Sono e Saúde Mental: a importância do descanso adequado

Sono e Saúde Mental: a importância do descanso adequado

Em meio ao turbilhão das demandas cotidianas, muitas vezes subestimamos o poder de uma boa noite de sono. No entanto, a relação entre sono e saúde mental e emocional nos ensina que devemos valorizar onde e como repousamos. 

Como uma associação dedicada ao bem-estar dos servidores públicos e suas famílias, entendemos a importância de abordar questões cruciais, como o sono, que impactam diretamente a qualidade de vida. Neste texto, exploraremos a relação entre sono e saúde mental, oferecendo dicas práticas para promover um sono reparador e uma mente saudável. Acompanhe!

Existe relação entre sono e saúde mental?

Sono e saúde mental estão ligados por uma série de fatores. Para começar a pensar nisso, leve em conta que existem diversos processos que ocorrem enquanto estamos dormindo. E, se o cérebro não descansar, não vai conseguir se manter bem o suficiente durante o dia.

Dessa forma, por exemplo, acontece com nosso humor e com nossas emoções. A falta de noites bem dormidas pode levar a problemas nesse departamento. Em casos mais graves, afeta até a saúde mental, com o aparecimento de transtornos de ansiedade, depressão e estresse.

Ao mesmo tempo, a falta de sono adequado pode afetar negativamente o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental. Como falamos antes, o cérebro não estará bem o suficiente, o que pode gerar dificuldades de concentração, tomadas de decisão e até mesmo interações sociais e regulação emocional.

Em termos gerais, dormir bem é importante porque beneficia diversas áreas da nossa mente. Ele serve para consolidar a memória e o aprendizado, para regular alguns hormônios (inclusive relacionados ao humor), reduzir o risco de transtornos mentais, aumentar a produtividade no trabalho ou estudos, melhorar a resolução de problemas, entre outros.

Dicas para melhorar a qualidade do sono

Assim como você deve ter percebido, o sono é fundamental para manter uma boa qualidade de vida, certo? Mas, então, como melhorá-lo? Existem estratégias que podem se adequar ao seu dia a dia e ajudam bastante. Veja:

Sono e Saúde Mental
  1. Faça exercícios físicos regulares

A prática regular de exercícios físicos pode promover um sono mais reparador e profundo. Isso porque ele ajuda a reduzir a tensão muscular, liberar endorfinas e regular os padrões de sono. O ideal é evitar logo antes da hora de dormir.

Se você tem dificuldade para conseguir estabelecer uma rotina, procure estímulos. A ASSIST Disponibiliza o Benefício  corridas e caminhadas que faz bastante sucesso.

  1. Participe de atividades de lazer

Participar de atividades de lazer relaxantes antes de dormir pode preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono. Atividades como ler um livro, ouvir música suave, tomar um banho quente ou praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou alongamento podem facilitar a transição para um estado de sono mais tranquilo. Conheça as parcerias de lazer da ASSIST!

  1. Prepare o ambiente

Um ambiente confortável e propício pode melhorar significativamente a qualidade do sono. Por isso, arrume seu quarto de modo que ele fique aconchegante e livre de distrações visuais ou ruídos. Considere investir em um colchão e travesseiros confortáveis. Ah, e evite utilizar equipamentos eletrônicos na cama, como o celular.

  1. Alimente-se de forma equilibrada

Uma nutrição equilibrada e a hidratação adequada também são essenciais para quem quer dormir melhor. Nesse sentido, evite refeições pesadas e ricas em gordura antes de dormir. Em vez disso, opte por alimentos leves e saudáveis, os quais não irão gerar desconforto digestivo.

Como estabelecer uma rotina de sono saudável?

Ter uma rotina de sono consistente é fundamental para regular o relógio biológico e promover um sono de qualidade. Ou seja, manter horários regulares para ir para a cama e acordar todos os dias, mesmo nos fins de semana, ajuda.

Isso ocorre em especial porque sincroniza os ritmos circadianos do corpo. Em outras palavras, seu corpo aprende a associar certos comportamentos e horários com o sono, tornando mais fácil adormecer e acordar revigorado.

Um bom exemplo de como fazer isso é a chamada higiene do sono. Ela envolve práticas e comportamentos que promovem um sono saudável e reparador. O objetivo é justamente fazer com que o indivíduo consiga criar e estabelecer essa rotina que é tão importante.

Ela traz como regras alguns itens sobre os quais já falamos aqui. Isto é, hábitos como manter um ambiente de sono confortável e propício, evitar cafeína e álcool antes de dormir, limitar a exposição à luz azul de dispositivos eletrônicos e praticar técnicas de relaxamento. 

Para começar a introduzir para você, avance gradualmente. Isso porque mudanças abruptas podem ser piores e dificultam a adaptação. Mude cerca de 30 minutos para mais ou para menos até chegar no horário que você considera ideal.

Descubra como a ASSIST tem transformado a vida dos Servidores Públicos no Rio de Janeiro há mais de três décadas, disponibilizando 22 Benefícios Coletivos e Programas que contribuem para a sua saúde, bem-estar, lazer e muito mais. Aprenda a melhorar sua qualidade de vida conosco!

Deixe um comentário