Lavanda

Por Leonardo Costa

A aliada perfeita para quem precisa diminuir ansiedade, melhorar o sono ou reenergizar ambientes.

Quem teve o prazer de caminhar ou vislumbrar um campo de lavanda nunca vai esquecer a sensação de paz e harmonia transmitida por esta planta. Muito utilizada pela medicina holística, pelas propriedades calmantes da flor, ela pode ser utilizada para aromatizar e temperar a vida.
A lavanda é um arbusto maravilhoso de aroma agradável. Alguns afirmam que ela é originária da região do Mediterrâneo Ocidental, França, Itália e Espanha, outros das regiões da Ásia. Em boas condições de plantio, cultivadores afirmam que elas podem chegar a 1 metro de altura. Mas, para isso é preciso conhecer a espécie e considerar as suas exigências. Preparamos algumas dicas pra você.

Lavanda, alfazema, lavanda-francesa
Tamanho: De 60 a 90 cm
Propagação: Por divisão de touceira
Iluminação: Sol pleno
Rega: Pouca água
Plantio: Ano todo
Perfumada: Sim
Floração: Inverno, outono e primavera
Frutos: Comestíveis

Registro Histórico

Segundo historiadores, documentos citam a lavanda de 2500 anos atrás. Quando a sua essência era utilizada para diminuir os odores dos mortos mumificados dos fenícios, persas e egípcios. No Antigo Egito, era utilizado na pele dos mortos e dos vivos.
A lavanda se espalhou pela Europa, devido ao seu desenvolvimento e expansão da sua utilização em cosméticos e perfumaria. Muito conhecida em Portugal, ela cresce espontaneamente em algumas regiões. Hoje, muito utilizada na aromaterapia como base para a maioria dos tratamentos.

Como cuidar?

Pra você ter aquele pezinho em casa, para trazer frescor e energia para os ambientes, é muito simples.
Luz e temperatura: Lavandas gostam de sol. Luz abundante e exposição direta ao sol por pelo menos 6 horas/dia. Ela aguenta bem o calor.
Rega e umidade: Mudas precisam ser regadas diariamente, sem encharcar. Adultas, regue entre 1 ou 2 vezes na semana em dias úmidos ou a cada 2 dias em dias mais secos. Ela aguenta breves períodos de seca.
Substrato: Perfeita para substrato alcalino com pH alto e bem drenado. Por não ser muito exigente quanto aos nutrientes do solo, é recomendado utilizar adubo orgânico, 2 vezes ao ano.

Flores

Quando secas ficam com tons roxos azulados. Se você gosta de ornamentar a sua casa ou o ambiente de trabalho com flores, as flores de lavanda são perfeitas para arranjos florais secos. Seu perfume é muito característico, que transmite paz, tranquilidade e segurança.

No jardim

A beleza das touceiras se encaixa nos mais diversos locais do jardim. Você pode colocar desde uma touceira na varanda ou no meio do quintal para se destacar até um caminho do portão a entrada da casa ou ocupar toda a frente da casa. As flores causam um efeito maravilho, além de perfumado e ótimo ambiente para as nossas amigas abelhas.

Óleo Essencial

Segundo alguns especialistas, ele melhora o humor, elimina micro-organismos, combate dores e relaxa, combate a ansiedade e auxilia no tratamento contra depressão e também da insônia. Também é muito utilizado no tratamento de diversos problemas de pele. Além de servir como um delicioso complemento na massagem.

Curiosidades

Se você quer espantar parasitas e insetos como os mosquitos, a lavanda é um ótimo repelente.
O seu nome foi designado pelos romanos, que maceravam as flores e plantas para colocar na água dos banhos. Para aromatizar as roupas nos armários, ramos das flores.
Segundo historiados, o rei Luís XVI usava lavanda para perfumar a água dos seus banhos. Na França, elas eram utilizadas dentro das almofadas do rei Carlos VI. E, na mesa real da Inglaterra sempre haverá um arranjo de lavanda.
Devido as suas propriedades medicinais, os romanos as utilizaram durante a guerra, para ajudar na cicatrização de queimaduras e feridas.

Chá

Se você é adepto do chá, a lavanda é mais uma opção que pode lhe ajudar em melhor a sua qualidade de vida e bem-estar.

  • Previne o envelhecimento precoce
  • Fortalecer os dentes
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Auxilia na perda de peso
  • Combate a má digestão
  • Estimula a saúde da pele e dos olhos
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Acelera o metabolismo
  • Controla o colesterol

Deixe um comentário