Conheça Mitos e Verdades Sobre a Corrida antes de Praticá-la!

Conheça Mitos e Verdades Sobre a Corrida antes de Praticá-la!

Existem muitos mitos e verdades em torno da prática da corrida. É importante entender quais são eles para tirar o máximo proveito desse exercício e evitar possíveis danos à saúde.

Por um lado, a corrida é uma atividade física extremamente benéfica para a saúde. Por outro, existem muitos mitos sobre a corrida, como a ideia de que é necessário correr longas distâncias ou se exercitar por horas para obter benefícios significativos. Nessa publicação, vamos explicar alguns desses mitos e verdades!

Correr prejudica os joelhos

Mito.

Esse é um dos mitos mais falados sobre a corrida. Na verdade, ela não provoca artrite ou outros problemas no joelho. Para isso, porém, você deve correr da maneira certa, sem excesso de corrida e com a técnica correta.

mitos e verdades sobre a corrida

Além disso, realize sempre alongamentos antes e depois da corrida, a fim de melhorar a flexibilidade e prevenir lesões. Outra ação importante é ir a uma consulta médica para garantir que está tudo certo para começar a correr.

Correr melhora a circulação e a respiração

Verdade.

Com relação à circulação, o processo começa com o bombeamento do sangue. Quando você corre, seu coração bombeia mais sangue para os músculos e órgãos do corpo, aumentando a circulação sanguínea e ajudando a fornecer mais oxigênio para o corpo. 

Além disso, a corrida é uma atividade aeróbica que pode ajudar a melhorar a função pulmonar e a capacidade de respiração. A corrida realizada de forma regular permite ao corpo se adaptar e se tornar mais eficiente em transportar oxigênio para os músculos e órgãos do corpo, melhorando a circulação sanguínea. 

Ou seja, a corrida pode ajudar a aumentar a capacidade dos pulmões, permitindo que você respire mais profundamente e eficientemente. Tudo isso ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e a resistência física.

Para correr, tem que ser rápido

Mito.

Não é verdade que é necessário ser rápido para praticar corrida. Inclusive, para os iniciantes, o mais indicado é justamente começar aos poucos, até mesmo caminhar, se for o caso. Então, a prática é de ir aumentando aos poucos o ritmo e a distância percorrida.

Outro ponto importante é que existem diferentes tipos de corrida. Enquanto alguns requerem, a nível competitivo, uma maior velocidade, outros exigem que o corredor tenha uma resistência maior. 

Ah, e é claro, você não precisa treinar para correr a nível competitivo. O importante é sempre dar o seu melhor para ter os resultados que você deseja, seja na saúde ou na performance esportiva.

Correr ajuda a controlar o peso

Verdade.

Quem tem problemas para controlar o peso pode correr para ter um auxílio. Essa é uma atividade que reduz o risco de obesidade, acelera o metabolismo e diminui a gordura no corpo.

A obesidade é uma condição que é caracterizada quando existe gordura em excesso no corpo. Ela, então, pode estar associada a uma série de doenças, como enfermidades cardíacas e diabetes tipo 2, por exemplo.

Ao correr com regularidade, o corpo queima calorias em maior intensidade. Além disso, aumenta a taxa metabólica, o que significa que faz com que o corpo queime mais calorias também quando está em repouso, diminuindo a propensão a ganhar peso.

Correr melhora a qualidade do sono

Verdade.

A prática de atividades físicas regulares tende a ajudar a melhorar a duração e a qualidade do sono. De forma complementar, é algo que ajuda no combate a problemas para dormir, como no caso da insônia.

mitos e verdades sobre a corrida

Isso é resultado de diferentes benefícios que a corrida traz. Um deles é que ela ajuda a reduzir sintomas de estresse e de ansiedade, que geralmente levam a distúrbios do sono. Ademais, ela ajuda a regular o ritmo circadiano, traz uma sensação de relaxamento e alivia a tensão.

Correr melhora a saúde mental

Verdade.

Correr é uma atividade que está relacionada à melhora de sintomas de transtornos psiquiátricos. Inclusive, é recomendada como terapia auxiliar em uma série de tratamentos, como os transtornos de ansiedade ou depressão, por exemplo.

Isso é resultado de uma série de vantagens provenientes da corrida. Entre elas, estão o aumento da produção de endorfina e de dopamina, a redução da tensão muscular, a melhora da qualidade do sono e o aumento da autoestima.

Correr é uma atividade necessariamente individual

Mito.

Na verdade, correr é uma ótima forma de promover a socialização. Por isso, muitas pessoas começam a atividade física acompanhadas de um conhecido, o que ajuda a reforçar laços e, também, a dar uma sensação maior de compromisso e regularidade à corrida.

No entanto, mesmo que você não comece a correr com conhecidos, não significa que não possa fazer amizades. Existem grupos de corredores que praticam a atividade em conjunto. Isso ajuda a aumentar o círculo social com outros que tenham interesses similares aos seus.

Na ASSIST, facilitamos o acesso a corridas e caminhadas no estado do Rio de Janeiro. Saiba como clicando aqui!

Deixe um comentário