Segurança na residência

Por Geraldo Leite

Um ambiente que nos passa segurança, mas que pode proporcionar graves acidentes.

Você conhece a diferença entre incidente e acidente? Durante uma palestra em uma empresa fui pego de surpresa quando me perguntaram, o que seria um incidente. Ele queria saber com certeza qual a diferença entre um incidente e um acidente.

Um “incidente” pode ser conceituado como sendo um acontecimento não desejado ou não programado que venha diminuir a eficiência de uma empresa.

Do ponto de vista prevencionista, um “acidente” é todo evento não desejado que tenha como resultante uma lesão ou enfermidade a um colaborador. Ao serem adotadas as providências necessárias na prevenção e controlar os incidentes, estaremos protegendo a segurança física dos colaboradores, equipamentos e o meio ambiente.

A eliminação ou o controle de todos os incidentes deve ser a preocupação principal de todos que estiverem envolvidos na prevenção de acidentes, na empresa.

Entendido o significado acima, podemos dizer que é dessa forma que se administra a segurança de acidente nas empresas.

De que forma devemos administrar em nossa residência (LAR)?
Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças e idosos. Esses acidentes são os mais variados possíveis: ingestão de água sanitária ou outros produtos de limpeza, queimaduras, explosão de panelas de pressão e até acidentes ainda mais graves, como explosão de botijões de gás ou acidentes com armas de fogo. Esses acidentes são fáceis de serem evitados, basta tomar medidas simples e adotar cuidados básicos com os equipamentos e produtos de uso domésticos.

REMÉDIOS
Mantenha remédios fora do alcance das crianças. Caso haja acidentes com remédios levar a criança imediatamente ao médico com a embalagem do mesmo.

PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE
Guardar produtos de higiene e limpeza em locais altos, longe do alcance das crianças. Orientar sobre o perigo de manusear álcool ou removedores, mantendo-os longe do fogo. Em caso de acidentes desse tipo, com a ingestão ou contato com os olhos, busque informações nos rótulos.

COZINHA – CUIDADOS PARA COM AS CRIANÇAS
As panelas, no fogão devem ficar com o cabo para dentro, isso evita que crianças pequenas puxem os cabos e o líquido quente caia sobre elas causando graves queimaduras. Facas e material cortante devem ser sempre bem guardados Panelas de pressão devem:

• Ter o pino limpo regularmente para que não entupa, provocando explosão.

• Ter a borracha sempre em bom estado, trocando-a quando perceber ressecamento.

A PREVENÇÃO DE ACIDENTE COM ELETRICIDADE:

Cuidados Básicos
• Vários aparelhos elétricos na mesma tomada (benjamin). Isso é falta de prevenção.

• Fios energizados não podem ficar embaixo de tapetes. Podem causar princípio de incêndio.

• Lâmpadas só podem ser trocadas com o interruptor desligado, na troca, não devemos tocar na parte metálica.

• Só ligue aparelhos elétricos com as mãos e pés bem secos. A umidade conduz eletricidade.

• Quando desligar os aparelhos das tomadas, puxe firme pelo plugue e nunca pelo fio.

• As emendas de fios devem ser protegidas com fitas isolantes próprias. Não use fita durex, esparadrapo, fita crepe…

• Conserto da instalação elétrica? Chame um profissional habilitado.

No Banheiro
• Nunca mude a posição das chaves “verão/inverno” ou “liga/desliga” com o chuveiro em funcionamento.

• Não use e nem coloque aparelhos elétricos em lugares molhados.

CRIANÇA E ELETRICIDADE
Os disjuntores da entrada de energia, que protegem o circuito, devem ser de boa qualidade. Tomadas devem estar em bom estado e, se houver criança pequena em casa, devem ser tampadas. Orientar seu filho a não empinar “pipa” próximo as redes de energia elétrica.

PREVENINDO INCÊNDIOS
FERRO DE PASSAR
O ferro de passar roupas deve ser desligado sempre que precisar se ausentar, para: atender a porta, telefone ou as crianças.

GÁS DE COZINHA
Sempre que possível o botijão deve ficar na parte externa da casa Ao trocar o botijão, teste se não

existe vazamentos. Para isso utilize espuma de sabão ou detergente. NUNCA teste com fogo.

EVITANDO QUEDAS
Apartamento ou sobrado com criança, deve possuir nas janelas e varandas telas ou grades protetoras.

QUEDAS
• Com o avanço da idade verifica-se uma diminuição da capacidade de ver e ouvir, dificuldades de locomoção, tonturas, dores nas articulações. A maioria das lesões traumáticas em idosos acontece por causa de quedas dentro de casa.

• As quedas são os acidentes mais comuns. A causa é simples: a maioria dos banheiros tem piso escorregadio, que frequentemente se encontra úmido. Muitas quedas, e até afogamentos, são registrados em banheiras.

• O uso de tapetes de borracha ou tiras antiderrapantes no fundo das banheiras ou sobre o piso do boxe dos chuveiros evita acidentes.

• Não deixe sabonetes e vidros de xampu jogados no piso ou na banheira.

• Utilizar corrimão em todas as escadas; fita antiderrapante na beirada de cada degrau da escada; grade de proteção no alto da escada se houver crianças em casa;

• Pouca iluminação

• Não deixe tapetes soltos nas escadas.

• Acostume seus filhos a não deixar brinquedos espalhados pela casa. Se o espaço é pouco, delimite uma área para os brinquedos.

• Em nosso LAR existem vários fatores que devemos nos preocupar, de forma preventiva, a fim de não sermos pegos de surpresa.

Deixe um comentário