Coronavírus | COVID-19

Por Leonardo Costa

Atitudes positivas e novos hábitos podem ajudar na sua saúde física e mental.

Ninguém poderia imaginar que viveríamos um cenário como este, mas não é primeira vez. Em 1918, a pandemia da “Gripe Espanhola”, causada pelo influenzavírus ficou conhecida como a epidemia mais mortal da história da humanidade. Estima-se que a infecção alcançou um quarto da população mundial, aproximadamente 500 milhões de pessoas. E, nós sobrevivemos. A Covid-19 vai passar e nós iremos sobreviver, mas para isso acontecer é preciso se precaver, criar novos hábitos com ações positivas.

Covid-19
De acordo com o Ministério da Saúde, “Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias”. O seu novo agente, por ter sido descoberto em 2019, recebeu o nome Covid-19. Os sintomas mais comuns, identificados até o momento, são: Tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade de respirar. Algumas pessoas também podem ter diarreia e ainda perder olfato e paladar.

Isolamento Social
O isolamento social, alinhado com a higienização das mãos, é visto como a melhor estratégia para conter a contaminação pela covid-19. Além de nos protegermos com o isolamento, também protegemos os outros, pois algumas pessoas podem ser assintomáticas e transmiti-lo. Com o aparecimento de algum sintoma, é aconselhado o isolamento total de 14 dias, para que não sejamos um vetor de transmissão.

App Coronavírus-SUS
Com o objetivo de conscientização e orientação, o Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus-SUS. Nele, é possível acessar informações mais atualizadas sobre as unidades de saúde mais próximas, sintomas, prevenção e o que fazer em caso de suspeita e infecção. Além de notícias oficiais sobre a covid-19, ajudando a combater as fake news.

MANTENHA AS MÃOS LIMPAS
Esteja sempre com as mãos limpas antes de levá-las ao rosto, se alimentar ou utilizar as suas máscaras. Água e sabão, durante 20 segundos nas mãos, pode romper a barreira protetora de gordura do vírus e eliminá-lo. É preciso lavar, desde a ponta dos dedos até o pulso, passando pelas unhas, palma das mãos e entre os dedos. Caso esteja na rua, utilize o álcool em gel 70% para se higienizar.

CRIE ROTINAS
Com o trabalho em casa novos desafios aparecem, principalmente para quem não tem um espaço separado da família. Crie uma rotina diária e faça uma lista com todas as atividades e metas, não apenas do trabalho, mas de lazer, atividades física e desenvolvimento mental. Envolva todos os integrantes da família e inclua atividades que todos gostem. Aproveite para reforçar os laços familiares e criar memórias afetivas e boas lembranças com brincadeiras, jogos e outras atividades divertidas.

BEBA MAIS ÁGUA
Algumas pessoas já criaram o hábito de consumir mais água no ambiente de trabalho. Mas, podem deixar passar durante o Home Office. Coloque aquele copão ou garrafinha personalizada ao lado do seu equipamento de trabalho e toda vez que olhar para ela, beba um pouco. Se ficar enjoado de beber água, utilize alguns elementos para dar mais sabor como limão, morango, hortelã ou gengibre. Algumas combinações são detox e ajudam na saúde do corpo.

RESPIRE
Crie pausa durante as atividades diárias. A ansiedade nunca esteve tão presente na vida das pessoas como agora. Quando se sentir completamente fora do seu eixo, pare e respire. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Se aterre, prestando atenção no movimento da sua respiração e sinta o seu corpo se acalmar, com os batimentos cardíacos voltando ao normal. Dê uma pausa nos noticiários e respire coisas diferentes. Os exercícios de meditação são muito úteis neste momento.

ALIMENTE-SE MELHOR
Estar em casa é ter a oportunidade de obter uma alimentação mais saudável. Somos um país tropical com muitas opções de verduras, legumes e frutas. Não tenha medo de explorar a internet atrás de novas receitas, com menos gorduras e mais vitaminas. Faça o seu suco no momento que for beber e perceba que nem vai ser preciso utilizar tanto açúcar.

EXERCÍCIOS
Não deixe o sedentarismo ganhar. Continue praticando atividades físicas em casa. A ASSIST preparou uma agenda diária de lives com diversas atividades dos Benefícios MoviMente e Danças para você aproveitar. São aulas de Alongamento, Treino Funcional + GAP/Core, Aeroboxe + Abdominal, Pilates Solo, Dança Charme, Dança do Ventre e Samba no Pé. Uma ótima oportunidade para o seu dia a dia, participe!

FESTAS DIGITAIS
Não se esqueça das tecnologias que temos disponíveis. Se estiver triste ou se sentindo sozinho, precisando conversar, chame um amigo no “zap”. Faça uma chamada de vídeo e coloque a conversa em dia. Se aproprie de todos os atributos tecnológicos. Existem vários aplicativos para fazer aquele encontro virtual. Você pode organizar uma festa digital, aquele bate papo com petisco, bebidas e muita música. As oportunidades continuam, só mudaram os meios.

COMPRAS E PAGAMENTOS ON-LINE
Reveja os seus hábitos, opte em receber as suas contas por e-mail. Além de diminuir a utilização de papel no planeta e necessidade de entrega, não esqueça que você pode efetuar os seus pagamentos pelo aplicativo do seu banco. Que tal fazer um mapeamento de todos os comerciantes perto da sua casa, que estão trabalhando com o serviço de entrega? Se analisarmos melhor, são poucas as coisas que precisamos fazer nas ruas. Há pouco tempo, descobri que a peixaria do bairro faz entregas.

AJUDE OS VIZINHOS
Solidariedade e a autoconsciência de que vivemos em sociedade, onde a atitude de um afeta a vida de todos, são pontos em evidência durante a pandemia. Procure saber se algum vizinho precisa de ajuda como fazer pedidos, compras ou até mesmo instalar aplicativos. Muitas pessoas idosas têm dificuldades em aceitar e entender os processos de novos hábitos como a utilização de ferramentas digitais.

COMO SE PROTEGER
1) Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

2) Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

3) Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

4) Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

5) Evite abraços, beijos e apertos de mãos.

6) Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

7) Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

8) Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

9) Evite circulação desnecessária nas ruas.

10) Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas.

11) Utilize máscaras ao sair de casa.

MÁSCARAS
Use máscara sempre que sair de casa e quando receber algum entregador. Ao sair, leve uma máscara de reserva e utilize um saco plástico para guardá-la, quando for trocar. Pois cada máscara deve ser usada no máximo 2 horas. É indicado que cada pessoa tenha aproximadamente 5 máscaras pessoais. O Ministério da Saúde orienta que as máscaras cirúrgicas devem ser priorizadas aos profi ssionais da saúde. Então, porque não fazer a sua?

MATERIAIS NECESSÁRIOS
• Tesoura
• Dois elásticos de borracha ou de cabelo
• Tecido
Prefira tecido mais grosso, que fique confortável e bem ajustado no rosto.

CUIDADOS AO USAR A MÁSCARA
• A máscara é individual e não deve ser compartilhada.
• Lave as mãos com água e sabão, antes e depois de colocar ou higienize com álcool 70%, caso não seja possível lavar as mãos.
• Coloque, remova ou ajuste as máscara pelos elásticos ou amarrações.
• A máscara deve cobrir totalmente a boca e nariz.
• Não usar por mais de 2h, trocar se estiver úmida.
• Evite falar muito para não umedecer demais a máscara.
• Evite tocar a máscara durante o uso, se tocar higienize as suas mãos.

Deixe um comentário