Tiradentes – MG

Por Leonardo Costa

Berço da inconfidência mineira pode ser o destino perfeito para quem curte uma boa refeição, frio e aventuras na natureza.

Tiradentes integra a rota turística das cidades históricas de Minas Gerais. O município é reconhecido como um lugar atrativo para os mais diversos púbicos, com atrações que variam entre passeios culturais, eventos gastronômicos, trilhas, artesanatos e outras aventuras ecológicas. É possível viver história e cultura em cada cantinho desta cidade.

História

O nome da cidade é uma homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Ele foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, lutando pela independência do Brasil. Em 1792, o dentista e ativista político foi julgado e condenado a morte, sendo enforcado do dia 21 de abril. Hoje, esta data é comemorada como Dia de Tiradentes, fazendo alusão a sua morte e reconhecimento na história nacional, como o herói da Inconfidência Mineira.

Como chegar

Povoada em 1702, a cidade está localizada na região Central de Minas Gerais. São 335 Km do Rio de Janeiro e tem um trajeto muito tranquilo para fazer em aproximadamente 4h30 de carro. Basta pegar a BR-040 até Barbacena. A partir deste ponto, seguir a BR-265 até chegar Tiradentes. Não esqueça de se programar para os 3 pedágios no caminho e a ausência de posto com GNV.
Para quem optar em viajar de ônibus, algumas empresas oferecem passagens do Rio de Janeiro para São João Del Rey, com uma média de 5h30 de viagem. Chegando em São João Del Rey, é necessário pegar mais um transporte para Tiradentes, ônibus, van ou trem à vapor. Mas, atenção, a Maria Fumaça poderá estar com as passagens esgotadas, por ser uma das principais atrações turística da região.

Quando visitar

Inverno: O lugar é muito procurando para quem gosta se curtir o frio da estação, as madrugadas podem chegar a abaixo de 5° C. Passear pelas ruas históricas a noite, com uma iluminação peculiar e aproveitar a gastronomia no Largo das Forras, com a sua praça e os ambientes decorados com fogareiros para aquecer o ambiente.
Primavera: Com temperaturas mais elevadas, ela é considerada como início da baixa temporada, tendo maior movimento durante o tradicional Festival Cultural & Gastronomia de Tiradentes, geralmente, na segunda quinzena de setembro.
Verão: Com temperaturas elevadas, e grandes possibilidades de chuvas, o período é indicado para quem gostar de calor, para fazer as trilhas e passeios ecológicos para os rios e cachoeiras da região. É possível contratar passeios guiados para se aventurar.

Centro Histórico

É considerado como a grande atração da Cidade, com as suas ruas de pedras e o seu conjunto arquitetônico tombado, com construções que datam da primeira metade do século XVIII, incluindo casas e igrejas. Dependendo do trajeto, você poderá encontrar algumas ladeiras, mas nada desconfortável de se caminhar.
Uma boa pedida é contratar um passeio guiado que irá apresentar os principais locais da Cidade, contando a sua história e as principais curiosidades. O Passeio pode durar aproximadamente 3 horas, mas isso vai depender muito do ritmo do grupo. Dependendo do passeio, é possível conhecer até uma mina de ouro.

Alguns lugares no Centro Histórico

  • Largo das Forras
  • Largo do Sol
  • Estátua de Tiradentes
  • Museu Padre Toledo
  • Igreja Matriz de Santo Antônio
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  • Chafariz de São José
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês

Charrete ou jardineira

Há quem prefira dar uma volta no tradicional passeio de charrete ou jardineira, para conhecer o Centro Histórico. Coloridas e puxadas por cavalos, as charretes ficam no Largo das Forras. Durante o passeio o condutor conta curiosidades sobre os locais. Já a Jardineira Chevrolet de 1935, faz passeios noturnos que duram 2 horas e proporciona uma imersão na história.

Casa Torta

Além do artesanato, ela é a atração mais divertida do povoado de Bichinho. De arquitetura peculiar, ela foi construída para proporcionar momento de diversão para toda a família. A fachada é dinâmica e colorida, temos a impressão que a casa está toda torta. Um local maravilhoso para divertir os olhos e despertar a criança interior. para conhecer o seu roteiro de atividades e cenários, no interior da casa. Com ingressos individuais, as visitas são feitas em sessões de 1h e podem ser reservadas no site www.casatorta.com.br

Maria Fumaça e São João Del Rey

Um dos passeios imperdíveis de Tiradentes é o trajeto feito pela Maria Fumaça até São João Del Rey. Uma viagem histórica de 12 km que você pode comtemplar a diversidade das belezas naturais da região e algumas arquiteturas do século XIX. A partida acontece da estação de trem Tiradentes com todo o espetáculo da locomotiva à vapor.
Dica: Com antecedência, pois o passeio é muito requisitado, feche um pacote com os agentes turísticos, incluindo ida de trem, passeio turísticos em São João Del Rey e retorno para Tiradentes. Pois, o grande intervalo entre os ônibus ocasiona preços exorbitantes de transporte privado para voltar a Tiradentes.

Off Road

Se para você, a diversão começa quando o asfalto termina, os passeios off road de quadriciclo ou motocicletas são perfeitos para trazer aquela sensação de liberdade com bastante adrenalina. As estradas de terra, com bastante poeira, conduzem para uma experiência única, em que você irá apreciar a grandeza das paisagens naturais mais de perto e os povoados da região, como Bichinho.

Ciclismo

Um roteiro muito escolhido pelos adeptos ao passeio de bicicleta é da Estrada da Caixa D’água. Com 18 km de extensão, é considerada como um trajeto de nível baixo de dificuldade, com duração aproximada de 3 horas. Sem fazer esforço, os visitantes podem conhecer as margens do lendário Rio das Mortes, a vista da Serra de São José, algumas fazendas, alambiques e restaurantes.

A Cavalo

Outro roteiro muito comum na região é o passeio a cavalo. São cavalgadas ecológicas que podem te levar para conhecer o alto da serra, alambiques e cachoeiras. O passeio também está disponível á noite para um passeio romântico ou apenas comtemplar o luar e o céu estrelado. Os cavalos são treinados por guias experientes, possibilitando a participação de qualquer pessoa que não tenha experiência com cavalos.

À noite

Apesar do frio, durante o inverno, a badalação de Tiradentes esquenta os visitantes. O lugar mais movimentado é o Largo das Forras, no Centro Histórico. A referência dos passeios de charretes dão lugar ao charmoso pólo gastronômico. Uma delícia de lugar para encontrar os melhores vinhos, drinks, petiscos e comidas da região para celebrar com a família e amigos.

Artesanatos

Além da história, Tiradentes é riquíssima em ateliers de artistas impressionantes. Tanto no Centro Histórico como no Vilarejo do Bichinho é possível encontrar artesanatos em tecido, madeira e ferro, com artefatos únicos que caracterizam a cultura da região. Peças esculpidas em pedra sabão, madeira e vidro impressionam. É uma verdadeira galeria de arte.

Cultura e Gastronomia

Anualmente, a Cidade organiza o tradicional Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes. A 24ª edição deve acontecer entre 18 e 24 de setembro de 2021. Em especial, neste ano, o Festival reuni produtores, chefs locais e cozinheiros de renome internacional para contribuir com a recuperação econômica e social de Tiradentes e região. Tudo com muita música, artes cênicas, mercearias com produtos orgânicos e, claro, pratos locais como linguiça da roça, lasanha de costela, bochecha de porco ao molho de vinho e mito mais.

Deixe um comentário