Prevenção de Doenças Crônicas

Por Leonardo Costa e Lucas Santos

De acordo com uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, mais de 70% do total de mortes foram atribuídas às principais doenças crônicas como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares, dentre outras. Caracterizadas pela necessidade de cuidados a longo prazo e até a vida toda, elas podem ser transmissíveis (HIV) ou não transmissíveis (obesidade e hipertensão).

Apesar de não serem emergências, o não tratamento e acompanhamento podem acarretar no desenvolvimento de quadros gravíssimos. O acompanhamento é importante para o paciente desde o momento do diagnóstico, podendo ser realizado em algumas vezes por equipes multidisciplinares das áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia e assistência social, além das especialidades médicas.

Com exceção das doenças congênitas, algumas doenças crônicas podem ser evitadas. No caminho contrário ao quadro das doenças crônicas está o cultivo de bons hábitos como uma dieta saudável e a prática de atividades físicas. Se você não fumar, o caminho pode ficar ainda mais fácil.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de orientação para cultivar esses hábitos saudáveis?
Agende a sua orientação com a equipe do Programa Vida Saudável na Área do Associado ou Aplicativo ASSIST.

Deixe um comentário