O poder dos Cristais

Por Leonardo Costa

Visto por muitos como itens de decoração, os cristais possuem propriedades distintas que podem equilibrar a energia do ambiente e das pessoas.

Historicamente, os cristais não foram utilizados apenas como ornamentação de ambientes e jóias como anéis, colares e brincos. Além de vibrarem energia, os cristais são elementos capazes de amplificar, transmutar e absorver energias externas a eles. “As pedras representam a forma mais antiga de cura”, afirma Maíra Shalém, a autora do livro “Elixir de Cristais: A Água de Cristais e seus usos”.

Energia

Segundo alguns escritores, os cristais são considerados como amplificadores, devido a sua capacidade de manipulação e direcionamento energético. Eles emanam uma energia composta por elementos da natureza e raios vibracionais, que podem desbloquear e alinhar os pontos de energia do corpo humano. Esta integração é capaz de proporcionar harmonia, proteção e até mesmo cura. As pedras brutas são consideradas por alguns melhores que as lapidadas, por terem o seus campos energéticos originais.

Meu primeiro cristal

Ao adquirir um cristal existe todo um processo de limpeza, programação e manutenção para renovar as suas propriedades e potencialidades. Estes processos poderão ser repetidos com o passar dos meses e utilização das pedras.
Limpeza: Pode ser feita de várias maneiras. Imergindo a pedra na água em casa ou no mar, banhando-a em água corrente na bica de casa ou na natureza (cachoeira ou rio), ou até mesmo colocando-a sobre uma drusa (quartzo transparente).
Energização: Após a limpeza é recomendado energizá-lo. Considere como se fosse uma recarga de bateria. Ela pode ser feita utilizando a luz do sol, da lua, na terra, nas água de um rio, cachoeira ou chuva, em outro geodo e até mesmo com as suas próprias mãos.
Programação: Nada mais é que colocar no cristal a energia que gostaria que ele vibrasse. Basta segurá-lo em sua mão esquerda, que te liga ao coração, visualizar a sua necessidade e intencionar a energia do seu corpo para o seu cristal. Por exemplo, mentalize o que deseja atrair ou repelir, como amor, paz, saúde.
“O melhor procedimento é aquele que confere melhores resultados de limpeza e de energização para a própria vida do praticante”, reforça a autora Maíra Shalém. Escolha a melhor técnica de acordo com as suas características e desenvolvimento pessoal.

Cromoterapia

A cromoterapia utiliza a frequência de cada cor para influenciar diretamente o padrão vibratório do que está a sua volta, segundo Maíra Shalém em seu livro. As pedras negras geralmente são utilizadas para proteção e purificação, as vermelhas para vitalidade e magnetismo, as laranjas para alegria e criatividade, as rosas para o amor próprio e perdão, as verdes para saúde e raciocínio, as azuis para sabedoria e comunicação, e as violetas para intuição e transmutação espiritual.

Elixir de cristais

Também conhecido como essência de pedras é quando passamos a assinatura energética dos cristais para a água. Que pode ser assimilada pelo corpo por ingestão ou contato com a pele, interagindo em nível celular causando harmonia nos estados psíquico e emocional. Ele pode ser composto por uma ou mais matrizes de cristal. A Autora Maíra Shalém lembra que os cristais encontram o ápice da sua expansão energética durante a lua cheia.
Você pode fazer seu elixir, pelo método direto ou indireto, quando o cristal tem algum elemento tóxico na sua composição e não pode ter contato com a água. O seu preparo pode durar de 30 minutos a 3 semanas, dependendo da pedra e intenção escolhida. Utilizando sempre recipientes de vidro, a autora indica águas destilada, magnetizada, mineral sem gás e por último a filtrada, por conter cloro e outras substâncias indesejadas durante o seu tratamento.

Doenças energéticas

Elas podem ser consideradas como um estado de desequilíbrio que acarreta descompensações físicas, bloqueio de sentimentos, emoções reprimidas, pensamentos tóxicos e até estresse ambiental. Sem o tratamento adequado o desequilíbrio irá afetar o corpo, ocasionando doenças físicas. Se curar de uma doença energética basicamente é equilibrar o corpo, emoções e mente. Os cristais são excelentes ferramentas para esta cura. Veja algumas indicações de cristais estimulantes imunológicos:
Stress ambiental: Pedra de Sangue, Ametista, Quartzo Transparente, Aventurina Verde.
Stress emocional: Quartzo Rosa.
Stress mental: Sodalita, Turmalina Verde.
Sistema imunológico: Turmalina da Paraíba ou Quartzo Verde.
O sistema imunológico físico e psíquico são consideradas como as primeiras linhas de defesa contra a invasão de doenças energéticas, vírus e bactérias. E, logicamente, o stress ambiental, emocional, mental ou físico pode ocasionar a disfunção do sistema imunológico. Mantenha as suas energias equilibradas e renovadas.

