Encerramento de Ciclos e Saúde Mental

Por Leonardo Costa

Passamos por mais um réveillon. Encerramos o ciclo de 2020, mas qual a importância deste rito para a nossa saúde mental? Convidamos a psicóloga Tatiana Braucks do Programa Vida Saudável para nos ajudar a refletir e identificar a relevância para a nossa saúde mental.
A impermanência é uma característica da vida. Nenhuma mudança é permanente, mas o processo de mudança sim, explica a psicóloga. O encerramento de um ciclo traz a sensação psíquica de conclusão. Seja a realização de um sonho, ideia ou mudanças em nossas vidas. As experiências ficam de bagagem para o aprendizado e conseguimos caminhar para outros ciclos e novos caminhos.
Ritos e marcos como a celebração ou até mesmo processo de luto de entes queridos são organizadores do nosso psicológico. Eles nos permitem seguir em frente, com novos projetos, ideias e sentimentos. Por exemplo, precisamos passar pelo processo de luto e resignificar a perda, nos conduzindo pra fora da situação de dor, com outro sentido para a vida.
As memórias boas nos ajudam a construir narrativas de vida, sobre nós mesmos, que constitui a nossa subjetividade. Constituir um ciclo e dar sentido a tudo que nos acontece. O conteúdo completo desta edição do Clube do Conhecimento está disponível no IGTV do nosso Instagram/@assist.rj. Basta seguir o perfil e assistir quando e onde quiser.

Deixe um comentário