Quais são as categorias oficiais do atletismo brasileiro por faixa etária?

Quais são as categorias oficiais do atletismo brasileiro por faixa etária?

O atletismo é visto como o esporte mais nobre e mais organizado em termos de competição. Nesse sentido, existe também uma divisão de categorias por faixa etária a qual deve ser respeitada.

No Brasil, existe um total de 5 categorias para os mais jovens, além da categoria adulto e das masters. Dessa forma, há espaço para todos que queiram competir.

Como funciona o atletismo por faixa etária?

homem de camisa vermelha correndo em pista ao lado de lago

Assim como em outros esportes, o atletismo é segmentado em diferentes faixas etárias. Dessa forma, há uma competitividade mais justa entre os atletas, disputando contra outros de idades similares.

Quem determina as categorias oficiais do atletismo brasileiro é a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ela faz isso com base nas normas da International Association of Athletic Federations (IAAF) e a Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE).

Essas categorias devem ser seguidas por todas as entidades filiadas à confederação brasileira. Sendo assim, para um evento ser considerado oficial de acordo com essas normas, deve respeitar as faixas etárias.

Hoje em dia, há uma diferenciação com relação a categorias jovens, adultas e de masters. Abaixo, vamos falar em mais detalhes sobre cada uma delas.

Quais são as categorias de menores e juvenis?

Para começar, as categorias menores e juvenis são as dos atletas iniciantes. Ou seja, daqueles que, mais jovens, estão começando a competir nas modalidades do atletismo. Dentro disso, há subdivisões.

Por exemplo, a categoria de menores é uma das que agrega os atletas mais novos. Desse modo, quem tem 15, 16 ou 17 anos, no ano da competição, está enquadrado dentro dessa categoria.

A seguir, há a categoria de juvenis. Nesse caso, porém, é com atletas de uma idade um pouco maior. Ela contempla quem tem 16, 17, 18 ou 19 anos no ano de realização da competição em questão.

A última entre as categorias para os atletas mais jovens é a sub-23. Assim como indica o nome, ela vale para todos que têm idade menor a essa no ano da competição.

As competições dessas categorias têm algumas restrições. Uma delas é que os atletas podem participar apenas de duas provas individuais e revezamento. E se as individuais forem de pista, somente uma pode passar de 200 metros de distância.

Ademais, perceba que um atleta mais novo pode competir com os mais velhos, mas a recíproca não é verdadeira. Isto é, um jovem de 16 anos pode competir em qualquer uma das categorias citadas, mas um de 22 não pode competir entre os juvenis ou menores.

Mas e com relação a atletas com idade inferior a 16 anos? A CBAt recomenda que entre 13 e 14 seja definida a categoria de mirim e 11 e 12 a de pré-mirim. Competições oficiais para crianças de 10 anos de idade ou menos são proibidas.

Como funciona a categoria de atletismo para adultos?

quatro homens correndo em maratona sobre uma ponte na categoria de atletismo para adultos

Após as categorias menores, juvenil e sub-23, a próxima no atletismo é a de adultos. Nesse caso, como sugere o nome, é voltada para os atletas que já possuem uma faixa etária superior. É aqui que se encontram as competições mais visadas.

No entanto, a categoria adulto não é excludente. Se um jovem quiser participar dela, assim poderá fazer. Existem, porém, algumas regras que se aplicam a esses casos.

Se menores com 16 ou 17 anos concorrerem nela, vale a mesma regra da seção anterior. Ou seja, só podem participar em duas provas individuais e revezamento. Além disso, se as individuais forem de pista, somente uma pode passar de 200 metros de distância.

Outro ponto importante é que atletas de 16 e 17 anos não podem participar em algumas modalidades. São elas os 10 mil metros rasos, a maratona, o arremesso, os lançamentos, o decatlo e a marcha atlética.

Quem tem 18 e 19 anos também tem sua participação impedida em algumas provas. Aqui, porém, são duas apenas, sendo elas a maratona e os 50 km marcha atlética.

O que são as categorias masters no atletismo?

Acima das categorias pré-mirim, mirim, menores, juvenis, sub-23 e adultos, temos a categoria de masters no atletismo. Ela é voltada para atletas de uma faixa etária mais avançada.

A primeira categoria master é a M35, indo dos 35 aos 39 anos. A segunda, o M40, começando nos 40 anos no ano da competição e indo até os atletas de 44. A terceira, a M45, de 45 a até 49 anos.

Essa sequência segue de 5 em 5 anos, na mesma lógica, até o M100. No M100, então, disputam aqueles que já têm 100 anos ou mais no ano da competição.

Se você quer competir, saiba que a ASSIST disponibiliza a participação em eventos de corridas e caminhadas no Rio de Janeiro. Veja aqui como participar!

Deixe um comentário