Mobilização Voluntária

Por Leonardo Costa

Não é preciso muito para uma mobilização, basta vontade, empatia e dedicação para fazer a diferença.

Anualmente, o Programa SOMA da ASSIST organiza Campanhas e direciona doações para fortalecer as ações desenvolvidas por projetos de organizações não-governamentais e órgãos governamentais que ajudam na transformação social de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Basicamente, o Programa proporciona uma oportunidade única de engajamento de diversos associados, beneficiários e amigos para participar das Campanhas que ajudam as mais diversas causas sociais. Mas, qual o motivo de tanto sucesso?
Independentemente da causa, seja infantil, feminina, ambiental ou cultural, as ações só são possíveis devido a capacidade das pessoas em querer fazer a diferença, de acreditar e se dedicar a ajudar uma causa. Graças a sua capacidade de se mobilizar é que conseguimos fazer este maravilhoso trabalho e ainda pode melhorar.

O poder da mobilização

O planejamento é essencial para o sucesso de uma mobilização voluntária, seja para praticar uma ação pontual ou agregar ações a uma campanha como as que desenvolvemos na ASSIST. Você já pensou em como poderia ajudar a ampliar as arrecadações de alguma Campanha?
Se você ainda não se envolveu em alguma ação voluntária, separamos algumas dicas para você poder analisar a possibilidade de participar. Mas, a participação não necessariamente está limitada a arrecadar os itens de doação, você também pode ser um engajador ou mobilizador que irá contribuir para a divulgação e ampliação dos participantes e consequentemente, contribuir indiretamente para a arrecadação.

Cative os apaixonados

Alguns especialistas afirmam que devemos começar a sensibilização e mobilização dos voluntários com as pessoas apaixonadas. Você pode construir uma rede e convocar líderes comunitários, apaixonados, influentes, ativistas, motivadores e construir.

Todos precisam saber

Qualquer pessoa, antes de aceitar participar de um desafio, precisa saber exatamente onde está se envolvendo e para isso ela vai precisar do máximo de informações sobre o que irá acontecer. Precisamos explicar e deixar claro o que ela precisará fazer e durante quanto tempo. Transpareça quão profundo será o resultado do trabalho que ela irá fazer.
O espírito de pertencimento é primordial. Informe quem mais está compondo o time de mobilização, se ela terá a disponibilidade de alguma ferramenta para ajudar no desenvolvimento da atividade e se será oferecido algum treinamento para a execução.

Agentes multiplicadores

Independentemente do tipo de campanha ou ação que queremos mobilizar, os agentes multiplicadores são essenciais para o crescimento exponencial da atividade voluntária. Você consegue identificar os agentes multiplicadores das suas redes sociais? Eles podem ser classificados como líderes comunitários, pessoas apaixonadas, influentes, ativistas ou até mesmo motivadores que irão aumentar a rede de apoio da ação.

Para agregar

Faça contato com os bares, restaurantes ou lanchonetes que estejam ao entorno da sua residência ou trabalho, além de amigos, familiares e vizinhos. Lembra daquele ditado, de grão em grão, a galinha enche o papo? Então, juntos somos mais fortes e podemos muito mais. Mobilize, engaje e faça a diferença com a conscientização, reflexão e participação.

Servidora que mobiliza

Conversamos com a servidora federal Rosa Teixeira, que atua há quase 10 anos no Instituto Nacional do Câncer e já participou de muitas ações voluntárias destinadas a crianças e idosos, com diversas atividades como bailes, teatro, contação de histórias, pinturas, festa de natal, criações de área de informática.

Como é a sua atuação no INCA?
No INCA, eu faço parte da Comissão de Resíduos.
A Campanha das tampinhas e de lacres são realizadas como atividades dentro dessa Comissão.

Qual o objetivo destas Campanhas?
É reduzir a quantidade de resíduos do meio ambiente, gerar novos materiais com a reciclagem e obter cadeira de rodas para serem utilizadas nas instalações do INCA e também para empréstimo aos pacientes.

Qual o maior desafio quando você se engajou em trabalhos voluntários?
O maior desafio é conciliar as minhas atividades profissionais (não criar impactos nas minhas rotinas diárias), com o meu empenho nas Campanhas das quais eu participo.

Qual a importância da mobilização de outras pessoas em uma Campanha?
É muito importante disseminar a ideia da reciclagem, para ampliar os resultados dessas Campanhas. Tenho observado que as pessoas despertam grande interesse em participar, principalmente nas tampinhas.

Que mensagem você gostaria de mandar para as pessoas que querem participar de uma ação voluntária?
Descubra o poder transformador do voluntariado. Além da importância social, ele proporciona bem-estar e alegria a quem o realiza. Ao doar-se para o outro, nossa autoestima se eleva, reduzindo nossa ansiedade e prevenindo até a depressão.

O Programa SOMA está a frente de todas ações e mobilizações sociais da ASSIST. Atualmente, existem 3 grandes Campanhas que mobilizam e direcionam os Associados para contribuírem na construção de um mundo melhor.


Tampinhas do Bem
Arrecadar todo o tipo de tampinhas plásticas, como de garrafas de refrigerantes, embalagens de sabão, detergente, amaciante, condicionador, shampoo, remédios, embalagens de conserva e outras, para serem convertidas em cadeiras de rodas, que serão utilizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Lacre Solidário
Arrecadar lacres de alumínio, das latinhas de alumínio que embalam refrigerante, cerveja, suco, água tônica ou qualquer outro tipo de bebida, para serem convertidos em cadeiras de rodas para crianças deficientes atendidas pela ONG One by One.

Óleo Usado
Arrecadar óleo de cozinha usado para ser transformado em material de limpeza pela Grande Rio Reciclagem Ambiental e ser doado para as instituições da rede do SOMA, além de contribuir para diminuição da poluição das nossas águas.

Ser voluntário…
Faz bem ao coração
Ajuda quem precisa
Aumenta sua expectativa de vida
Fortalece as ações comunitárias
Trabalha a cidadania
Fortalece a consciência social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.