Doar Leite salva vidas

Doar Leite salva vidas

Por Michele Rios

A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatal, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Banco de Leite Humano do mundo, sendo modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África.

Além de coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, os bancos de leite humano realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação. Hoje, a rede possui mais de 225 bancos de leite humano distribuídos em todos os estados do território nacional, além de alguns com coleta domiciliar.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver. Representa 11% do total de crianças nascidas no país, média de 3 milhões por ano.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não está fazendo uso de medicamentos que interfiram na amamentação. Para encontrar um banco de leite mais próximo da sua localidade, ligue para o disque saúde através do número 136.

Deixe um comentário