Vida a dois: Desafios e Benefícios

Por Leonardo Costa

Desde o nascimento nos relacionamos com outras pessoas. As primeiras relações são com os nossos pais. Inconscientemente, o cérebro nos impulsiona a buscar relacionamentos afetivos que atendam as nossas necessidades. Relacionamentos que trazem muitos benefícios e desafios. Segundo a psicóloga e analista comportamental, Lilian Melo, a vida a dois está sempre no contexto de um grande ciclo.
O Compartilhar é o principal benefício. Pesquisas apontam que, quem opta em compartilhar sua vida com alguém, tende a viver mais e melhor. Compartilhar não só bons momentos, mas projetos, sonhos, desejos e responsabilidades como cuidar dos filhos, da casa ou do pet, pois impactam positivamente na troca diária.
Os desafios surgem na relação em momentos diferentes e alguns se repetem. Quanto mais longa a relação, maiores os desafios, pois temos ciclos psíquicos que conduzem as relações: Paixão, amor romantizado e amor companheiro. E, cada pessoa da relação pode estar em uma fase diferente, fortalecendo os desafios. O diálogo pode ser a chave para conseguir entender o tempo e a perspectiva do outro.
As questões emocionais são desafios constantes, por serem íntimas e estarem vinculadas às relações familiares. O amadurecimento e autoconhecimento é primordial para um relacionamento saudável na vida a dois. “Só o amor não basta”, explica a psicóloga.
Quer saber mais? Esta edição do Clube do Conhecimento está disponível no IGTV do nosso Intagram/@assist.rj. Assista quando e onde quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.