Museu da República
Por Leonardo Costa
O complexo do Museu da República, localizado no Catete, inclui o Palácio do Catete e o jardim histórico. O Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, foi construído entre 1856 e 1867 pelo Barão de Nova Friburgo, comerciante e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto. Também conhecido como Palácio das Águias, o Palácio do Catete passou a abrigar o Museu da República em 15 de novembro de 1960.
O Palácio do Catete e o jardim histórico foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), protegendo assim seus traços paisagísticos. É um local ideal para organizar piqueniques em família. Mas atenção, não é permitido o acesso de animais de estimação.
A estrutura arquitetônica é deslumbrante, com seu hall de entrada, vitrais, diversos salões e até o quarto de Getúlio. O Palácio também recebe exposições temporárias e de longa duração, eventos culturais e detém um acervo de fotos, documentos, objetos, mobiliário e obras de arte dos séculos XIX e XX, como a obra “Pátria”, de Pedro Bruno (1919).