Hipertensão: Hábitos que protegem e previnem o seu coração

Hipertensão: Hábitos que protegem e previnem o seu coração

Hipertensão: Hábitos que protegem e previnem o seu coração

A hipertensão arterial, comumente conhecida como pressão alta, é uma condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias é consistentemente elevada. A partir desse processo, ela pode gerar problemas até mesmo graves para o seu coração.

Por isso, a melhor forma de lidar com esse problema é a prevenção. Afinal, a hipertensão é uma doença crônica para a qual não há cura. Leia até o final e saiba como proteger o seu coração!

Qual a melhor dieta para hipertensos?

A dieta afeta a nossa saúde e isso não é novidade, concorda? Pois no caso dos hipertensos não é diferente. Existem alguns alimentos que são mais ou menos recomendados.

Hipertensão: Hábitos que protegem e previnem o seu coração

Uma indicação, por exemplo, é limitar a ingestão de sódio (sal). Isso porque o excesso acaba aumentando a pressão. Em virtude disso, evite alimentos processados e fast food. Ao mesmo tempo, adicione menos sal aos alimentos durante o cozimento.

Quais são os exercícios ideais para evitar problemas de pressão?

A prática regular de exercícios físicos é benéfica para pessoas com hipertensão, pois pode ajudar a controlar a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. Porém, é importante começar aos poucos, especialmente se você for sedentário, e contar com acompanhamento médico, sobretudo se você já tiver condições médicas específicas.

Os associados e beneficiários da ASSIST, por exemplo, podem usufruir de alguns tipos de exercícios que ajudam muito no controle da pressão. Um deles é a participação em corridas e caminhadas no estado do Rio de Janeiro. Comece moderadamente e vá subindo a intensidade aos poucos.

Outro benefício é o da dança, uma forma divertida e eficaz de exercício cardiovascular. Existem diversos ritmos, como dança de salão, danças latinas, entre outras.

Cuide da sua saúde mental

O estresse crônico e a ansiedade podem contribuir para o aumento da pressão arterial. Por isso, gerenciar esses fatores emocionais pode ser benéfico para a saúde cardiovascular, evitando problemas que, além da mente, também afetam o corpo.

Algumas técnicas que já mencionamos podem ser úteis nesse sentido, como a atividade física regular. Além dela, a prática de meditação, o apoio social e o aconselhamento profissional, com terapia, também são auxiliares.

Como saber se estou bem?

Quando a pressão sobe, nem sempre sentimos pessoas. Ainda que alguns fiquem com dor ou tensão na nuca, por exemplo, para outros o corpo continua funcionando como se não houvesse problema.

Hipertensão: Hábitos que protegem e previnem o seu coração

E isso, de fato, apresenta um risco. Afinal, se sua pressão sobe e você não sabe, como irá se proteger? Por isso, a melhor forma é a prevenção e o monitoramento contínuo, especialmente se você estiver no grupo de risco ou se já for hipertenso.

Dessa forma, a recomendação é seguir as indicações médicas, com consultas e exames regulares. Do mesmo modo, mantenha o monitoramento contínuo da pressão arterial, de maneira que consiga saber quando ela sobe.

Os valores normais de pressão arterial são geralmente considerados em torno de 120/80 mmHg. A hipertensão é geralmente diagnosticada quando a pressão arterial está consistentemente acima de 130/80 mmHg. Lembre-se disso ao monitorar. 

Tenha hábitos saudáveis

Existem alguns hábitos e práticas muito comuns que podem aumentar a sua pressão arterial. Um deles é o álcool. Por isso, evite o consumo de bebidas alcoólicas e, se for ingerir, faça moderadamente, respeitando o seu corpo.

O tabagismo também está associado a diversos problemas de saúde, e isso inclui o aumento da pressão. Fumar tabaco contém substâncias químicas, como a nicotina, que podem ter efeitos imediatos sobre o sistema cardiovascular. 

Outro elemento é a alimentação e o controle de peso. Manter um peso saudável pode ajudar. Assim sendo, é recomendável a adoção de uma dieta equilibrada, de preferência com acompanhamento de nutricionista.

A ASSIST é uma associação para servidores públicos com mais de 45 anos de história. Temos diversos benefícios que promovem a saúde e o bem-estar, contribuindo, também, para hábitos que ajudam a controlar a sua pressão. Associe-se!

Deixe um comentário