Doe órgãos e salve vidas

Doe órgãos e salve vidas

Por Leonardo Costa e Michele Rios

A doação de órgãos é um gesto de generosidade que salva vidas. De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização de um transplante. Podem ser doados: rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, medula óssea, tecidos como a córnea, pele, ossos e válvulas cardíacas. Uma única pessoa pode ajudar muitas outras.

Segundo o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), “O Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde – SUS”. Ele é responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes do País.

Os órgãos doados são destinados a pacientes que precisam de um transplante e estão em uma lista de espera. Essa lista é única, organizada por estado ou região, e supervisionada pelo SNT. “É importante que a população se conscientize da importância do ato de doar órgãos ou tecidos”, reforça o SNT em seu site.

O Dia Nacional de Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro (Lei nº 11.584/2007) para conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Caso deseje ser um doador, é importante avisar a sua família que deseja ser um doador de órgãos. Converse com a sua família e salve vidas.

Quero ser doador de órgãos!

Clique aqui

Ouvidoria Geral do SUS – 136
Segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
Sábados, das 8h às 18h

Deixe um comentário