A Importância da Odontologia Preventiva e os Benefícios para a Saúde Geral

A Importância da Odontologia Preventiva e os Benefícios para a Saúde Geral

A saúde bucal é um componente vital da saúde geral. Tendo isso em mente, a odontologia preventiva desempenha um papel crucial na manutenção de sorrisos saudáveis ao longo da vida. 

Muitas vezes subestimada, essa prática não apenas visa prevenir problemas dentários, mas também impacta positivamente a saúde do corpo como um todo. Leia nossa publicação para cuidar melhor da sua boca!

O que é a odontologia preventiva?

A odontologia preventiva é uma área da odontologia que se concentra na prevenção de doenças bucais e na promoção da saúde bucal. Dessa forma, o objetivo principal é evitar problemas dentários antes que eles ocorram, em vez de tratá-los após o desenvolvimento. 

Para que isso seja feito com sucesso, então, há uma série de ações que podem ser feitas. O seu dentista saberá aquilo que é mais indicado para o seu caso, mas as principais são as que vamos falar agora.

odontologia preventiva

Em primeiro lugar, os exames regulares fazem parte da odontologia preventiva. Eles incluem a realização de exames odontológicos de rotina para detectar precocemente problemas como cárie, doença periodontal, câncer bucal e outras condições.

Em seguida, algo simples, como a limpeza dental e da gengiva também é importante. Isso ajuda a remover placa bacteriana e tártaro, reduzindo assim o risco de cárie e doença periodontal.

O dentista também pode optar pela aplicação de selantes. Isso é feito nas fissuras dos dentes posteriores (molar e pré-molar) para prevenir a formação de cáries nesses locais de difícil acesso à escova.

Outras práticas ainda podem ser realizadas. A utilização de flúor para fortalecer o esmalte dos dentes e torná-los mais resistentes à cárie e o aconselhamento sobre uso de protetores bucais são exemplos.

Dito isso, um dos principais pontos é fora da boca: a educação em saúde bucal. Em outras palavras, o fornecimento de informações e orientações sobre práticas de higiene bucal adequadas, incluindo escovação, uso do fio dental, dieta saudável e o uso de produtos dentários adequados.

Quais são os benefícios dessa prática?

A odontologia preventiva visa a promoção da saúde bucal e a prevenção de problemas dentários. Por isso, acaba contribuindo para a qualidade de vida geral e a saúde dos pacientes de diversas formas.

Ela ajuda, por exemplo, a evitar a ocorrência de problemas dentários muito comuns antes que fiquem mais graves. Entre elas, cárie, doença periodontal e infecções.

A prática regular de cuidados preventivos contribui para a manutenção de uma boa saúde bucal ao longo da vida. Este é um processo que auxilia os pacientes a preservar seus dentes naturais por mais tempo.

Inclusive, ela tende a ser menos desconfortável. Tratamentos preventivos tendem a ser menos invasivos e menos dolorosos do que procedimentos de restauração dentária.

Ah, e a saúde bucal está relacionada à saúde geral do corpo. A prevenção de infecções orais e inflamações pode ajudar a reduzir o risco de complicações sistêmicas, como doenças cardíacas e diabetes. Exames odontológicos podem até mesmo detectar sinais de doenças sistêmicas, já que podem se manifestar na boca.

odontologia preventiva

Por fim, para a saúde financeira ela também é benéfica. Isso porque consultas de rotina e tratamentos preventivos são geralmente menos dispendiosos do que procedimentos odontológicos corretivos.

A cada quanto tempo devo ir ao dentista?

Ir ao dentista regularmente é essencial para manter uma boa saúde bucal e prevenir problemas dentários. As recomendações padrão geralmente incluem visitas ao dentista a cada seis meses, mas a frequência pode variar dependendo das necessidades individuais de cada pessoa, é claro.

A maioria das pessoas deve agendar exames odontológicos de rotina a cada seis meses. Durante essas consultas, o dentista realizará uma avaliação geral da saúde bucal, verificará a presença de cárie, fará uma limpeza profissional e discutirá qualquer preocupação ou sintomas que você possa ter.

Porém, não é sempre assim. A frequência pode variar dependendo das necessidades individuais de cada pessoa, é claro.

Por isso, se você estiver enfrentando dor de dente, sangramento gengival, inchaço na boca, sensibilidade dental persistente ou qualquer outro problema bucal, não espere até sua próxima consulta de rotina. Marque uma consulta o mais rápido possível para avaliação e tratamento.

Algumas pessoas têm um risco aumentado de desenvolver problemas bucais e podem precisar de visitas mais frequentes ao dentista. Isso inclui pessoas com histórico de doença periodontal, diabetes, tabagismo, gravidez, problemas médicos crônicos ou aqueles que usam aparelhos ortodônticos.

E quem está em meio a tratamentos dentários, como tratamento de canal, ortodontia ou implantes dentários? Bom, nesses casos basta seguir o cronograma de acompanhamento recomendado pelo seu dentista.

Peça a ele uma recomendação para a frequência de consultas. A prevenção odontológica e a detecção precoce de problemas bucais são fundamentais para manter uma boa saúde bucal ao longo da vida.

Os Associados ASSIST podem contar com o Benefício Assistência Odontológica Ambulatorial Básica Coletiva que disponibiliza diversos elementos de odontologia preventiva, como consultas, exames e procedimentos e tratamentos previstos no Guia do Associado. Veja mais clicando aqui!

Deixe um comentário