Odeia exercício? 10 dicas para motivar a fazer atividade física!
Quem tem motivação para fazer exercícios físicos todos os dias? Quase ninguém, não é verdade? No entanto, a prática de atividade física é importante para prevenir contra doenças e para gerar bem-estar.
Por isso, mesmo que o ser humano tenha uma tendência à procrastinação, vale a pena combatê-la para fazer exercícios. Melhorar a sua rotina desse modo significa garantir uma qualidade de vida melhor no presente e no futuro.
1. Comece a praticar atividade física aos poucos
Muitas pessoas erram logo no começo quando começam a tentar fazer atividade física. Isso porque, na empolgação, acabam querendo realizar muitas atividades em um curto período de tempo, e depois não aguentam.
Se você tentar sempre muito a mais do que pode, não vai conseguir fazer. Então, o que vai acontecer é que vai acabar vindo a frustração e o desânimo. Com isso, logo irá desistir da prática de atividades.
Para quem é sedentário, qualquer coisa já é melhor do que ficar em casa o dia todo. Por isso, não tem problema começar com caminhadas leves de alguns minutos. Aos poucos, vá aumentando a intensidade, conforme seu condicionamento físico for melhorando.
2. Não espere a motivação, seja proativo
Outro erro comum é esperar a motivação chegar para sair à rua e realizar as atividades físicas. Para quem não está habituado, isso nunca virá. Na verdade, até mesmo pessoas que correm maratonas têm dificuldade para se motivar a sair.
O ideal é fazer o caminho inverso. Ou seja, em vez de se motivar para sair, saia e pratique atividades físicas para ganhar motivação para o dia a dia. O exercício físico é uma ferramenta que ajuda na sua rotina.
3. Registre as suas conquistas do dia a dia
Em linha do que mencionamos antes, para quem é sedentário qualquer conquista é importante. Você não precisa ficar feliz apenas se conseguir correr uma maratona. Em vez disso, os pequenos passos que damos já podem começar a fazer a diferença.
Em virtude disso, uma ideia interessante é a de registrar sempre que você praticar exercício. Além disso, coloque também ao lado o sentimento que você tem antes e depois de sair de casa. Você vai ver como isso realmente melhora suas emoções.
4. Faça atividade física com consistência
Para prevenir contra doenças, como as que afetam o sistema cardiovascular e respiratório, a Organização Mundial da Saúde (OMS), indica a prática de, no mínimo, 150 a 300 minutos de exercícios físicos por semana.
Nesse sentido, uma dúvida comum é a respeito de como fazer. É melhor realizar em mais dias na semana, com menos tempo em cada um, ou em menos dias cumprindo mais minutos em cada vez?
Na realidade, a sua rotina é quem vai mandar. Ainda assim, se você tem dificuldades, buscar a consistência pode ser uma ótima ideia. Nesse caso, o indicado é fazer mais dias na semana, mesmo que praticando menos tempo a cada dia.
No entanto, se você ainda não consegue chegar nesse ritmo, não tem problema. É como falamos antes: vá aos poucos.
5. Saiba por que você está fazendo exercícios
Por que você quer praticar atividades físicas? É para melhorar a sua saúde física? Para tratar contra problemas como a ansiedade? Ou simplesmente para ter mais bem-estar em sua rotina?
Existem muitos motivos que levam as pessoas à prática de exercícios. Antes de começar, tente identificar quais são os benefícios que você deseja ter. Então, no seu registro do dia a dia, que mencionamos antes, verifique se está conseguindo atingir a sua meta.
6. Leve seu cachorro no início
Realizar exercícios físicos com o seu pet não é o ideal. Isso em virtude das necessidades que ele tem de parar, fazer as necessidades, cheirar os locais em que passa, etc.
Ainda assim, no começo, levá-lo pode ser uma boa opção. Essa é uma forma de você conciliar a sua saída ao bem-estar do seu animal também. No final, os dois ganham e você ainda vê a alegria no seu pet.
7. Procure algo que você gosta
Convenhamos que se você tem problemas para se motivar com exercícios, a pior coisa é praticar algum exercício que você não gosta, não é mesmo? Hoje em dia, existem muitas opções para começar a mexer o corpo de forma saudável.
O atletismo, por exemplo, tem muitas categorias. Também é possível praticar natação, bike, crossfit, artes marciais e até mesmo dança. Mesmo que nenhuma faça seus olhos brilharem, busque aquela que mais faz sentido para você.
8. Tenha uma companhia
Praticar exercícios com outra pessoa é interessante por dois motivos diferentes. O primeiro deles é o mais óbvio, que é o de ter alguém que você gosta ao seu lado. Isso pode ser legal para ajudar a motivar os dois, inclusive.
O outro motivo diz respeito ao compromisso que é firmado. A partir do momento em que algo é combinado com outra pessoa, há uma sensação maior de que devemos fazer aquilo. Assim, torna-se mais difícil dar uma desculpa para não ir, já que você não quer deixar o outro na mão.
9. Ouça músicas durante o exercício
Ouvir músicas também pode ser uma boa forma de se motivar. Elas fazem com que a percepção de estar fazendo esforço seja reduzida, uma vez que se presta atenção mais à música do que ao exercício em si.
Inclusive, elas são boas especialmente para exercícios rítmicos. Entre esses exercícios, estão a caminhada, a corrida, a bicicleta, entre outros repetitivos.
10. Participe de eventos
Participar de eventos onde se praticam exercícios físicos é outra maneira de conseguir ganhar motivação. Assim sendo, você começa a treinar com um objetivo em mente que vai refletir o seu bem-estar e o seu desempenho.
Aqui na ASSIST, disponibilizamos uma programação de circuitos de corridas e caminhadas de rua. Nosso calendário conta com diversas corridas temáticas durante o ano, em diversos locais do Rio de Janeiro. Saiba mais clicando aqui!