Quais os benefícios dos diferentes tipos de corrida?

Foto com duas pessoas correndo em parque

Existem diversos tipos de corrida no atletismo. Cada uma das categorias é dividida em diferentes modalidades. Dessa forma, são inúmeras as opções para quem deseja praticar atletismo como forma de exercício físico.

É importante entender, também, que cada um desses tipos de corrida pode trazer vantagens diferentes. Em função das características que as modalidades têm, elas afetam o corpo de maneiras positivas diferentes. Ainda assim, todas têm um alto potencial benéfico à saúde.

Corrida de rua

Foto de várias pessoas correndo em cidade

Um dos principais tipos de corrida praticados no Brasil e no mundo é a chamada corrida de rua. Assim como sugere o nome, elas são feitas em vias urbanas, na forma de circuito aberto. 

Como cada cidade é diferente, os desafios também mudam. Isso significa que essa corrida vai exigir habilidades distintas em cada local em que for praticada. Ou seja, o treino deve ser específico para o trajeto que você vai competir.

Com relação à distância percorrida, pode haver uma grande variação, começando por provas de 5 km até as de 100 km. Duas das principais modalidades de corrida de rua são a meia maratona e a maratona.

No caso da meia maratona, ela tem 21 km, sendo  indicada para quem está começando. Elas exigem menos preparo físico. Por outro lado, as maratonas, a partir de 40 km, são recomendadas para quem já tem um preparo profissional.

Corrida de pista

Outra categoria cujas competições são muito famosas é a da corrida de pista. Elas são aquelas famosas em que os atletas competem em pistas divididas por raias, como nos Jogos Olímpicos.

Da mesma forma que no caso da corrida de rua, ela se dá em diferentes trajetos. No entanto, há outras diferenças adicionais. As principais modalidades são as seguintes:

  • Corrida de pista oval: modalidade mais indicada para iniciantes, de 100, 200 ou 400 metros;
  • Corrida de meio fundo: a distância sobe entre 800 m a 1,5 km, de modo que é necessário dar voltas na pista e é possível entrar em outras raias;
  • Corrida de fundo: são como maratonas de pista, variando entre 5 km a até 42 km, exigindo um alto preparo físico;

Além dessas, ainda tem a corrida com obstáculos. Nessa categoria, barreiras são colocadas na pista, e o atleta deve saltar sobre elas.

Corrida cross country

Você gosta mais de ter um contato direto com a natureza? Então a corrida cross country pode ser a mais indicada. Desse modo, ela tem a vantagem de um contato mais direto com o meio ambiente, ao contrário da corrida de rua e da de pista.

No entanto, ao mesmo tempo em que isso é bom, também pode ser um desafio a mais. Não é incomum se deparar com obstáculos naturais como lama, mata, entre outros. 

A respeito da distância percorrida, varia dependendo da categoria. O mais comum é ir de 4 km a até 12 km. Em vista disso, exigem um grau de preparação física moderado. A cross country é uma versão de pista para terrenos não pavimentados.

Corrida trail running

Foto com dois corredores da modalidade trail running em montanha

A modalidade de categoria trail (ou de trilha) é até similar à cross country na ideia, mas não é a mesma coisa. Ainda assim, a confusão é recorrente com boa parte das pessoas.

A categoria trail também passa por um percurso em meio à natureza, como florestas, praias e trilhas. Assim, traz alguns obstáculos similares aos da cross country.

Mas, enfim, qual a diferença? Bom, o protocolo para essa modalidade é mais elaborado. Há, por exemplo, um limite que vias calçadas e pavimentadas não podem ser mais do que 20% do percurso. Além disso, as distâncias variam muito, indo de 5 km a até 200 milhas.

Corrida de montanha

Por fim, entre as modalidades, a corrida de montanha é realizada também em vias não pavimentadas. A diferença dela para as outras duas anteriores é que ela necessariamente deve ter um número alto de subidas e descidas.

Dentro dela, existem várias categorias, como a uphill, a subida e descida, a vertical, a longa distância e os revezamentos. Cada um tem suas próprias regras.

Benefícios dos diferentes tipos de corrida

Cada tipo de corrida tem suas peculiaridades. Em vista disso, há um impacto distinto também quando falamos em elementos como a preparação necessária e os benefícios que cada uma traz.

De forma geral, as categorias mais exigentes são as mais longas e as que mais impõem obstáculos naturais, como a de montanha. Assim sendo, elas são menos indicadas para pessoas que estão começando.

Uma vez que você começar a correr, sua saúde deverá melhorar em alguns pontos. Entre os principais, estão os seguintes:

  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Fortalece a musculatura e os ossos;
  • Acelera o metabolismo;
  • Reduz a gordura do corpo;
  • Melhora o humor e combate o estresse, a ansiedade e a depressão;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Ajuda a controlar a pressão arterial;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Dá mais energia e disposição.

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