Marcos e Desenvolvimento
Compreender e acompanhar garantem crescimento saudável.
Por Leonardo Costa
A infância é uma fase marcada por transformações rápidas e intensas no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Esses momentos, conhecidos como “marcos de desenvolvimento”, ocorrem de maneira periódica e são determinantes para a formação das habilidades futuras da criança. Compreender e acompanhar esses marcos é essencial para garantir que os estímulos oferecidos estejam alinhados com as necessidades da criança, contribuindo para um crescimento saudável.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os primeiros mil dias de vida — que incluem o período de gestação e os dois primeiros anos de idade — são cruciais para o desenvolvimento neurológico e emocional. Nessa fase, cerca de 80% das conexões cerebrais são estabelecidas, evidenciando a importância de uma intervenção adequada.
Definição
A SBP define os marcos de desenvolvimento como momentos em que a criança adquire novas habilidades de forma significativa, o que se aproxima da ideia de saltos de desenvolvimento. Esses marcos são acompanhados de uma série de mudanças
no comportamento, na cognição e nas habilidades motoras, típicas de períodos de crescimento rápido e transformação neurológica.
Aspectos-chave do desenvolvimento Infantil
Habilidades motoras: A criança passa por fases em que o controle dos músculos e a coordenação melhoram rapidamente, como quando aprende a segurar objetos, sentar ou engatinhar.
Desenvolvimento cognitivo: O cérebro da criança passa por períodos de maturação acelerada, o que permite maior capacidade de perceber o mundo ao redor, entender a permanência dos objetos e, mais tarde, o desenvolvimento da linguagem.
Habilidades sociais e emocionais: A criança começa a se conectar melhor com as pessoas ao seu redor, desenvolvendo laços afetivos, reconhecendo rostos familiares e, mais tarde, interagindo de forma intencional com gestos e palavras.
Mudanças e Apoio
A SBP orienta os pais a ficarem atentos aos marcos de desenvolvimento e aos sinais de progresso ou possíveis atrasos. Ela recomenda que os cuidadores proporcionem estímulos adequados em cada fase, como: Oferecer um ambiente seguro e interativo; Estimular o desenvolvimento motor com atividades adequadas à idade (como colocar a criança de barriga para baixo ou oferecer brinquedos que incentivem a exploração); Promover a interação verbal, o carinho e a troca de afeto para apoiar o desenvolvimento emocional e social.
Os marcos dos primeiros 2 anos de vida da criança
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
2 MESES
Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo; olha para o seu rosto; observa você quando você se move; emite outros sons diferentes de chorar; mantém a cabeça erguida quando está de bruços; abre a mão brevemente.
4 MESES
Sorri sozinho para chamar atenção; olha para você, se move ou faz sons para manter sua atenção; Faz sons quando você fala com ele; olha para as mãos com interesse; abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira. Segura brinquedo; traz a mão a boca.
6 MESES
Reconhece pessoa familiares; gosta de se olhar no espelho; dá risadas; coloca coisas na boca para explorá-las; fecha os lábios para mostrar que não quer mais; sopra saliva, coloca a língua para fora e sopra; faz barulhos agudos como “gritinhos”; Muda de barriga para cima para barriga para baixo.
9 MESES
Fica tímido perto de estranhos; mostra várias expressões faciais; olha quando chamado pelo nome; reage quando você sai; faz sons como “mamamama” e “babababa”; levanta os braços para ser pego; senta sozinho; procura objetos quando tirados de vista; bate duas coisas juntas; troca objetos de mão.
NO SEU RITMO
Apesar de haver um padrão geral de quando os marcos ocorrem, cada criança é única e pode passar por esses marcos de forma diferente. Comparar o desenvolvimento de uma criança com o de outras pode gerar ansiedade desnecessária. O mais importante é acompanhar o progresso individual da criança com o pediatra e estar atento às suas necessidades.
ATENÇÃO!
A Academia Americana de Pediatria recomenda que todas as crianças façam uma triagem de desenvolvimento e do autismo aos 2 anos de idade. Não se esqueça de abordar esse assunto durante as consultas com o pediatra.
AJUDE SEU FILHO
Os pais são considerados os primeiros professores de seus filhos e podem (e devem) ajudar no aprendizado e desenvolvimento cerebral. A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha conversar com professores e médicos em caso de dúvidas ou para obter mais ideias sobre como ajudar no desenvolvimento do seu filho. Não espere para procurar um pediatra se algum marco não acontecer ou se houver retrocesso no desenvolvimento, como a perda de alguma habilidade que ele já tinha.
12 MESES
Joga com você;
acena “adeus, “tchau”;
chama “mamã” ou “papá”;
entende “não”;
procura coisas que ele vê que você escondeu;
puxa pra cima pra ficar em pé;
caminha, segurando no móveis;
pega as coisas usando o polegar e o indicador.
15 MESES
Imita outras crianças enquanto brinca;
bate palmas quando animado;
mostra afeto
com abraços e beijos;
olha para um objeto familiar quando você o nomeia;
aponta para pedir algo ou para obter ajuda;
tenta usar coisas de maneira correta (telefone/copo/livro);
dá alguns passos por conta própria.
18 MESES
Aponta para mostrar algo interessante;
olha para algumas páginas em um livro com você;
copia você fazendo tarefas;
usa brinquedo de maneira simples como empurrar um carrinho;
caminha sozinho;
rabisca;
alimenta-se com os dedos;
sobe dentro e fora de um sofá ou cadeira sem ajuda.
02 ANOS
Nota quando os outros estão chateados ou magoados;
olha para o seu rosto para ver como reagir em uma situação;
usa mais gestos do que acenar e apontar;
segura algo em uma mão, enquanto usa a outra;
tenta usar botões e interruptores;
usa mais de um brinquedo ao mesmo tempo;
chuta bola, corre e sobe alguns
degraus sem ajuda.