Expressando-se Através da Dança: Os Benefícios Físicos e Mentais da Prática
A dança é uma forma de expressão artística que une pessoas por meio do movimento, da música e da criatividade. Além de seu apelo estético, a dança oferece um amplo espectro de benefícios físicos e mentais que vão muito além do palco e da pista de dança.
Esta prática milenar não só fortalece o corpo, mas também nutre a mente, proporcionando uma maneira única de se conectar consigo mesmo e com os outros. Veja como praticar essa atividade física pode ser ideal para você!
A dança melhora a saúde cardiovascular e respiratória
A dança é uma forma de exercício aeróbico que envolve movimentos rítmicos e repetitivos. Esses movimentos, por sua vez, aumentam a frequência cardíaca e a respiração.
O resultado é que essa atividade contínua ajuda a fortalecer o coração, tornando-o mais eficiente em bombear sangue rico em oxigênio para todo o corpo. Ao mesmo tempo, isso também aumenta a capacidade pulmonar, permitindo que você respire mais profundamente e oxigene melhor o sangue.
Por isso, quem pratica regularmente, pode ter mais vantagens com essa atividade física. Ela ajuda a controlar a pressão arterial, a aumentar o colesterol bom (HDL), a reduzir o colesterol ruim (LDL), melhora a circulação e reduz o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.
Estimula o controle e a coordenação
Dançar exige que você tenha, cada vez mais, uma consciência corporal. Isto é, você se torna mais ciente de como seu corpo se move no espaço.
Seguindo essa linha, à medida que você se torna mais consciente de seu corpo, você pode executar movimentos com mais precisão e refinamento. Assim, você tem mais coordenação e controle sobre você mesmo.
Isso porque a dança envolve o uso de músculos específicos para executar movimentos precisos. E tudo isso, é claro, de forma sincronizada com a música. Então, conforme você aprimora suas habilidades, você aprende a controlar esses músculos de forma mais eficaz.
Dá mais flexibilidade
O ato de dançar envolve movimentos amplos e expressivos, que estendem os músculos e articulações em direções diferentes. Isso significa que você está aumentando a amplitude de movimento ao mesmo tempo em que promove um alongamento ativo.
Simultaneamente, você está trabalhando diversos grupos musculares. O resultado disso se combina ao anterior, ajudando a evitar desequilíbrios musculares que podem restringir a flexibilidade.
Ajuda no controle de peso
A dança é uma atividade física que pode queimar uma quantidade significativa de calorias, dependendo da intensidade e da duração da prática. Movimentos vigorosos e rápidos, como os encontrados em estilos de dança aeróbica, como zumba ou hip-hop, podem resultar em uma queima calórica substancial.
Então, quanto mais você dança e quanto mais intensa for a dança, mais calorias você queimará. Isso é o que mais contribui para a perda de peso ou a manutenção de um peso saudável.
Enquanto isso acontece, há, igualmente, o estímulo ao aumento da massa muscular magra. Em outras palavras, sua musculatura começa a consumir mais calorias do que gordura mesmo quando você não está dançando.
Reduz o estresse e a ansiedade
A atividade física, como a dança, desencadeia a liberação de endorfinas. Esses são neurotransmissores que promovem sentimentos de bem-estar e felicidade. O resultado prático é que pode aliviar os sintomas de depressão, estresse e ansiedade.
Se imagine dançando. Você não está só praticando um exercício. Está, também, liberando emoções e a tensão física e emocional. Isso é uma forma potente de lidar com o estresse e reduzir seus efeitos prejudiciais no corpo e na mente.
Inclusive, durante os passos, você está concentrado no movimento e na música, o que pode induzir um estado de mindfulness. Isso ajuda a afastar pensamentos negativos e preocupações.
Vale destacar, porém, que a atividade física não substitui de forma alguma o tratamento com profissionais. Portanto, continua sendo importante procurar orientação profissional, como de um psicólogo ou psiquiatra.
Promove a socialização
Muitas pessoas participam de aulas de dança em grupo, onde têm a oportunidade de conhecer e interagir com outras pessoas que compartilham interesses semelhantes. A atmosfera de grupo cria um ambiente acolhedor e convidativo para fazer novos amigos.
Em estilos de dança de salão, como salsa ou tango, os dançarinos frequentemente trocam de parceiro durante a aula ou a prática. Nesse caso, isso estimula a interação e a socialização, pois você tem a chance de dançar com várias pessoas.
A dança é uma maneira divertida e envolvente de conhecer novas pessoas, fazer amigos e criar laços com outros entusiastas da dança. Além disso, a dança transcende barreiras culturais e linguísticas, tornando-a uma forma universal de comunicação e conexão social.
Estimula a cognição
Praticar atividades de dança regularmente desafia e estimula a mente de várias maneiras. É uma forma de promover o exercício físico, o aprendizado, a criatividade, a coordenação e a interação social. E tudo isso impacta na cognição de forma positiva.
Tenha em mente, por exemplo, que é necessário manter o foco e a concentração na coreografia. Assim, essa habilidade de concentração pode se traduzir em melhorias na atenção e no foco em outras áreas da vida.
Da mesma forma ocorre com outras habilidades e características, como a criatividade. Esta é outra função cognitiva importante e pode ser estimulada por meio da dança.
Outros exemplos são a coordenação motora, a memória e o aprendizado e a tomada rápida de decisões.Quer saber mais sobre a dança e sobre como ela faz bem à saúde? Clique aqui e conheça alguns estilos de dança que fortalecem o corpo!