10 Motivos para Voltar a Correr, pelo Bem da Saúde!

10 Motivos para Voltar a Correr, pelo Bem da Saúde!

Se você já correu alguma vez na vida, sabe que existem benefícios que dá para sentir na pele. Por isso, pensar nessas vantagens é uma das maiores fontes de motivação para, enfim, voltar a ter uma rotina de exercícios físicos regulares.

Somente para a saúde, existem diversos fatores que são relacionados à prática de correr regularmente. Nessa publicação, separamos os 10 principais para que você consiga se motivar. Acompanhe!

Melhora da saúde cardiovascular

O primeiro motivo para voltar a correr é um dos mais conhecidos. A atividade física é capaz de promover um aumento na saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Isso, por sua vez, diminui a chance de doenças dessa natureza.

Ou seja, na prática esta é uma forma de prevenção contra derrames, contra pressão alta, entre outros. Além disso, é uma forma de induzir o aumento do colesterol bom (HDL) e de diminuir o colesterol ruim (LDL).

Fortalecimento do sistema imune

O sistema imunológico é um complexo sistema biológico responsável por proteger o corpo contra agentes invasores que causam doenças. Ele é composto por diversos órgãos, tecidos, células e moléculas, que trabalham em conjunto para identificar e destruir substâncias que representam uma ameaça à saúde.

motivos para voltar a correr

Correr regularmente pode ajudar a fortalecer o sistema imune. Sendo assim, essa é uma prática que ajuda a diminuir a inflamação crônica e a prevenir contra doenças infecciosas.

Reduz o risco de doenças respiratórias

Correr regularmente auxilia na melhora da função pulmonar. Em outras palavras, ajuda a aumentar a capacidade do seu pulmão, fazendo com que ele funcione melhor. Isso é especialmente benéfico para quem tem doenças crônicas, mas também é ótimo para a população em geral. Também ajuda a diminuir o risco de doenças respiratórias.

Auxilia no controle do peso

Há algumas formas através das quais correr ajuda a manter um bom peso. Entre elas, estão o estímulo à queima de calorias, a aceleração do metabolismo, a melhora da sensibilidade à insulina e a redução da quantidade de gordura, sobretudo a abdominal.

Fortalece os ossos

Durante a corrida, o impacto dos pés no chão estimula as células dos ossos a produzirem mais tecido ósseo, tornando os ossos mais densos e resistentes. Além disso, a corrida pode ajudar a prevenir a perda óssea associada ao envelhecimento e à osteoporose e estimula, igualmente, a produção de hormônios como a testosterona e o hormônio do crescimento.

Porém, é válido lembrar que correr de forma errada pode ter o efeito contrário. O excesso de corrida ou correr errado podem levar a fraturas, lesões ósseas e inflamações. Portanto, fique atento aos sinais, como dor.

Enriquece a qualidade do sono

A qualidade do sono é importante para a saúde física e mental. O sono inadequado ou de má qualidade pode contribuir para problemas de saúde, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e depressão. 

Por outro lado, a melhoria da qualidade do sono pode ter benefícios significativos para a saúde e o bem-estar geral. Correr pode ajudar a cansar fisicamente, a regular o relógio biológico e a reduzir o estresse, todos fatores que contribuem para um bom sono.

Alivia o estresse e melhora o humor

A dopamina é um neurotransmissor, uma substância química produzida no cérebro que ajuda a transmitir sinais entre os neurônios. Ela desempenha um papel importante no controle dos movimentos corporais, na regulação do humor, no aprendizado, na motivação, na atenção e no processo de recompensa.

motivos para voltar a correr

Quando ela é liberada, há uma sensação prazerosa e recompensadora, como comer algo saboroso ou receber um elogio. Por isso, ela é frequentemente associada a sensações de prazer, felicidade e bem-estar.

Os índices de dopamina no cérebro podem ser afetados por várias coisas. Os exercícios físicos ajudam a elevar o seu nível, o que, por sua vez, estimula um aumento no bem-estar e melhora o humor, combatendo estresse e ansiedade.

Promove a socialização

Corrida para mulheres e para homens trazem vantagens relativas à socialização. Participar de corridas ou clubes de corrida pode ajudar as pessoas a se conectarem com outras que têm interesses semelhantes. Isso pode levar a novas amizades e oportunidades de interação social.

Traz mais autoconfiança

Correr regularmente traz uma maior autoconfiança. Em primeiro lugar, você se sente melhor em função da dopamina, sobre a qual já falamos. Além disso, porém, por bater suas metas e alcançar objetivos, você tende a se sentir melhor consigo mesmo.

Leva a um estilo de vida mais saudável

Um estilo de vida saudável é aquele que promove o bem-estar físico, mental e social. Desse modo, envolve uma série de hábitos e comportamentos que são considerados benéficos para a saúde e podem ajudar a prevenir doenças, principalmente as crônicas, como diabetes e hipertensão.

Correr é uma atividade que, quando realizada de forma frequente, é condizente com um estilo de vida saudável. Além disso, ao usufruir dos benefícios da corrida, é capaz até mesmo de que você consiga influenciar os outros à sua volta a correr também.

Quer saber mais sobre esse assunto e muitos outros? Confira nosso blog!

Na ASSIST, você encontra benefícios relacionados a corridas e caminhadas. Disponibilizamos a participação em eventos no estado do Rio de Janeiro. Clique aqui e venha conferir!

Deixe um comentário