Procurando um Centro Cultural?

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB tem sido um polo de referência em atividades culturais no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Espaço expositivo, fórum de debates e palco multimídia, o CCBB tem sido um polo de referência em atividades culturais no centro da cidade do Rio de Janeiro. Desde sua inauguração, em 1989, vem afirmando a vocação institucional para a valorização e preservação do patrimônio que remonta à formação da antiga Biblioteca do Banco do Brasil, em 1931, assim como à aquisição da primeira coleção de moedas e cédulas brasileiras, em 1936.

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro / Tel: (21) 3808-2020 / www.bb.com.br

Complexo Cultural da Marinha

No Espaço Cultural, o visitante embarca pela História do Brasil e da navegação.

O Complexo Cultural da Marinha é formado por um circuito de museus e de exposições do qual fazem parte o Espaço Cultural da Marinha, o Museu Naval e a Ilha Fiscal. No Espaço Cultural, o visitante embarca pela História do Brasil e da navegação. Na entrada, está exposta a Galeota D. João VI, construída em Salvador, em 1808, e que esteve em uso até o início do período republicano.

Rua Dom Manuel, 15, Praça XV – Centro / (21) 2104-5592/6025 / www.mar.mil.br/dphdm

Fundação Casa França-Brasil

O Espaço oferece um acervo de catálogos e livros especializados sobre arte contemporânea.

A Casa França-Brasil é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, dedicado, desde 2008, à divulgação da arte e da cultura contemporânea. A Sala de Leitura oferece um acervo de catálogos e livros especializados sobre arte contemporânea, além de acesso à internet. Está situada em um prédio histórico, documento do primeiro registro do estilo neoclássico na cidade, projeto encomendado por D. João VI à Grandjean de Montigny, arquiteto da Missão Artística Francesa, para sediar a primeira Praça do Comércio da cidade. Quatro anos após, o prédio foi transformado por D. Pedro I em Alfândega, assim permanecendo até 1944.

Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro /Tel:2253-5366/ www.casafrancabrasil.rj.gov.br

Museu de Arte do Rio (MAR)

O MAR aborda não só processos históricos, mas também as próprias transformações do espaço urbano.

O museu procura unir as dimensões histórica e contemporânea da arte por meio de exposições de curta e longa duração, de natureza nacional e internacional, ainda tendo uma dimensão educativa, representada pela Escola do Olhar. O MAR aborda não só processos históricos, mas também as próprias transformações do espaço urbano. Essas transformações envolvem não somente os bens imóveis, como também a cultura e as pessoas da região e da cidade.

Praça Mauá, 5 – Centro / Tel: 2203-1235 / www.museudeartedorio.org.br

Paço Imperial

Exposições de arte nacionais e internacionais e outras atividades.

O prédio do Paço Imperial é um espaço no qual a memória histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro dialoga com a contemporaneidade por meio de exposições de arte nacionais e internacionais e outras atividades. Sua inauguração foi um presente para a cidade, que teve de volta um dos mais representativos edifícios civis coloniais, construído em 1743.

Praça XV de Novembro, 48 – Centro / 2215 2622 / www.pacoimperial.org.br

Museu Casa de Benjamin Constant

O museu retrata o ambiente familiar e o contexto sociocultural em que viveu um dos maiores nomes da republicana brasileira.

O Museu Casa de Benjamin Constant foi criado com o propósito de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sociocultural em que viveu uma das maiores figuras da história republicana brasileira.

Rua Monte Alegre, 255 – Santa Teresa / Tel: 3970-1168 / www.museubenjaminconstant.blogspot.com.br

Museu Nacional

A mais antiga instituição científica do Brasil voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento.

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento. Sua história remonta aos tempos da fundação do Museu Real, por D. João VI, em 1818, cujo principal objetivo era propagar o conhecimento e o estudo das ciências naturais em terras brasileiras.

Quinta da Boa Vista, S/No – São Cristóvão / Tel: 2254-4320 / www.museunacional.ufrj.br

Fonte: Museus RJ – Um guia de memórias e afetividades

Deixe um comentário