Destinos Inusitados no Rio de Janeiro Descobrindo Lugares Menos Conhecidos e Surpreendentes

Destinos Inusitados no Rio de Janeiro Descobrindo Lugares Menos Conhecidos e Surpreendentes

Destinos Inusitados no Rio de Janeiro: Descobrindo Lugares Menos Conhecidos e Surpreendentes

Ao mesmo tempo em que o Rio é famoso por suas praias icônicas e monumentos mundialmente conhecidos, existem locais menos tradicionais que são tão encantadores quanto. Eles são capazes de criar experiências autênticas e surpresas encantadoras que revelam a diversidade e riqueza cultural dessa cidade extraordinária. 

De parques exuberantes a trilhas panorâmicas, de museus alternativos a bairros menos explorados, este guia convida você a desvendar os segredos que tornam o Rio de Janeiro verdadeiramente inesquecível. Veja os destinos que selecionamos!

Biblioteca Nacional do Brasil

A Biblioteca Nacional do Brasil tem um papel importante na preservação da história e da literatura brasileira. Fundada em 1810 por Dom João VI, a biblioteca é a mais antiga instituição cultural do Brasil e abriga um acervo vasto e diversificado.

O edifício da Biblioteca Nacional é uma obra arquitetônica grandiosa, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro. Sua fachada eclética, com elementos neoclássicos, reflete a importância da instituição e sua longa trajetória. 

Destinos Inusitados no Rio de Janeiro

O acervo da Biblioteca Nacional é verdadeiramente notável, abrangendo uma ampla gama de materiais, desde livros raros e manuscritos até mapas, fotografias e periódicos. Entre as joias da coleção, destacam-se obras únicas, como a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e uma vasta coleção de documentos históricos que remontam aos primórdios da colonização portuguesa no Brasil.

Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é uma joia arquitetônica e cultural. Fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses, o edifício é uma expressão magnífica de uma corrente arquitetônica que remete ao período gótico-manuelino em Portugal.

Ao adentrar o Real Gabinete, os visitantes são recebidos por uma biblioteca deslumbrante, repleta de obras literárias e artísticas. E, além da beleza arquitetônica, ele abriga uma coleção notável de livros raros e preciosos, incluindo obras dos grandes mestres da literatura portuguesa. 

Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal, situada na Baía de Guanabara, próxima ao centro do Rio de Janeiro, é um local histórico fascinante e um importante ponto turístico da cidade. A ilha é conhecida principalmente pelo Palácio da Ilha Fiscal, uma construção imponente que já foi palco de eventos históricos significativos.

O Palácio da Ilha Fiscal foi projetado no estilo gótico medieval e construído no final do século XIX para abrigar a Alfândega na cidade. Porém, sua notoriedade está associada ao último grande evento da monarquia brasileira. 

Foi lá que ocorreu o famoso “Baile da Ilha Fiscal” em 1889, uma suntuosa festa promovida pela Marinha do Brasil para receber a tripulação do navio chileno “Almirante Cochrane”. O baile aconteceu poucos dias antes da Proclamação da República, marcando o fim da era imperial no Brasil.

Forte Duque de Caxias (Forte do Leme)

O Forte Duque de Caxias, conhecido popularmente como Forte do Leme, oferece uma combinação única de história militar e vistas panorâmicas espetaculares. Construído no final do século XIX para fortificar a entrada da Baía de Guanabara, esta é uma estrutura imponente que se mescla harmoniosamente com a paisagem costeira. 

Os visitantes podem acessar o forte por meio de uma trilha na encosta do Morro do Leme. Dessa forma, passam por uma experiência de caminhada agradável e uma chance de apreciar a vegetação exuberante da Mata Atlântica.

Destinos Inusitados no Rio de Janeiro

Uma vez no topo, os visitantes são recompensados com vistas deslumbrantes da Praia de Copacabana, do Pão de Açúcar e da cidade do Rio de Janeiro. Vale destacar também que o forte em si abriga uma coleção de canhões antigos e traz histórias fascinantes sobre a história militar da região.

Museu Internacional de Arte Naïf

O Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, é um museu pioneiro no mundo ao focar exclusivamente em obras de artistas naïfs. Esse estilo se caracteriza pela simplicidade, ingenuidade e autenticidade em suas expressões artísticas.

As obras naïfs frequentemente retratam cenas cotidianas, festividades populares, paisagens rurais e urbanas, além de personagens e animais com uma estética simples, porém rica em cores e detalhes. Essa abordagem artística busca capturar a essência e a pureza do mundo, muitas vezes evocando um sentimento nostálgico e acolhedor.

Parque Enrique Lage

O Parque Lage, localizado no bairro do Jardim Botânico, é um oásis verde no coração do Rio de Janeiro. Oficialmente chamado de Parque Enrique Lage, o local é conhecido por sua beleza paisagística, sua arquitetura impressionante e por abrigar uma série de atividades de lazer e culturais.

O parque está situado aos pés do Corcovado. Então, proporciona uma vista deslumbrante do Cristo Redentor. Seus jardins bem cuidados, lagos, trilhas e áreas de descanso trazem, ainda, um ambiente tranquilo para quem deseja escapar da agitação da cidade.

O edifício principal do Parque Lage é uma mansão histórica construída no início do século XX. A arquitetura eclética da mansão, com influências neoclássicas e art déco, adiciona um toque de sofisticação ao cenário natural circundante. Os visitantes podem explorar os corredores e salões da mansão, que frequentemente abrigam exposições temporárias, eventos culturais e atividades artísticas.

Pista Cláudio Coutinho

A Pista Cláudio Coutinho é um conhecido local de exercícios e caminhadas situado no bairro da Urca. Essa trilha à beira-mar é famosa por oferecer uma oportunidade de exercícios físicos com vistas espetaculares da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar e da Enseada de Botafogo.

A trilha recebeu o nome em homenagem ao Capitão de Mar e Guerra Cláudio Coutinho. Ele foi um preparador físico da Seleção Brasileira de Futebol e faleceu em um acidente de helicóptero em 1981. 

A trilha é relativamente curta, mas oferece diferentes níveis de intensidade, incluindo trechos íngremes e escadas. Assim, você pode aproveitar independentemente do seu nível de condicionamento físico. 

A Pista Cláudio Coutinho também é conhecida por sua vegetação exuberante, com áreas de Mata Atlântica preservadas. Outras atividades também são realizadas com frequência, como práticas esportivas, treinamento funcional e yoga ao ar livre.

Explore o inexplorado e viva o Rio de Janeiro de uma maneira nova. Para descobrir mais sobre esses destinos inusitados e outros segredos bem guardados, visite nosso blog e deixe-se inspirar por uma jornada única na Cidade Maravilhosa!

Participe das edições do Benefício Giro Cultural e aproveite a sua programação cultural recheada de relato e resgate histórico. Venha pra ASSIST e tenha mais cultura para você e sua família.

Deixe um comentário