10 dicas para prevenir as doenças respiratórias

foto de mulher deitada com doenças respiratórias assoando o nariz

No sistema respiratório é onde ocorrem as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente. Através dele, podemos respirar e garantir o oxigênio que o nosso corpo precisa para funcionar bem.

Dessa forma, manter a saúde nesse sistema é essencial. Quem tem doenças respiratórias pode ter uma piora na qualidade de vida, inclusive com um potencial para enfermidades graves. Para evitá-las, leia nossas dicas! 

1. Tenha uma alimentação saudável

Para começar, saiba que ter uma alimentação saudável é algo que ajuda a prevenir doenças respiratórias. Por isso, é um primeiro fator ao qual precisamos ficar atentos.

Entre os principais alimentos sugeridos, estão os ricos em vitamina C. Além disso, o ferro também é importante, visto que ele é necessário para a produção de hemoglobinas. As hemoglobinas são proteínas que transportam o oxigênio para o corpo.

Ou seja, caso o seu organismo esteja em falta de ferro, pode ter problemas nesse transporte. E, assim, seu corpo todo vai acabar sofrendo por não ser abastecido pelo oxigênio que chega aos pulmões.

2. Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos, como as de atletismo, também ajuda a prevenir as doenças respiratórias. Isso é especialmente verdade quando essa prática é feita ao ar livre, o que é mais indicado.

Com o passar do tempo, a sua capacidade respiratória aumenta a partir dessas atividades. Se você for sedentário, o ideal é começar aos poucos e ir aumentando gradualmente. Isso, inclusive, ajuda pessoas com doenças no trato respiratório, como asma.

3. Fique longe de alergênicos

Foto Em Tons De Cinza De Um Homem Vestindo Suéter, segurando livro com bastante pó

Você já tem alguma doença respiratória, como a asma que citamos antes ou mesmo rinite? Pois bem, nessas situações, significa que há algo que atua como um agente que ativa a sua alergia.

Em geral, fatores como ácaros e pó são os grandes vilões. Perfumes, pelos de animais e outros também podem prejudicar. O ideal é fazer exames com seu médico para descobrir exatamente o que prejudica no seu caso. 

Dessa forma, após saber o que faz mal para você, evite ficar perto disso. Cuide do ambiente da sua casa, evitando tapetes e cortinas que acumulam pó, limpando com uma frequência maior, etc.

4. Beba bastante água

Não é novidade que o corpo humano precisa de pelo menos 2 litros de água por dia, não é verdade? Duvido que você nunca tenha ouvido isso! E, de fato, precisamos, inclusive para evitar problemas respiratórios.

Ao tomar água com frequência, garantimos que as mucosas e as secreções se mantenham mais líquidas. Então, com isso, elas são eliminadas com maior facilidade. Assim, acabam levando embora também agentes infecciosos, como vírus e bactérias, por exemplo.

5. Respire corretamente

Pode parecer uma pergunta estranha, mas você sabe como respirar do jeito certo? Embora seja algo natural, existe uma forma mais indicada para se fazer isso.

Respirar pela boca é algo ruim, que você deve evitar. Quando o ar entra pelo nariz, ele é filtrado, eliminando sujeiras. Além disso, o ar se mantém mais úmido e em uma temperatura mais aquecida, ideal para os pulmões.

Portanto, pensando em questões como limpeza e qualidade do ar, o ideal é respirar pelo nariz. Se você tem o costume de respirar pela boca, tente se policiar para melhorar a sua prática. 

6. Não fume

Essa dica para prevenir doenças respiratórias provavelmente você já conhece. Mas fumar realmente é um problema. Isso é uma das principais causas de enfermidades no trato respiratório, inclusive algumas graves como o câncer.

Vale ressaltar também que inalar a fumaça é algo que prejudica não apenas quem fuma, como também todos ao redor. Por certo, não no mesmo nível, mas é prejudicial. Portanto, também evite ficar próximo de pessoas fumando.

7. Durma bem

Foto De Mulher De Camiseta Branca Deitada Na Cama demonstrando que dormir bem ajuda a prevenir contra doenças respiratórias

Uma boa noite de sono é fundamental para que o corpo se recomponha da rotina pesada. Durante esse momento, alguns processos metabólicos ocorrem.

Isso se aplica também ao sistema respiratório. Caso você não durma bem, pode perder vigor, ter um sistema imunológico mais frágil, além do aumento de propensão a ter doenças cardiovasculares, entre outros problemas.

8. Tenha uma boa higiene

Com a pandemia de covid-19, todo mundo aprendeu a manter as mãos bem higienizadas. Saiba, porém, que isso não serve apenas para o coronavírus. Outros agentes infecciosos, como da gripe e o H1N1 também são combatidos dessa maneira.

O ideal é lavar as mãos com frequência, especialmente antes de comer. Se não puder lavar, passe álcool gel. Outra dica é evitar colocar as mãos na boca.

9. Esteja vacinado contra as principais doenças

Ter a vacinação em dia contra a gripe, por exemplo, ajuda a evitar a doença. Hoje em dia, a vacinação é gratuita pelo SUS, com o Plano Nacional de Imunizações (PNI). No entanto, caso queira ir além, as clínicas privadas também oferecem opções. 

O importante é manter a vacinação em dia, a fim de evitar qualquer doença. Isso vale para crianças, adultos e idosos.

10. Procure um médico sempre que necessário

Se o seu corpo apresentar algum sinal de que não está bem, procure ajuda médica. Isso pode significar alguma doença, seja ela respiratória ou de outra natureza. Quanto antes você for, melhor, para evitar algo mais grave.

Para ter apoio médico quando precisar, os planos de saúde hospitalares e ambulatoriais são ótimas opções. Você sabe a diferença entre ambos? Clique aqui e descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.