Conheça 7 Benefícios de Praticar Caminhada

Conheça 7 Benefícios de Praticar Caminhada

Praticar caminhada regularmente oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Essa atividade física simples e acessível tem o potencial de melhorar a condição cardiovascular, fortalecer os músculos, ajudar no controle de peso, reduzir o estresse e promover uma sensação geral de bem-estar. 

Além disso, a caminhada é uma opção de exercício de baixo impacto, adequada para pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico. Por isso, neste texto exploraremos os diversos benefícios que a prática da caminhada pode trazer, tanto para o corpo quanto para a mente. Acompanhe!

Praticar caminhada ajuda no emagrecimento

Embora caminhar não seja um exercício tão intenso quanto corridas, por exemplo, ainda assim pode ajudar a emagrecer. Esta atividade promove a queima de calorias e contribui para um déficit calórico, que é essencial para a perda de peso.

caminahda

Quando você caminha, está envolvendo os músculos do corpo, aumentando o gasto energético e acelerando o metabolismo. Porém, o número de calorias queimadas depende de vários fatores, como a duração, a intensidade e a velocidade da caminhada, além do seu peso corporal.

Além disso, para emagrecer de forma eficaz, é importante combinar a caminhada com uma dieta equilibrada. Reduzir a ingestão de calorias e adotar hábitos alimentares saudáveis em conjunto com a prática regular de caminhada pode levar a uma perda de peso gradual e sustentável ao longo do tempo.

É uma boa forma de fortalecer a musculatura

Caminhar regularmente pode fortalecer os músculos das pernas. Isso porque durante a atividade física, vários grupos musculares das pernas são ativados e trabalham de forma coordenada. 

Esses músculos incluem os quadríceps (parte frontal da coxa), os isquiotibiais (parte posterior da coxa), os glúteos (músculos do bumbum), os músculos da panturrilha e os músculos do tornozelo. Perceba como é algo bastante completo.

Mas como isso funciona? Bom, ao caminhar, esses músculos são contraídos repetidamente, o que os fortalece gradualmente. O movimento de empurrar o chão com os pés e mover as pernas para frente exige o trabalho desses grupos musculares, resultando em sua tonificação e fortalecimento ao longo do tempo.

Caminhar faz perder a barriga

Caminhar pode contribuir para a perda de gordura abdominal e, consequentemente, ajudar a reduzir a barriga. Quando você caminha, está envolvendo os músculos do corpo e queimando calorias, o que pode resultar em um déficit calórico necessário para a perda de gordura em geral.

Ao manter a atividade física constantemente, a tendência é queimar a gordura da região do abdômen gradualmente, alcançando esse objetivo. Alguns fatores, como a genética, o metabolismo e a dieta, podem potencializar a redução da barriga.

A atividade física melhora a qualidade do sono

Sim, caminhar regularmente pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Isso ocorre por uma série de motivos. 

caminahda
caminahda

Por exemplo, pela regulação do ritmo circadiano. A exposição à luz natural durante a caminhada, especialmente em horários diurnos, ajuda a regular o ciclo natural do corpo, o qual é responsável por regular o sono e a vigília. Em outras palavras, isso pode ajudar a promover um sono mais regular e restaurador.

Além disso, outros fatores também são importantes e ajudam diretamente na qualidade do sono. Por exemplo, a melhora do humor, o aumento no gasto de energia, a melhora da saúde física e mental, entre outros.

Promove uma melhor respiração

A prática da caminhada pode ser benéfica para a saúde respiratória, incluindo para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como a asma. Por isso, a atividade física pode servir como complemento ao tratamento médico, aumentando a capacidade pulmonar.

Pense que, durante a caminhada, você está envolvendo os músculos respiratórios, como o diafragma e os músculos intercostais. O exercício regular ajuda a fortalecer esses músculos, o que pode melhorar a capacidade pulmonar e a eficiência da respiração.

Isso, então, pode ser particularmente benéfico para pessoas com doenças respiratórias, como a asma. Com uma capacidade pulmonar aumentada, é mais fácil lidar com os sintomas respiratórios.

A caminhada faz bem para o coração

Com relação à saúde cardiovascular, também há benefícios importantes da caminhada. Entre eles, estão, por exemplo, a melhora da circulação sanguínea e o controle da pressão arterial, entre outros.

Com relação à melhora da circulação, ela diz respeito à facilidade com que o sangue flui pelos vasos sanguíneos. A partir dessa prática, nosso corpo transporta oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos do corpo. 

Já o controle da pressão arterial também é bastante relevante. A caminhada pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão (pressão arterial alta) ou a mantê-la dentro de níveis saudáveis. O exercício aeróbico regular pode promover a dilatação dos vasos sanguíneos, o que contribui para a redução da pressão arterial.

Reduz a flacidez

A caminhada regular pode ajudar a reduzir a flacidez muscular. Os resultados variam de pessoa para pessoa, como em outros dos pontos citados aqui. 

Lembra-se de que falamos do fortalecimento muscular antes? Com eles tonificados e fortalecidos, com o tempo reduz a flacidez. Além disso, o aumento do metabolismo e a perda de gordura também contribuem neste processo.

Na ASSIST, você pode utilizar o Benefício Corridas e Caminhadas para iniciar as suas atividades e melhorar a sua qualidade de vida. Clique aqui e venha conferir!

Deixe um comentário