Mandalas

Muito comum em algumas culturas, as mandalas de cristais são lindas e podem ser bem coloridas. Consistem em desenhos ou símbolos que criam um campo vibracional de acordo com a sua intenção. Podem ser feitas tanto para fins pessoais como trabalho, saúde, abundância, harmonia, e até mesmo para outras pessoas. Já pensou em presentear alguém com uma mandala de cristais? As mandalas são capazes de emanar energia 24h no ambiente. Elas podem ficar em prateleiras, mesas, no canto dos cômodos e até em baixo da cama.

Cristais e a mente

O cérebro é um dos responsáveis pela maneira como nos sentimos. Ele expele substâncias capazes de alterar o humor. Porém, com exercícios, podemos controlar a nossa mente. Os cristais também podem afetar e estimular a capacidade cerebral. É possível acalmar, revigorar, libertar pensamentos, concentrar a sua mente ou concentrar os pensamentos, e até mesmo outros objetivos mais específicos.
O uso constante de brincos com algum cristal especifico pode ajudar a alcançar o desenvolvimento esperado. Outra forma, é repousar a cabeça e colocar cristais sobre ela e a sua volta. É possível aguçar a mente combinando Labradorita, Sodalita, Ametista, Quartzo Transparente e Quartzo-enfumaçado. A Ametista, por exemplo, pode ajudar na concentração, foco, memória, aprendizagem, tomada de decisões, lidar com vícios e combater a sensibilidade exagerada.

Massagem

Para os adeptos de massagem, qualquer cristal arredondado ou rolado é o ideal, como uma varinha ou ovo de cristal. Pedras pontudas não são indicadas para esta atividade, com exceção das varinhas que devem ser utilizadas apenas a ponta boleada. Para transmitir a qualidade da pedra na região massageada, faça movimentos suaves no corpo com o cristal, o tempo máximo que puder. Você pode tanto se auto massagear ou aplicar a técnica em outra pessoa.
O Quartzo rosa é indicado para quem procura amor e perdão incondicional. Já para quem procura sair do humor depressivo, o Quartzo Rutilado. A Cornalina, Quartzo Transparente e Jaspe Vermelho são indicados para revitalização geral. A Ametista para elevação espiritual.
Que tal mergulhar neste mundo cristalizado e harmonizar os seus ambientes e o seu corpo? Experimente novas vibrações!

Banho

O banho também pode ser uma forma de acessar os benefícios das pedras. Tomar um banho com os seus cristais pode ser uma experiência maravilhosa. É preciso preparar o ambiente cuidadosamente. Dependendo da sua intenção, acenda uma vela perfumada que combine com o cristal. Encha a banheira com água a temperatura de sua preferência. Também podem ser colocadas algumas gotas de óleo essencial. Coloque os cristais na água ou a sua essência (elixir). Cristais mais delicados devem ficar na borda da banheira.
Ao entrar na banheira, recoste-se, feche os olhos e relaxe. Deixe que a água envolva o seu corpo com os efeitos vibracionais dos cristais, massageie o seu corpo, em especial a região da sua intenção. Permita-se imergir na vibração do cristal por, no mínimo, 20 minutos e abra a sua mente. Quando terminar, enquanto estiver se secando, agradeça o auxílio dos cristais. Seque-os cuidadosamente e guarde-os.

Óleos

Óleos de cristais também são ótimos aliados. Eles podem ser confeccionados com o óleos essenciais, mineral ou vegetal. Porém, é preciso escolher de acordo com a intenção e forma de utilização. Para utilizar na pele, prefira um que traga uma sensação mais confortável. Caso seja adicionado no alimento, dê preferência ao óleo vegetal, tendo o mesmo cuidado em relação às pedras com elementos tóxicos. A melhor forma de armazenamento é um recipiente de vidro liso e escuro.

Deixe um comentário