Melancia


Por Leonardo Costa

Símbolo da personagem mais comilona da Turma da Mônica, a melancia tem suas variedades e propriedades antioxidantes que previnem algumas doenças.

Para muitas pessoas a melancia pode lembrar verão, drinks e até a personagem da menina mais comilona da Turma da Mônica. É uma fruta maravilhosa que pode nos ajudar a cuidar da saúde, hidratar e até proteger da radiação solar.
Considerada como uma das frutas mais populares entre os brasileiros, ela não pode faltar na feira de rua e nem no hortifrúti. “A melancia é uma fruta que a sua digestão pode ser um pouco mais demorada, ou seja, melhor comer longe das refeições”, explica a nutricionista do Programa Vida Saudável Luna Ferreira. Os tipos de melancia são classificados a partir de algumas características como cor da casca, tamanho, formato, sabor da polpa, grossura da casca e a quantidade de sementes.

Origem

Cultivada em diversas regiões do Brasil, historiadores afirmam que a melancia teve a sua origem na África. Classificada como uma fruta rasteira, ela é arredondada ou alongada, de polpa vermelha, adocicada e com elevado teor de água.

Polpas

Apesar de existir uma variedade de aproximadamente 50 tipos cultivadas para o consumo brasileiro, atualmente existem três tipos de melancias grandes. A tradicional melancia doce com a polpa vermelha, a de polpa amarga que é muito cultivada na África e as suas sementes são fritas antes de serem consumidas e a de polpa amarela, também conhecida como japonesa ou kodama, com paladar mais adocicado que a vermelha e com poucas sementes.

O mais popular

Segundo o conhecimento popular, o suco de melancia é muito indicado para quem precisa controlar os níveis de ácido úrico no organismo. O suco tradicional que leva apenas a fruta gelada com água, também pode ser combinado com outros ingredientes que irão ampliar as possibilidades de sabores.
Melancia com sementes adiciona mais nutrientes ao suco. Você pode usar o suco do limão ou raspa com algumas folhas de hortelã, para dar aquele toque refrescante. Gengibre, com seus benefícios medicinais. Se preferir, coe e adicione bastante gelo. Você também pode acrescentar melão ou fazer algo mais quente, acrescentando canela.
Uma sugestão muito saborosa é o suco de melancia com morangos, sempre acrescentando umas folhinhas de hortelã para manter a ação refrescante, com bastante gelo.

Benefícios

  • Ajuda a desinchar, por causa da sua ação diurética que combate a retenção de líquido.
  • Hidrata devido ao seu alto teor de água, mais de 90%.
  • Fortalece o sistema imunológico por ser fonte de vitamina C.
  • Protege a pele do sol e envelhecimento precoce por causa dos carotenoides.
  • Melhora o intestino, devido a sua combinação de fibras e água.
  • Ajuda no controle da pressão arterial com a sua riqueza em potássio e magnésio.
  • Melhora a saúde da pele e do cabelo com a sua combinação vitamínica (A, C e licopeno).

Quando beber?

Não há restrições de quando podemos ou não tomar o suco de melancia. Mas, as suas propriedades diuréticas podem causar alguns transtornos à noite ou nos momentos que você não terá fácil acesso a banheiros. Por isso, ele pode ser um bom amigo dos nossos rins, com o seu alto potencial de hidratação. Rica em potássio, é um maravilhoso detox.

Na culinária

Não há limites para a gastronomia brasileira, principalmente se levarmos em consideração todos os cruzamentos culturais que a nossa história proporcionou ao longo dos anos. A melancia pode ser utilizada em saladas e ensopados, que utilizam desde a sua polpa até a sua casca. Como é o caso de uma receita de salpicão que usa até a sua entrecasca.

Amiga do peito

A melancia também contribui na prevenção de algumas doenças cardíacas, inclusive na diminuição das possibilidades de infarto, por causa dos ativos betacaroteno e licopeno, na sua composição. Ela também combate o infarto por diminuir o colesterol ruim que ajuda no desentupimento e desempenho de vasos e artérias.

Exercícios

Durante as atividades físicas, perdemos bastante líquido e sais minerais com o suor. E, o suco de melancia é indicado especialmente para quem pratica musculação, exercícios aeróbicos, corridas ou caminhadas. Como a melancia é composta por 90% de água, o suco de melancia é perfeito para hidratação e reposição dos sais minerais, além de ser uma deliciosa fonte de energia. Perfeito para quem gosta de trilhas, pois ele evita a desidratação.

Turbinando o suco

Outros ingredientes podem potencializar a funcionalidade do suco
de melancia, de acordo com os seus objetivos. Pode conferir:


Melancia com chá de hibisco, indicado para diminuir inchaço.
Basta deixar por 5 minutos o sachê de hibisco em infusão na água quente. Quando esfriar, bata no liquidificador com água, melancia,
talo de salsão, hortelã e gelo.


Melancia funcional com morango e beterraba.
Bata a melancia com semente, para turbinar ainda mais o seu suco, junto com beterraba, morango, chia, linhaça e água de coco.
Dica: Bata bem, até chegar ao ponto que não precise coar, para aproveitar as fibras.


Melancia com limão siciliano e manjericão.
Nem precisa escrever o quão refrescante ele é. Mas, cuidado com as dosagens para não exagerar. Bata a melancia bem gelada, com suco de limão siciliano e algumas folhas de manjericão.

Deixe um comentário