Intoxicação alimentar em animais de estimação

Intoxicação alimentar em animais de estimação

Por Leonardo Costa

Seu gato ou cachorro de estimação come de tudo? Então, cuidado! A intoxicação alimentar ocorre quando um animal ingere alimentos ou substâncias que são tóxicos para eles. Convidamos o Médico
Veterinário Ricardo Almeida para abordar esse assunto tão importante.

“O ideal é que a gente não forneça a alimentação humana, sem o acompanhamento de um especialista
e de preferência um nutricionista veterinário”, explica o veterinário.

Muitos alimentos considerados seguros para os humanos podem ser tóxicos para os animais de estimação, como chocolate, uva passa, cebola, alho, temperos, produtos lácteos, cafeína, entre outros. E, não esqueça dos produtos de limpeza, plantas tóxicas, medicamentos humanos e produtos de cuidados especiais.

Sintomas como vômitos, diarreia, letargia, falta de apetite e até sintomas mais graves como: convulsões, desorientação neurológica, entre outros, podem ser um alerta. A melhor maneira de evitar a intoxicação é manter os alimentos fora do alcance. Em caso de dúvida sobre a segurança alimentar do seu Pet, consulte o veterinário. A prevenção é fundamental.

Quer saber mais? Você pode assistir à edição completa do Clube do Conhecimento no Instagram/@assist.rj e Canal do YouTube. Assista quando e onde quiser!

Deixe um comentário