Transtorno do Espectro Autista e a atuação interdisciplinar do Instituto Priorit
Por Leonardo Costa
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Diagnosticar o TEA precocemente é crucial para garantir intervenções adequadas que melhorem a qualidade de vida das pessoas afetadas. Convidamos a fonoaudióloga Danielle Veloso para falar sobre o TEA e a atuação transdisciplinar do Instituto Priorit.
“O autista tem um transtorno, não uma doença ou uma deficiência”, explica a especialista. Com um diagnóstico precoce, é possível implementar terapias comportamentais e educacionais que ajudam a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, proporcionando uma maior integração na sociedade.
Além disso, compreender e respeitar as necessidades específicas das pessoas com TEA é fundamental para promover sua inclusão e bem-estar. Isso envolve criar ambientes acessíveis e adaptados, tanto em casa, quanto na escola e no trabalho. Estratégias de apoio, como o uso de pictogramas, rotinas estruturadas e comunicação visual, podem auxiliar na redução de ansiedade e no aumento da autonomia das pessoas com TEA.
Quer saber mais?
Você pode assistir à edição completa do Clube do Conhecimento no Instagram/@assist.rj e no Canal do YouTube.
Assista quando e onde quiser!