7 Benefícios da Dança Para Corpo e Mente

7 Benefícios da Dança Para Corpo e Mente

A dança é uma atividade que envolve movimentos rítmicos e coordenados do corpo, geralmente acompanhados por música. Além de ser uma forma de expressão artística, a dança também traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. 

A prática regular da dança pode melhorar a flexibilidade, fortalecer os músculos, aumentar a resistência, melhorar a postura e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a dança pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a autoconfiança. Veja aqui em detalhes!

Quais são os benefícios da dança para o corpo?

Os benefícios da dança para o corpo são similares aos de outras atividades físicas. Dessa forma, ela é capaz de melhorar a saúde de uma forma geral, ao mesmo tempo em que é um exercício divertido.

benefícios de dançar para o corpo
  1. Fortalece os músculos

Dançar envolve movimentos repetitivos que exigem força e resistência muscular. Esses movimentos podem ajudar a fortalecer os músculos ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, muitos estilos de dança envolvem o uso de pesos ou outras formas de resistência para fortalecer os músculos.

Ela também exige equilíbrio e estabilidade, fator determinante para fortalecer especialmente os músculos das pernas e abdômen. Inclusive, dançar pode exigir movimentos de diferentes grupos musculares, o que pode ajudar a fortalecer músculos que normalmente não são usados em outras formas de exercício.

  1. Melhora a saúde como um todo

Os benefícios da dança para a saúde agem no corpo como um todo. Tenha em mente, por exemplo, a saúde cardiovascular. Praticar a atividade pode melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o coração e reduzir o risco de doenças nesse sistema.

Já, para os ossos, dançar regularmente pode ajudar a aumentar a densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose. Se você faz ao ar livre e durante o dia, pode também se beneficiar com a vitamina D estimulada pelo sol.

  1. Ajuda a controlar o peso

Essa atividade física queima calorias, aumenta o metabolismo e motiva quem está em dieta. Todos esses elementos, cada um do seu jeito, ajudam quem está na busca por controlar o peso.

Saiba, porém, que a quantidade de calorias queimadas durante a dança depende do estilo de dança, da intensidade e da duração da atividade. O aumento do metabolismo, aliás, significa que mesmo em repouso, calorias continuam sendo queimadas.

Quais são os benefícios da dança para a mente?

A dança é capaz de influenciar no nosso humor e até mesmo na forma que vemos nós mesmos.

benefícios de dançar para o corpo

Em vista disso, esta é uma atividade que pode ter impacto na nossa vida de uma forma geral, trazendo muitas vantagens. As principais estão listadas abaixo:

  1. Melhora o humor

A dança ajuda a melhorar o humor por uma série de motivos. Primeiramente, ela libera endorfina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar. 

Além disso, ela ajuda no relaxamento, na conexão social, na expressão emocional e na diversão. Tudo isso ajuda a liberar sensações ruins, como a de solidão ou a de fracasso, e focar em coisas melhores.

  1. Estimula o cérebro

Você sabia que a dança pode dar mais coordenação motora, memória, capacidade de concentração e melhora até mesmo os diferentes sentidos, como visão, audição e tato? Pois é, tudo isso pela ação que ela tem no cérebro, estimulando variadas partes. Por isso, esta é uma ótima maneira de estímulo cognitivo. 

  1. Aumenta a confiança

Quando fazemos algo que nos sentimos bem e temos sucesso, nossa autoconfiança aumenta. Isso acontece também na dança. A partir do momento que dominamos novas habilidades, como a capacidade de dar novos movimentos e passos, temos um aumento na segurança e consequentemente na autoestima.

  1. Reduz o estresse

Assim como qualquer outra atividade física, a dança reduz o estresse e a ansiedade. Isso em função de alguns fatores, como reduzir os índices de cortisol, o chamado “hormônio do estresse”.

No entanto, não é só isso. Dançar pode ser uma forma de expressão emocional que ajuda a liberar emoções negativas e reduzir o estresse.

Essa atividade também permite fazer novas amizades, reduzir a tensão e retirar o foco dos problemas do trabalho e do dia a dia.A dança é uma atividade de lazer saudável e que traz bem-estar. Clique aqui e saiba como praticá-la com o nosso Benefício Danças!

Deixe um comentário