Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana

Por Leonardo Costa

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) é sinônimo de cultura, memória e tradição. Com uma localização estratégica na Bahia de Guanabara, ao final da Praia de Copacabana, o Museu nos presenteia com uma vista deslumbrante da praia na Alameda Octávio Correa. Detentor de um acervo histórico exemplar, ele se torna uma oportunidade maravilhosa de passeio com a família, podendo visitar o Forte de Copacabana e a Cúpula dos Canhões.

As exposições permanentes ficam no Salão Colônia/Império com a temática “O Exército na Formação da Nacionalidade”, onde os principais fatos são relatados pela ótica militar. No Salão República com o registro da atuação do Exército Brasileiro no período republicano, com a primeira Assembleia Constituinte, a Revolta Armada, a Guerra de Canudos e outros fatos. As exposições temporárias mudam a cada bimestre com um novo tema disponibilizado para os visitantes. Além da programação cultural com música, sarau e encontro de corais.

Lembre-se que o Museu e o Forte são Áreas Militares e que estão sujeitas a uma legislação específica. Fique atento as normas de visitação. Fotos e filmagens são permitidas, mas sem flash nas áreas internas. A visitas guiadas levam 45 minutos e estão disponíveis todos os dias, com o limite de 15 participantes. Basta agendar na Sala de Ambientação.

MHEx/FC

Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Posto 6 – Copacabana/RJ
Instagram/@mhexfc_exercito
Telefone: (21) 2287-3781

Ingressos

Entrada gratuita às terças-feiras
Demais dias – R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Pagamento apenas em dinheiro e não há vendas on-line

Visitas

Terça a domingo e feriados
das 10h às 18h – Museu Histórico e o Forte, Cúpula dos Canhões e Exposições
das 10h às 19h – Alameda Octávio Correa, Café e Lojas

Programação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *