela é apenas um tratamento complementar às abordagens que o seu médico irá prescrever.

Isso não significa, porém, que ela não ajude bastante. Como falamos, ter uma rotina saudável estimula uma melhora mais rápida e intensa no tratamento da ansiedade. Por isso é algo tão recomendado por especialistas.

Com os Benefícios Coletivos, Programas, Parcerias e Convênios da ASSIST é possível ter acesso a diversas atividades físicas, de lazer e culturais, além de assistência médica ambulatorial básica coletiva e Planos de Saúde Coletivo da Notredame Intermédica. Clique aqui e conheça nosso site!

Deixe um comentário