Começar a Correr Não é tão Desafiador Quanto Parece! Veja
Todo mundo quer usufruir das vantagens de correr, mas nem sempre estamos com tanta energia assim para começar a atividade física, não é mesmo? Isso é comum, uma vez que os benefícios, inclusive de bem-estar, acontecem somente após o exercício físico e não antes.
No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a ter mais vontade nesse processo. Você vai ver que correr não é tão desafiador e nem tão difícil quanto parece. Além disso, ao praticar exercícios, vai sentir como isso faz bem.
Comece aos poucos
Uma das principais dicas para quem deseja iniciar com atividades físicas é ir devagar no começo. Por certo, todos desejamos atingir um bom desempenho e alcançar distâncias expressivas em pouco tempo.
Porém, no início, saindo do sedentarismo, você não vai ter essa capacidade toda. E o que vai acontecer, caso force além do limite, é que irá ficar mal em vez de bem. Assim, não vai ter mais vontade de sair para correr e o primeiro dia de exercícios logo vai se tornar o último.
Portanto, relaxe um pouco os seus planos no começo. Ao invés de traçar objetivos muito ousados, tente apenas iniciar testando o seu corpo e vendo o que ele aguenta. Se quiser, pode até mesmo começar caminhando ou intercalando caminhadas e corridas para ganhar mais ritmo.
Conheça os diferentes tipos de corrida
Engana-se quem pensa que existe apenas um tipo de corrida. Na verdade, há vários, em diversas modalidades, de modo que é bem possível que tenha alguma delas que seja mais de sua preferência.
Entre as principais, estão a corrida cross country, a de montanha, a de pista, a de rua, a de revezamento e a trail run. Cada uma delas tem as suas próprias características, como ser em ambiente urbano, em trilhas, em montanhas, etc.
Você não precisa necessariamente optar por uma dessas. O ideal para quem está começando é ir do jeito mais tradicional. Então, após pegar ritmo e prática, veja se tem algum tipo de corrida que chama mais a sua atenção e te motiva mais a correr.
Pense nos benefícios que começar a correr traz
Uma das coisas que você precisa saber antes de correr é sobre as vantagens que esse exercício traz. Os pontos positivos estão relacionados às esferas física, mental e até mesmo social.
Com relação ao organismo, via de regra os benefícios são bem conhecidos. Eles ajudam a musculatura, sobretudo das pernas, além do sistema cardiovascular, do sistema respiratório e outros órgãos.
Já, no aspecto mental, é comprovado que a prática constante de atividade física é capaz de ajudar no tratamento contra doenças como depressão e ansiedade. Isso diz respeito ao estímulo à produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, algo que ocorre após o exercício.
No social, a corrida ajuda a fazer novos amigos com interesses similares. Existem alguns grupos de pessoas que correm juntas e que acabam criando um vínculo entre elas.
Estabeleça metas
Se as dicas até aqui não foram o suficiente, então saiba que ter algumas metas pode ser uma boa saída para ajudar a se motivar para começar a correr. Essas metas, porém, devem ser realistas, e não fora do que você é capaz de conseguir.
Ou seja, logo nos primeiros dias você não deve traçar muitos planos. Observe como o seu corpo reage ao exercício. Então, em seguida, com base nessa observação, comece a estipular quais índices deseja alcançar e em qual período de tempo.
Escolha o horário ideal na sua rotina
Sabe por que é impossível dizer que existe apenas um horário ideal para correr? Porque cada um de nós tem uma rotina diferente. Por isso, o horário perfeito para mim pode não ser aquele que mais se adapta ao seu dia a dia.
Se houver muita facilidade e flexibilidade de tempo, a maioria das pessoas costuma preferir pela manhã. Assim você pega um pouco de sol, aproveitando a vitamina D, e já ganha energia e dopamina para o seu dia.
Contudo, caso só seja possível à tarde ou à noite, não tem problema. Especialmente no período da noite, as maiores recomendações são mais voltadas à segurança. Prefira lugares com melhor iluminação e preste sempre atenção à sua volta.
Procure parceiros para correr com você
Ter parceiros que estejam dispostos a realizar uma atividade física com você é uma ótima ideia por dois motivos essenciais. O primeiro deles, é que isso pode ser algo que une ainda mais os dois.
A segunda razão se dá em função do compromisso que é firmado. Quando dependemos apenas de nós mesmos, a chance de postergar é maior. No entanto, quando prometemos a alguém que iremos juntos em tal dia e horário, há um sentimento de responsabilidade maior.
Na ASSIST, você encontra benefícios relacionados a corridas e caminhadas. Disponibilizamos a participação em eventos no estado do Rio de Janeiro. Clique aqui e venha conferir!