Hipertensão

Por Merytra Abreu

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, cerca de 38,1 milhões de brasileiros têm Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Ela é uma condição clínica popularmente conhecida como “pressão alta” e caracterizada pela elevação e persistência da pressão arterial em níveis maiores ou iguais a 140/90 mmHg.
O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco para a HAS. O Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de 2g de sódio, equivalente a 5g de sal por pessoa. Porém, confundimos facilmente SÓDIO com SAL, e isso pode gerar uma dieta inadequada para a prevenção da hipertensão arterial. É verdade, que o sal consiste na fórmula química “cloreto de sódio”, possuindo moléculas de cloro e sódio. Mas, o sódio está presente em diversos alimentos.

No ranking das comidas ricas em sódio encontraremos as comidas congeladas como as populares lasanhas, o macarrão e sopas instantâneas, com até 70% do que podemos ingerir de sódio no dia. Além de temperos e molhos prontos e embutidos como salsicha, linguiça e presunto. Portanto, devemos cuidar da nossa alimentação evitando ao máximo alimentos industrializados e ultraprocessados, focando sempre em alimentos in natura e frescos.

Deixe um comentário