Qual a melhor hora do dia para correr?

Homem de manga longa e calça demonstrando que manhã é uma boa hora do dia para correr

Principalmente para quem está iniciando, algumas dicas podem ajudar a praticar exercícios físicos com maior facilidade e tranquilidade. Uma delas diz respeito à melhor hora do dia para correr, caminhar ou até mesmo andar de bicicleta.

O ideal é não deixar de praticar exercício. Por isso, mesmo que o turno perfeito não seja aquele que você pode, não é uma desculpa para o sedentarismo. Se você pode em mais de um horário, veja abaixo os pontos positivos e negativos de cada um!

Pontos positivos e negativos de correr pela manhã

Homem sem camisa, ouvindo música, correndo sob o sol no acostamento de estrada

Correr pela manhã é uma ótima ideia para quem está começando. Nesse caso, o mais indicado é ir em horários mais no começo do dia. Assim você não pega um sol muito forte e pode ir antes de iniciar sua rotina de trabalho ou estudos.

Inclusive, saiba que a prática de exercícios físicos, ao longo do tempo, dá mais energia para o corpo. Ou seja, correndo de manhã, a tendência é que você fique com mais ânimo e disposição para o dia a dia.

Além disso, há de se destacar o aspecto mental. Afinal, como bem se sabe, a atividade física estimula neurotransmissores capazes de melhorar o humor e gerar sensação de bem-estar.

No entanto, nem tudo é ponto positivo para correr pela manhã. Uma questão importante é sobre o horário. Assim como já mencionamos, prefira horários mais no início do dia, de preferência antes das 10h.

Outro aspecto relevante é sobre o ritmo. Pegue leve se não tiver tido uma boa noite de sono, porque pode acabar afetando o seu rendimento e te deixando mais cansado em vez de mais disposto.

Lembre-se também de que ao acordar estamos em jejum. Contudo, correr dessa forma não é indicado, da mesma forma que não é indicado correr de estômago cheio. Por isso, é essencial tomar café da manhã antes de ir, mas prefira uma refeição mais leve, sem exageros.

Pontos positivos e negativos de correr à tarde

A tarde também pode ser uma boa hora do dia para correr. Entretanto, esse turno tem algumas diferenças nos pontos positivos e negativos quando em comparação com a manhã.

Começando pelas vantagens de correr à tarde, uma delas é sobre a performance. Sim, porque geralmente a temperatura do corpo é mais elevada neste período. E isso, na prática, significa músculos mais aquecidos, o que leva a um melhor desempenho em práticas como de atletismo.

Com relação ao horário da tarde, há divergências nas vantagens. No começo desse período, ajuda a acabar com aquele soninho que pode dar depois do almoço. No fim da tarde, a tendência é de um rendimento melhor.

O horário, porém, também pode ser prejudicial. O sol forte e as temperaturas altas não são aliadas. Além disso, cuidado com a umidade do ar, que pode ser menor neste período. Ah, e claro, lembre-se de que não dá para correr de estômago cheio.

Algumas dicas podem amenizar essas desvantagens de correr à tarde. Preferir locais mais arborizados e com sombra, esperar pelo menos uma hora depois de almoçar para correr, manter-se muito bem hidratado e usar protetor solar com fator alto são algumas delas.

Pontos positivos e negativos de correr à noite

Homem correndo à noite demonstrando que esse é uma boa hora do dia para correr

Para quem prefere a noite como a melhor hora do dia para correr, há ótimos prós e alguns contras também. Para isso, avalie principalmente o local onde você deseja realizar as atividades físicas.

Uma das grandes vantagens é a temperatura, que é mais agradável. Além disso, você pode aliviar todo o estresse do dia a dia na atividade física.

Outro ponto importante é o impacto na qualidade do sono. Para a maioria das pessoas, correr à noite ajuda a melhorar esse aspecto, trazendo noites de maior descanso.

Os grandes problemas, porém, são relacionados a especificidades da noite. Uma delas é o fator do rendimento. Como é final do dia, após todas as atividades que ocorreram nele, é natural que o desempenho seja menor.

Ademais, algumas cidades têm problemas de iluminação e de segurança. Juntos, esses aspectos podem fazer muitas pessoas preferirem outros momentos do dia.

Qual é a melhor hora para correr?

Alguns estudos sugerem que a melhor hora do dia para correr seria pela manhã, perto das 9h, ou no final da tarde. Esses seriam os períodos de maior rendimento por conta de fatores hormonais e musculares.

Ainda assim, mesmo que você não possa em nenhum desses horários, não tem problema. O fundamental mesmo é realizar exercícios com frequência, independentemente do horário. Basta estar atento aos potenciais riscos de cada um para evitá-los, como mencionamos ao longo do texto.

A prática constante de exercícios físicos é essencial para quem deseja manter a sua saúde em dia. Isso é importante para o sistema cardiovascular, para o sistema respiratório, para a mente e muito mais.

Correndo com a ASSIST, você pode participar de diversos eventos de corridas e caminhadas no estado do Rio de Janeiro. Clique aqui e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *