Obesidade

Por Carlos Eduardo

Caracterizada como o acúmulo de gordura no corpo e resultado do aumento da ingestão de calorias na alimentação, onde, o consumo de alimentos supera a quantidade de energia utilizada pelo corpo com atividades diárias. A Obesidade é considerada um problema de saúde pública.
O hábito alimentar é um fator determinante para o desenvolvimento da Obesidade. A opção pela ingestão de alimentos ultraprocessados, ricos em calorias vazias (pobre em nutrientes) e a diminuição do consumo de vegetais (legumes, frutas e hortaliças), são características da alimentação de indivíduos obesos.
O aumento de gordura corporal pode ocasionar o desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes tipo II, apneia, etc.. No entanto, perdas significativas de peso podem alterar o quadro e colaborar com a normalização do estado de saúde.
As mudanças no hábito alimentar e a prática de atividade física são fundamentais para o processo de controle e diminuição do peso corporal. Os benefícios, com as mudanças nos hábitos de vida, vão além do controle de peso e trazem grandes melhorias tanto à saúde quanto na qualidade de vida.

Deixe um comentário