Evitando doenças

É preciso ter muita cautela ao comprar alimentos de vendedores ambulantes. Verifique embalagem, validade e manipulação. No verão, por exemplo, é preciso evitar sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral. Pois elas podem causar as doenças transmitidas por alimentos (DTA).

As DTA são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), existem mais de 250 tipos de DTA. A maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais, encontradas em cogumelos venenosos, alguns tipos de algas e peixes, ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento, como chumbo e agrotóxicos.

Os sintomas mais comuns para as doenças transmitidas por alimentos são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre, dependendo do agente etiológico. Podem ocorrer também afecções extra-intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (Hepatite A), terminações nervosas periféricas (Botulismo) e má formação congênita (Toxoplasmose), dentre outros.

Em geral, as doenças transmitidas por alimentos são autolimitadas, com exceção de alguns casos em que coexistem outras patologias, em crianças, idosos e imunodeprimidos, e depende do grau de toxigenicidade do agente etiológico envolvido. Por isso, o tratamento é inespecífico e prescinde de orientação médica adequada.

Em todos os casos, é importante monitorar o estado de hidratação e a duração dos sinais e sintomas, além de procurar o serviço de saúde para a identificação terapêutica específica, de acordo com a suspeita clínica. Também é fundamental a reposição de líquidos, principalmente em crianças, idosos e imunodeprimidos que apresentam diarréia.

O Ministério da Saúde elenca algumas orientações gerais para que consigamos diminuir as chances de desenvolver alguma DTA. Antes, durante e após o preparo dos alimentos. Atitudes simples como lavar as mãos regularmente podem evitar a contaminação. Normalmente, nos esquecemos de higienizar as mãos depois de manusear objetos sujos, tocar em nossos bichinhos de estimação ou até mesmo após irmos ao banheiro.

Dicas saudáveis

É importante selecionar alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados. Para desinfecção de frutas, legumes e verduras, recomenda-se imergir os alimentos em uma solução preparada com 10 ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio à 2,5%, para cada litro de água tratada.

Quando comprar ovos, não precisa lavá-los antes de estocar ou guardar na geladeira. Eles precisam ser lavados apenas antes do uso, em água potável, um por vez. Mas, não se esqueça também de lavar e desinfetar todas as superfícies, utensílios e equipamentos que serão usados na preparação de alimentos.

Os alimentos cozidos precisam ser mantidos em temperaturas adequadas antes do seu consumo, sejam refrigerados ou aquecidos. Já os que estão prontos para o consumo devem ser protegidos de novas contaminações, mantidos em um rigoroso controle de tempo e temperatura. Os quentes devem ser mantidos a 60ºC ou mais, e os alimentos frios abaixo de 10ºC.

O congelamento dos produtos cárneos (-18ºC) por 7 dias elimina a maioria de cistos teciduais causadores da toxoplasmose. Os congelados ou refrigerados precisam ser bem reaquecidos, antes de serem consumidos. Já na temperatura ambiente, não é indicado o consumo de alimentos expostos a mais de quatro horas. Outra dica é evitar alimentos comercializados em estabelecimentos que não foram inspecionados.

Compre alimentos seguros, verificando prazo de validade, acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor). Não compre alimentos sem etiqueta que identifique o produtor. Com estas informações você já pode aproveitar ao máximo a sua alimentação, evitando doenças e mantendo uma boa hidratação. Seja saudável e compartilhe qualidade de vida.

Deixe um comentário