Quais Habilidades Podem ser Desenvolvidas Através das Coreografias de Danças

Quais Habilidades Podem ser Desenvolvidas Através das Coreografias de Danças

As coreografias de dança funcionam como uma mistura de arte com atividade física. Dessa forma, elas são capazes de gerar diversas vantagens ao corpo, à mente e até mesmo à nossa esfera social.

Essa é uma forma divertida de exercício que ajuda a ver a vida de uma forma mais leve e alegre. Através da dança, é possível melhorar o humor, desenvolver a musculatura e até fazer amigos. Leia até o final para entender!

É uma prática de atividade física saudável

Em primeiro lugar, as coreografias de dança ajudam qualquer um na prática de atividade física. Essa é uma arte lúdica que mexe muito com o corpo, fazendo com que alguns benefícios ao corpo venham junto.

A dança serve basicamente como um esporte, em muitos dos casos. Dessa forma, ajudam em fatores como no metabolismo, no fortalecimento dos músculos, no aumento da flexibilidade do corpo, em ter uma melhor postura e no condicionamento físico.

Veja, portanto, que são vários os benefícios que boas coreografias de danças podem trazer. Para isso, porém, é necessário praticar com uma certa frequência e intensidade.

Ajuda na saúde mental

COREOGRAFIAS DE DANÇAS

Outro benefício das coreografias de danças pode ser visto na saúde mental. Esse ponto positivo da dança também é similar ao dos esportes e demais formas de atividade física. Isso porque esses exercícios agem no cérebro.

Atividades como a dança e os esportes geram a produção de dopamina. A dopamina é um neurotransmissor ligado a emoções e ao humor. Assim sendo, essa atividade age diretamente levando a um maior bem-estar.

Por isso, essa forma de atividade muitas vezes é recomendada até mesmo por especialistas para auxiliar em tratamentos de saúde mental. A prática de exercícios ajuda a controlar ansiedade, depressão e estresse, por exemplo.

Convívio com a arte

As coreografias de dança, de um modo geral, formam uma arte que ultrapassa a atividade física. Em virtude disso, acaba sendo uma ótima alternativa para quem curte mais esse tipo de exercício.

Dessa maneira, esta é uma atividade lúdica, além de um exercício. Então, você deve se divertir ao mesmo tempo em que trabalha o seu corpo. Além disso, é uma forma de ver o mundo de um jeito mais alegre e menos hostil.

Socialização

Nas aulas de dança, você certamente vai fazer alguns bons amigos. Este é um ambiente alegre, onde as pessoas vão para se exercitar de uma forma divertida. As coreografias de dança agregam a isso.

Observe, portanto, que também é um ótimo lugar para fazer amigos. Essa é uma atividade em grupo e que exige o compartilhamento de experiências. Caso não seja bem-feito, a coreografia certamente não ficará boa.

Isso, então, ajuda a desenvolver também a capacidade de trabalho em equipe. Você deve aprender a ter relações mais afetivas e saudáveis por meio dessa arte. É, inclusive, algo muito indicado para crianças e adolescentes.

Melhora a autoestima

coreografias de danças

Hoje em dia, é muito comum ouvirmos pessoas que têm uma baixa autoestima e não possuem qualquer tipo de autoconfiança. A dança é uma atividade que ajuda a melhorar esses dois fatores.

A partir do momento em que você observar que está melhorando nas coreografias de dança, vai se sentir melhor e mais capaz. Você vai ver que é capaz de controlar melhor os movimentos do seu corpo e que entende como ocupar os espaços de modo mais eficaz.

Isso tudo traz mais estímulos para continuar com a dança e até mesmo para lidar com os problemas do dia a dia. Basta ter paciência e se dedicar para ter os resultados que deseja.

Promove o desenvolvimento de sentidos e competências

Por fim, a dança ajuda no desenvolvimento de algumas habilidades e sentidos específicos. Ela desenvolve o potência de expressão corporal de uma série de maneiras, seja em crianças, em adolescentes, em adultos ou até mesmo em idosos.

Na parte visual, é preciso entender os movimentos e fazê-los de forma correta. Isso ainda ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento auditivo, precisando se manter no ritmo.

Pelo lado cognitivo, há o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio rápido e a coordenação motora. Isso aliado às emoções que devem ser demonstradas durante as coreografias de dança.

Está convencido a começar as suas aulas de dança? Os associados da ASSIST e seus beneficiários têm a oportunidade de praticar vários ritmos. Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário